Todas as pessoas que trabalham na área sabem que a educação é um dos principais caminhos para se mudar a realidade individual e coletiva de um país.
Para que isso seja possível, é muito importante que os gestores das escolas façam um bom trabalho. Afinal, a experiência no ambiente escolar deve ir muito além da matéria passada em sala de aula para os estudantes.
Pensando nisso, a gestão escolar é uma maneira de planejar toda a escola, em busca de aprimorar o conhecimento oferecido, além de gerir de maneira responsável e técnica um ambiente tão importante para o aluno e comunidade em geral.
Com tudo isso em mente, elaboramos este artigo para ajudar você a entender melhor o que é gestão escolar e, a partir de então, desenvolvê-la de modo eficiente e que contemple a missão de sua escola.
O que é gestão escolar?
A gestão escolar consiste, basicamente, em uma organização interna da escola.
Seu objetivo é, por meio de métodos discutidos pela equipe pedagógica, administrar a escola, além de aprimorar e desenvolver questões técnicas.
A principal atividade desenvolvida pela gestão escolar é a busca pela melhoria do ensino oferecido pela escola, levando em consideração a qualidade do ensino dos professores, além da administração das questões burocráticas para o bom funcionamento da instituição.
É importante mencionar que a gestão escolar deve seguir os parâmetros curriculares exigidos pelo BNCC – Base Nacional Comum Curricular, além das diretrizes estipuladas pelo estado e município aos quais a escola pertence.
É necessário, portanto, que seja feito um plano de gestão escolar e espera-se com isso:
- minimizar a prevenir evasão escolar;
- resolver e gerir questões relacionadas à administração financeira;
- motivar a equipe de docentes ao longo do ano letivo;
- aprimorar de maneira efetiva e mensurável o nível do ensino oferecido pela escola;
- gerir questões relacionadas ao desempenho dos alunos em simulados internos, bem como no Enem e demais vestibulares;
- estabelecer uma comunicação fluida entre alunos, pais ou responsáveis e escola;
- engajamento efetivo de pais e alunos à escola.
Para que seja possível desenvolver um plano de gestão escolar é necessário uma equipe pedagógica disposta a observar o funcionamento da escola e a propor soluções viáveis para os problemas, além de inovar e sempre buscar aperfeiçoar o ensino.
Dentro da equipe pedagógica há uma figura central, que recebe o nome de gestor escolar. É ele quem irá direcionar o planejamento escolar e pautar as principais atitudes em relação à gestão.
Qual é a diferença entre gestão educacional e gestão escolar?
A gestão escolar está muito relacionada às questões administrativas e técnicas da escola. Por isso, o gestor escolar deverá atentar-se para questões financeiras, evasão escolar, além de motivação de professores, entre outras funções, como exposto anteriormente.
É evidente que o plano de gestão deve, também, estar atrelado à missão da escola e, logo, à gestão educacional.
A gestão educacional é feita pelo coordenador pedagógico e tem a ver com o objetivo fim da escola, ou seja, formar alunos, levando em consideração as áreas do conhecimento, além da preparação para o Enem e demais vestibulares.
Esta gestão tem uma relação muito mais íntima com a preparação dos professores para o ano letivo, dos projetos interdisciplinares que integrarão a escola, além de elaboração de um calendário escolar em comunhão com os docentes.
Sintetizando: a grande diferença entre as gestões educacional e escolar é que uma cuida mais especificamente da parte da formação educacional e curricular do aluno, enquanto a outra se refere à gestão administrativa e financeira da escola.
Quais são os pilares da gestão escolar?
Agora que você já sabe o que é gestão escolar e quais são os seus objetivos, é fundamental levar em consideração os pilares que sustentam essa gestão e que permitem que ela seja efetiva, transmitindo à sociedade em geral a personalidade e a missão da escola.
Confira 4 dos pilares que compõem a gestão escolar:
1. Gestão pedagógica
Esta gestão está estritamente ligada à gestão educacional, uma vez que seu objetivo é propor ações que estabeleçam o desenvolvimento e aprimoramento do objetivo fim da escola: preparar os docentes para o Enem e vestibulares, além de participar ativamente da construção de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
Este pilar é importantíssimo para a constituição de um plano de gestão escolar consistente, uma vez que lida com o currículo escolar, além de estabelecer e averiguar a qualidade do ensino e como ele deverá ser passado ao aluno.
Neste caso, a equipe pedagógica e a equipe de docentes deverá estabelecer um contato íntimo entre si e com os alunos, objetivando criar um bom calendário anual, com projetos interdisciplinares interessantes.
Além disso, a gestão pedagógica deverá pensar sobre as questões voltadas às diretrizes estabelecidas pela BNCC e LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), sem esquecer, é claro, de transmitir à sociedade a personalidade da escola.
Tudo isso, com o objetivo de melhorar o conhecimento transmitido da escola para o aluno, além de criar um ambiente motivacional e estimulante para os profissionais da educação.
2. Gestão Administrativa
A gestão administrativa tem a ver com o oferecimento e a manutenção dos recursos disponibilizados pela escola para que os professores façam um bom trabalho.
O ambiente escolar precisa ser um espaço organizado, limpo e adequado para a construção do conhecimento. A gestão administrativa existe, justamente, para fazer com que tudo isso aconteça, garantindo o bom funcionamento da máquina educacional.
A organização, necessidade de compra e manutenção dos recursos físicos e materiais será feito aqui dentro. Importante mencionar que o correto uso destes recursos será monitorado de perto pela gestão administrativa
Além disso, o gestor administrativo deverá manter o inventário de bens da escola sempre atualizado.
Outra função importante a ser gerida aqui diz respeito a conhecer e fazer com a escola siga as leis e diretrizes internas e externas.
3. Gestão Financeira
Como o próprio nome sugere, esta gestão é responsável pelas questões financeiras da escola.
É importante mencionar que esta gestão está bastante relacionada às escolas particulares, o que não significa que as escolas públicas estão isentas de desenvolver gestão financeira de qualidade. Afinal, os recursos públicos também devem ser monitorados e aplicados corretamente.
Bom, neste campo da gestão, o responsável ficará a cargo de:
- fazer balanços;
- analisar as inadimplências;
- observar e organizar a entrada e saída de recursos financeiros;
- definir orçamentos por um determinado período de tempo;
- prestar contas e dar retorno sobre os gastos da escola.
É muito importante que a gestão financeira ande lado a lado com a gestão administrativa, para que juntas consigam fazer com que a escola se mantenha saudável.
4. Gestão de recursos humanos
A gestão de recursos humanos tem o objetivo de manter o quadro de professores da escola motivado e engajado na educação e nos projetos educacionais da instituição.
Para isso, os gestores que cuidam dessa área devem estabelecer um diálogo saudável com a equipe de professores, para que seja possível engajá-los de maneira efetiva no ensino.
É muito importante que o gestor de recursos humanos saiba distribuir as tarefas, além de apontar as falhas e propor soluções, sem que pareça autoritário.
Além de saber fazer críticas, é necessário saber tecer elogios quando os funcionários fizerem algo que acrescente à escola.
Estabelecer e manter um ambiente sadio e de comunicação é realmente válido para o que os professores e demais funcionários da escola sintam-se felizes e seguros para darem o melhor de si.
O que é necessário para uma boa gestão escolar?
Para uma boa gestão escolar, é necessário que exista uma equipe pedagógica entrosada, com vontade de melhorar a educação de maneira geral e fazer com que a escola esteja em constante evolução, a fim de proporcionar sempre excelência em ensino aos seus alunos.
Para isso, é necessário planejamento. E para que o planejamento funcione, é muito importante que alguns passos sejam seguidos. Confira:
1. Estabeleça metas mensuráveis
Procure desenvolver tarefas mensuráveis. Elas são mais fáceis de ser geridas e comparadas ano a ano, o que facilita o aprimoramento do ensino.
2. Elabore metas objetivas
Fuja de tarefas subjetivas. Procure estabelecer metas concretas, elas são mais fáceis de serem cumpridas.
3. Desenvolva tarefas com prazo determinado
Estabeleça prazos para as suas tarefas, isso otimiza o tempo de todos os funcionários, o que ajuda na efetividade das metas.
4. Mantenha um diálogo saudável com a equipe docente
Estabelecer e manter uma comunicação com a equipe de professores é muito importante para que a gestão escolar seja desenvolvida e que todas as partes que fazem parte da escola estejam ligadas, em busca de desenvolvimento e aprimoramento.
5. Monitore o plano de gestão escolar de perto
É importante que você monitore de perto o que foi planejado, para saber o que tem funcionado e o que precisa ser alterado. É essencial, também, que você mantenha esse planejamento aberto, para que, se necessário, faça as alterações necessárias.
Seguindo esses passos, será possível criar um planejamento que condiz com o perfil da escola e colabora para o desenvolvimento dos alunos que se propõe a formar.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha te ajudado a entender o que é gestão escolar. É interessante pontuar que esse gerenciamento possui uma relação direta com o planejamento escolar. Que tal, então, ler nosso artigo sobre como fazer um planejamento escolar aqui?