Uma das mais importantes épocas para a escola é o período de campanha de matrícula escolar. Investir em campanhas é fundamental para angariar novos alunos e evitar que os já matriculados saiam de sua escola.
Com tantas escolas no mercado, nem sempre é fácil pensar em estratégias realmente efetivas que façam de sua campanha de matrículas um evento de sucesso e que rendam bons frutos à sua instituição.
E foi pensando nisso que elaboramos este artigo para você. Nele você encontra 7 dicas práticas que vão mostrar aos pais e alunos que a sua escola é a melhor alternativa . Assim, você vai garantir sucesso à campanha de matrícula escolar de sua instituição. Quer conferir este conteúdo? Então, continue lendo!
1. Mostre aos pais e estudantes por quê devem escolher sua instituição
A campanha de matrículas é uma etapa importantíssima para a sua escola e, sabendo disso, você deve fazer o possível para mostrar aos pais, responsáveis e estudantes por quê devem escolher sua instituição em detrimento de outras.
Uma dica interessante é mostrar que o Projeto Político Pedagógico de sua instituição está em comunhão com as mudanças provocadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
É interessante também apresentar algumas das práticas pedagógicas que os professores de sua escola utilizam para chamar a atenção dos estudantes.
O que indicamos, inclusive, é a adoção de metodologias ativas que favorecem o protagonismo dos estudantes, o que está em conformidade com o que exige a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica
Lembrando que Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Todos esses pontos precisam ser expostos aos pais e também aos estudantes, para que eles consigam enxergar que o planejamento escolar de sua instituição é baseado nas diretrizes da BNCC e que mais que números, os estudantes de sua escola são tratados com individualidade.
Sendo assim, os responsáveis perceberão que a missão final de sua instituição de ensino é formar estudantes capazes de serem aprovados nos melhores cursos e universidades e de lidarem com a diversidade e questões sociais.
2. Aposte em imagens e banners em sua campanha de matrícula escolar
Nossa segunda dica de como ser destaque e realizar uma campanha de matrícula escolar realmente produtiva é: aposte em imagens e banners.
A linguagem não verbal também é um artifício que cativa a atenção dos estudantes, pais e responsáveis.
Muitas vezes uma atitude vale mais que falar demais e explanar muito. A imagem também pode ser uma maneira de descontração, mas sem deixar de passar a missão de sua escola.
3. Invista em marketing digital e exponha sua escola nas redes sociais
Outra alternativa muitíssimo viável para que sua campanha de matrícula escolar seja realmente efetiva é investir em marketing digital, expondo os feitos dos estudantes e o resultado de sua escola em redes sociais.
Estamos vivendo em uma era digital e os estudantes querem se identificar com a escola que estudam.
Por isso, invista em criar um blog para sua escola e produza conteúdos pertinentes, como dicas de estudo que estimulem os alunos a ficarem online e a verem a sua instituição como uma escola moderna e digital, que usa a tecnologia a seu favor.
O Ensino Híbrido tem se mostrado, cada vez mais, como uma maneira moderna e funcional de utilizar o melhor do ensino presencial e das ferramentas tecnológicas, aumentando o desempenho escolar dos alunos.
Adotar o marketing digital é passar a mensagem aos responsáveis de que sua escola não está parada no tempo e que acredita sim que o ensino híbrido é uma alternativa viável.
4. Desburocratize a rematrícula
A rematrícula, às vezes, é um processo burocrático e lento. O ideal é que você desburocratize, ou seja, facilite a rematrícula dos estudantes.
Facilitando esse caminho para os pais, oferecendo oportunidades para que eles enviem os documentos por meios digitais, por exemplo, você pode otimizar a vida dos responsáveis, que, certamente, adorarão não ver essa etapa como um “problema”.
5. Trabalhe para evitar que os alunos saiam de sua escola
Outro ponto fundamental para uma campanha de matrícula escolar de sucesso é o trabalho constante para evitar que os estudantes mudem de escola.
E como fazer isso, afinal?
Bom, manter alunos em sua instituição significa olhar para as individualidades dos estudantes, conhecer bem o que os alunos do século XXI desejam em uma escola.
E aqui entra novamente a adoção de metodologias ativas, que favoreçam o protagonismo dos alunos. Os estudantes precisam se sentir importantes e ativos em seu processo de ensino-aprendizagem.
Para isso, indicamos que você e os professores de sua instituição pensem em adotar metodologias atuais, como:
- seminários;
- sala de aula invertida;
- trabalhos em grupo.
Outra dica interessante e que favorece a não saída dos alunos para outras instituições é o investimento em aulas que os ajudem a se portar no mercado de trabalho, como, por exemplo, o ensino de competências socioemocionais, como as seguintes:
- autogestão;
- autoconsciência;
- consciência social;
- habilidades de relacionamento;
- tomada de decisão responsável.
Cada vez mais aumenta uma demanda por profissionais que saibam lidar com o outro, por isso, é fundamental que a sua escola esteja consciente disso e que trabalhe para formar cidadãos melhores.
6. Conheça a realidade dos pais e fidelize-os
A nossa sexta dica para que sua campanha de matrícula escolar seja realmente efetiva é: conheça a realidade dos pais e fidelize-os.
Essa dica está muito vinculada à rematrícula. Você pode até achar que não, mas evitar que os alunos cancelem a matrícula também é essencial para ter sucesso em sua campanha de matrícula escolar.
Bom, fidelizar os pais e responsáveis passa primeiro por conhecer a realidade de cada um e, sempre que possível, mostrar a eles quais as atitudes a sua escola está tomando para oferecer uma boa formação aos seus filhos.
Empenhe-se em estreitar a relação entre pais e escola. Faça com que os responsáveis se aproximem da realidade da escola e do desenvolvimento de seus filhos, isso favorecerá a sua escola e os estudantes também.
7. Faça reuniões regulares para mostrar aos pais e responsáveis que sua escola trabalha em prol do desempenho escolar
Por fim, como sétima dica de como ter uma campanha de matrícula escolar de sucesso trouxemos a dica: faça reuniões regulares para mostrar aos pais e responsáveis que sua escola trabalha em prol do desempenho escolar.
Essa dica está claramente vinculada à fidelização dos pais, mas também funciona para responsáveis que ainda não matricularam seus filhos em sua escola.
E como mostrar que a minha escola trabalha em prol do desempenho escolar?
O ideal é apresentar o planejamento escolar que os coordenadores de sua instituição fazem no início dos semestres, as práticas pedagógicas que os professores adotam, o método avaliativo utilizado, além é, claro, dos resultado obtidos por sua escola no último semestre ou ano letivo.
Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas para organizar uma campanha de matrícula escolar e que, seguindo-as, você alcance muito sucesso em sua instituição de ensino. Aproveite para ler nosso artigo sobre instrumentos de avaliação escolar e vincular a avaliação a um ensino moderno e ativo para os estudantes!