Você sabia que, só no Brasil, 67% das pessoas utilizam alguma plataforma de redes sociais? O país aparece em primeiro lugar na lista de países latino-americanos que mais acessam essas plataformas. Por isso, é importante falar sobre redes sociais para escolas.
Com a popularização dos recursos tecnológicos, muitas empresas decidiram investir em marketing digital para divulgar produtos e serviços. Além das empresas, diversas organizações de ensino foram por esse caminho, que proporciona maior divulgação da instituição e alto nível de relacionamento com alunos, pais e responsáveis.
Quer entender por que investir em redes sociais para escolas e conhecer algumas ações que podem ser desenvolvidas pela sua equipe de marketing? Continue a leitura até o final! Você ainda vai descobrir todos os benefícios proporcionados pelo uso dessas plataformas.
Por que investir em redes sociais para escolas?
Como mencionamos, o marketing digital contribui para a divulgação de produtos e serviços. Isso porque a internet oferece uma série de possibilidades em relação às ações digitais que são desenvolvidas pelas marcas.
O fato apresentado acima, por si só, já é uma grande vantagem do marketing digital, considerando que todas as marcas buscam reconhecimento. Nada melhor do que uma boa campanha de marketing para isso, certo? É exatamente aqui que as redes sociais aparecem como grandes aliadas das organizações de ensino.
Além de promover escolas, as redes sociais ajudam a construir um bom relacionamento com alunos, pais e responsáveis. Por meio dessas plataformas, é possível compartilhar conteúdos educativos e informações que comprovem a qualidade da instituição.
Quais os benefícios das redes sociais para escolas?
Agora que você já conhece duas grandes vantagens de investir em redes sociais, está na hora de falar sobre os principais benefícios alcançados por uma escola que investe em divulgação e relacionamento. Confira abaixo:
Captação de alunos
Um dos maiores benefícios das redes sociais para escolas é, sem dúvidas, a captação de alunos. Esse resultado é alcançado como consequência de ações elaboradas para dois públicos específicos (alunos e pais/responsáveis).
Ao apostar no uso das redes sociais, a sua escola encontra uma ótima oportunidade para se comunicar com os dois públicos destacados acima. Aqui, vale ressaltar que é preciso entender como se comunicar com cada público e em quais plataformas eles se encontram.
Essa comunicação facilita muito a divulgação da instituição, porque abre caminho para alunos, pais e responsáveis entrarem em contato com o conteúdo produzido pela sua instituição. Consequentemente, toda essa divulgação leva ao relacionamento, que serve para fidelizar e captar alunos.
Sobre os conteúdos produzidos pela sua equipe de marketing, queremos frisar a importância de focar em conteúdos específicos para cada público. É importante levar em consideração que os diferentes formatos (textos, vídeos, imagens etc) devem corresponder às expectativas de cada público.
Maior engajamento nas atividades
As redes sociais também proporcionam benefícios relacionados ao engajamento dos estudantes já matriculados. Muitas vezes, ao divulgar resultados alcançados por meio de atividades pedagógicas, as escolas são divulgadas pelos próprios alunos.
Como a maioria deles já está familiarizada com o uso das redes sociais, o compartilhamento de conteúdos postados pela instituição fica muito mais fácil. Sem contar que muitos alunos ficam orgulhosos da própria participação em determinado evento e sentem vontade de compartilhar o acontecimento com amigos e familiares.
Aproximação de pais e responsáveis
O próximo benefício das redes sociais para escolas que queremos destacar é a aproximação entre instituições, pais e responsáveis. Como mencionamos, alguns conteúdos produzidos pela sua instituição devem ter como foco o público formado por pais e responsáveis.
Nesse sentido, é possível mostrar o dia a dia da escola, divulgar eventos e recados importantes. Assim, os pais e responsáveis ficam cientes das coisas que acontecem na sua instituição. Tudo isso devido aos canais de comunicação rápida e instantânea desenvolvidos na internet.
Compartilhamento de material extra
Além de aumentar a divulgação e fomentar o relacionamento com alunos, pais e responsáveis, as redes sociais podem ser utilizadas para fins pedagógicos. Para tanto, há algumas possibilidades, como grupos de alunos no Facebook e no WhatsApp.
Esses grupos podem ser utilizados por professores que desejam enviar materiais extras e por alunos que querem tirar alguma dúvida. A vantagem dessa iniciativa é manter a orientação dos professores em relação aos alunos, bem como agilizar o acesso dos alunos às respostas das questões que eles levantaram.
Como ter uma estratégia eficiente nas redes sociais?
Antes de investir em redes sociais, é importante saber como implementar boas práticas online. Sim, a equipe de marketing da sua escola deve considerar alguns aspectos para ter sucesso em campanhas lançadas na internet.
Para começar, é preciso fazer um bom planejamento, ou seja, definir todas as ações que serão realizadas, bem como as redes sociais que serão utilizadas. Tudo que for necessário para atender às necessidades da sua instituição deve constar nesse planejamento.
Depois da fase inicial, é hora de traçar o perfil dos dois públicos que a escola quer atingir (alunos e pais/responsáveis). Lembre-se que esse estudo é fundamental para definir a abordagem e direcionar os esforços da campanha.
Além disso, é importante considerar algumas questões que já foram mencionadas acima, como linguagem adequada para cada público, produção de conteúdo relevante e compartilhamento de material extra.
Também queremos destacar a importância de sempre interagir com os seus seguidores e criar um cronograma de postagens. A interação é importante para as marcas que desejam criar relações mais harmônicas, enquanto as postagens constantes servem para garantir a movimentação das páginas.
Enfim, agora que você já sabe tudo sobre redes sociais para escolas, que tal conferir o nosso post sobre marketing digital para captação de alunos?
Quer entender o que é marketing digital e como ele pode te ajudar na captação de alunos? Confira este material completo que preparamos!