A captação de alunos consiste em uma série de ações estratégicas que tem como objetivo aumentar o número de matrículas. Essa iniciativa é muito importante para as escolas, portanto, você precisa implementar ações para captação de alunos.
Com a dificuldade encontrada por muitas escolas na hora de captar alunos e o aumento da competitividade, o marketing tornou-se ainda mais urgente. Nesse sentido, se o objetivo é conquistar novas matrículas para sua escola, tenha em mente que você precisa promover a marca da sua instituição.
Neste artigo, vamos mostrar todas as fases necessárias para o sucesso de uma campanha e dar dicas sobre estratégias que você pode colocar em prática na sua escola. Continue a leitura e saiba como desenvolver e implementar ações para captação de alunos!
Saiba como desenvolver ações para captação de alunos
Antes de implementar ações para captação de alunos, você precisa montar um planejamento de marketing. Isso porque o planejamento é fundamental para apontar o norte da campanha.
Entre as questões abordadas no planejamento, destacamos: análise de concorrência, perfil do cliente ideal, identidade visual, precificação e política de descontos e metas. Assim, você tem noção do que precisa ser feito para conquistar mais matrículas na sua instituição.
Além disso, há mais três fases que você deve considerar antes de implementar ações para captação de alunos. Depois de definir seu planejamento, você deve colocar tudo em prática. Mais tarde, é hora de mensurar os resultados alcançados pela campanha e, depois, realizar os ajustes necessários.
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Conheça seu público-alvo
Como mencionamos, na fase de planejamento, você precisa definir seu público-alvo. Portanto, a nossa primeira dica de ações para captação de alunos é conhecer quem você quer atingir. No seu caso, estamos falando de pais e alunos, certo?
Sabendo disso, o próximo passo é fazer uma pesquisa com consumidores reais para entender as necessidades do seu público-alvo. É importante ter o máximo de informações possíveis para direcionar os seus esforços para as pessoas certas.
Além disso, você deve conhecer seu público-alvo para entender o caminho que ele percorre até fechar uma compra. Mas não se preocupe! Se você ficou com dúvidas sobre a jornada de compra, continue a leitura para entender tudo sobre o assunto.
Construa um funil de vendas
O funil de vendas é um modelo estratégico que dá suporte à jornada do cliente. Isso significa que, para construir um, você deve conhecer as quatro fases da jornada de compra: aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Depois disso, é só mapear a jornada de compra do seu público-alvo. Para auxiliar os pais e alunos nesse processo, você precisa entender o caminho que eles percorrem até fechar um negócio, passando pela consciência acerca de um problema e por todas as dúvidas que possam surgir.
Essa estratégia permite que você produza conteúdo para cada fase da jornada de compra e, assim, oriente o seu consumidor até a negociação. Portanto, se você quer engajar sua audiência, precisa ter conhecimento sobre funil de vendas.
Defina a identidade da escola
A nossa próxima dica de ações para captação de alunos é definir a identidade da sua escola. Durante o planejamento da campanha, você também precisa definir como gostaria de posicionar a marca da sua instituição.
Para definir esse posicionamento, você precisa considerar os seguintes aspectos: missão, visão, valores, pontos fortes e resultados pretendidos. Além disso, é importante considerar todos os fatores que influenciam seu nicho de atuação.
Lembre-se que a sua escola precisa se diferenciar das demais instituições de ensino e corresponder ao perfil do seu público-alvo. Só assim, é possível se destacar entre tantas opções no mercado.
Invista em uma escola completa
Como mencionamos, a competitividade na área da educação está muito alta. Por esse motivo, você deve apresentar alguns diferenciais na sua escola, se quiser se destacar no mercado.
Além de investir em professores qualificados, se possível, você deve investir em um ambiente moderno, com aulas extras sobre robótica, desenvolvimento de aplicativos, criação de games e outras mais, por exemplo.
Para conquistar e fidelizar alunos, é muito importante apostar no uso de novas tecnologias, que já estão cada vez mais presentes na vida deles. Também vale apostar em metodologias ativas, que incentivam o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Forneça bolsas de estudos e descontos
Uma das estratégias mais indicadas para captação de alunos é oferecer bolsas de estudos e descontos. Para oferecer bolsas de estudos, a escola pode realizar sorteios em eventos na própria instituição, como workshops e cursos gratuitos.
Já os descontos podem ser oferecidos para quem fizer o pagamento da mensalidade com antecedência. Além disso, você pode aproveitar alguns eventos, como mencionamos acima, para oferecer descontos a todos que se matricularem no dia em questão.
Produza conteúdo
Agora que você já sabe o que é funil de vendas, está na hora de falar sobre marketing de conteúdo. Para atrair possíveis alunos por meio da internet, você deve produzir conteúdo de forma estratégica, levando em consideração a jornada de compra do seu público-alvo.
Nesse sentido, você deve criar um blog para oferecer conteúdos de qualidade sobre assuntos relacionados aos seus produtos e serviços. Esses conteúdos devem seguir uma política de SEO, sigla para search engine optimization.
De forma resumida, SEO são estratégias que melhoram o posicionamento de sites em mecanismos de busca como o Google. Por isso, se o objetivo da sua escola é captar mais alunos, você deve produzir conteúdos com foco em SEO.
Entre os conteúdos que você pode produzir, indicamos dois: os benefícios das metodologias ativas e a importância da tecnologia para o aprendizado. Além disso, vale apostar em cases de sucesso para mostrar como a sua escola impactou a vida de pais e alunos.
Adote um sistema de CRM
A nossa próxima dica de ações para captação de alunos é adotar um sistema de CRM, que significa customer relationship management.
Os CRMs são softwares que oferecem informações sobre os consumidores e as interações que eles já tiveram com a sua escola. Entre os dados obtidos, há informações sobre:
- estudantes;
- ex-alunos;
- pais;
- responsáveis;
- leads (contatos que já demonstraram interesse por algum produto ou serviço da escola e estão mais propensos a fazer matrícula).
Com um sistema CRM, os departamentos de marketing e vendas podem seguir a mesma estratégia sem maiores dificuldades. Podemos dizer que o CRM é uma forma de integrar esses dois setores e facilitar o trabalho de vendedores/recrutadores.
Envie e-mail marketing
As estratégias de e-mail marketing são muito importantes para você construir um relacionamento mais duradouro com possíveis alunos. Por meio do correio eletrônico, você pode disparar e-mails de forma segmentada, considerando o nível de maturidade que cada lead apresenta na jornada de compra.
Vale destacar que você pode enviar e-mails promocionais para leads qualificados, ou seja, que estejam prontos para fechar negócio. Nesses e-mails, você pode divulgar, por exemplo, ofertas de bolsas e descontos para futuros alunos.
Faça uso das redes sociais
Para captar mais alunos, você deve investir em canais de comunicação que aproximem a escola de pais e alunos. Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, você pode (e deve) apostar em redes sociais, como Facebook e Instagram.
Saiba que as redes sociais são ferramentas muito poderosas para captação de alunos, considerando que estas plataformas têm um bom alcance. Então, não deixe de aproveitar todos os recursos disponíveis nas redes sociais e aproveite para criar conteúdo sobre o que acontece na escola e, ainda, divulgar os conteúdos do blog.
Invista em mídias pagas
Além de investir em e-mail marketing e redes sociais, você pode investir em mídias pagas. Os anúncios patrocinados aumentam o alcance da instituição e geram leads de forma mais rápida, o que é muito positivo para instituições de ensino.
Em relação ao custo-benefício, para fazer um anúncio pago, o valor do investimento é muito menor do que o valor gerado por novas matrículas. Por isso, podemos dizer que o investimento em mídias pagas vale muito a pena para instituições de ensino que querem captar mais alunos.
Entre os formatos de mídia paga, destacamos os links patrocinados em mecanismos de busca, anúncios patrocinados em redes sociais, remarketing e geotargeting.
Mensure os resultados
Antes de encerrar, queremos dar mais uma dica de ações para captação de alunos. Como você sabe, após implementar a campanha, você deve analisar o que deu certo e o que deu errado. Só assim, você pode passar para última etapa: ajustar o que não está de acordo com os objetivos pré-estabelecidos.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de ações para captação de alunos. Agora, que tal aprender algumas dicas sobre como fidelizar alunos?
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