Um dos maiores desafios atuais para as instituições de ensino é a de como fidelizar alunos na escola. Isso porque, além da grande quantidade de escolas no mercado, o aluno do século XXI já não é mais o mesmo.
Estes novos alunos se entendiam com mais facilidade e possuem um acesso às informações muito maior do que no tempo em que seus pais frequentavam a Educação Básica.
E, de alguma maneira, estes aspectos têm favorecido a troca de escolas. E é por isso que neste post vamos te mostrar 5 dicas práticas de como fidelizar alunos na escola. Vamos lá?
5 dicas de como fidelizar alunos na escola
Pois bem, a missão de como fidelizar alunos na escola não é nada fácil e, por isso, acreditamos que olhar para a concorrência é importante, afinal, é fundamental saber onde estamos errando e acertando.
Porém, é necessário também voltar a atenção para o que os estudantes da geração Z esperam de uma escola. Já que mais que, simplesmente fidelizar alunos, é imprescindível pensar em estratégias que, de fato, conquistem os estudantes e façam com que estes queiram passar a sua vida escolar em sua instituição de ensino.
A escola é, em muitos casos, o local onde os alunos passarão a maior parte do tempo e, por isso, elas devem ser acolhedoras e responder às expectativas dos jovens e crianças. Conquistar a confiança e fidelizar alunos é muito mais que apresentar boas condições de pagamento (o que não deixa de ser necessário).
Por tudo isso, acreditamos que seguindo as 5 dicas que vamos apresentar a seguir, você conseguirá realmente fidelizar alunos na escola, conquistando sua confiança e a de seus pais ou responsáveis.
1. Convide os pais para participar ativamente da vida escolar de seus filhos
A missão de como fidelizar alunos na escola passa, em primeiro lugar, por como fidelizar pais e responsáveis. E foi por isso que trouxemos como primeira dica: convide os pais para participar ativamente da vida escolar dos filhos.
Os responsáveis precisam acompanhar de perto o desenvolvimento de seus filhos. Esse é um aspecto muitíssimo importante para o desempenho dos estudantes, pois já se sabe que quanto mais os pais acompanham de perto os estudos dos filhos, melhores são os resultados.
Além de ser importante para o desempenho estudantil dos alunos, chamar os pais à escola é também fundamental para a instituição em si. Isso porque, quando os pais não fazem parte do ambiente escolar, eles dificilmente enxergarão as ações propostas pela escola para o desenvolvimento pleno de seus filhos.
Em contrapartida, quando os responsáveis passam a vivenciar as ações propostas pelas instituições voltadas para seus filhos, eles veem como a escola se empenha em formar alunos realmente completos e que a escola não os vê apenas como números, mas como indivíduos singulares e que devem ser tratados em suas particularidades.
O que sugerimos, então, é que você não procure chamar os pais e responsáveis apenas em reuniões trimestrais ou semestrais, mas que busque os manter sempre próximos, promovendo eventos regulares e buscando estreitar, cada vez mais, o contato com eles. Essa é uma estratégia que fará com que os pais pensem duas vezes antes de trocar seus filhos de escola.
2. Invista no ensino oferecido, tornando-o referência
Uma das estratégias mais importantes, dentre todas de como fidelizar alunos na escola, é investir no ensino que sua instituição oferece.
Essa é uma dica que parece óbvia, mas, muitas vezes, é necessário destacar o óbvio.
Um dos meios de maior fidelização e mesmo de captação de alunos é a propaganda boca a boca. Os estudantes que fazem parte de sua escola irão comentar, contar e até indicar a instituição aos seus amigos, desde que o ensino oferecido seja de excelência.
Então, o que indicamos é que você invista na capacitação de docentes, coordenadores e demais colaboradores de sua escola. Para isso, esteja sempre atento aos resultados obtidos nos últimos vestibulares e no Enem. E, além disso, invista sempre em um ensino voltado à formação cidadã dos estudantes, por meio do ensino de competências socioemocionais.
Mesmo porque, é dever da escola formar estudantes capazes de passar nas melhores universidades e cursos e também formar cidadãos que possuam valores éticos e morais.
Essa é uma das maneiras mais eficientes de fazer com que os estudantes permaneçam na instituição, já que o ensino de valores é relevante para a vida em sociedade e os prepara para o mercado de trabalho, que exigirá deles respeito à diversidade, responsabilidade e inteligência emocional.
Lembrando que todas essas questões estão de acordo com o propõe a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Logo, além de fazer com que os estudantes confiem e queiram passar o percurso escolar em sua escola, você estará propondo um ensino que siga as diretrizes da Base.
3. Conte com as metodologias ativas para tornar o aluno peça ativa em seu processo de ensino-aprendizagem
Outra dica bem interessante de como fidelizar alunos na escola de uma vez por todas é: investir em metodologias ativas que façam do aluno protagonista em seu processo de ensino-aprendizagem.
Já se sabe que as crianças e jovens atuais não aprendem como antigamente e, por isso, o ensino tradicional, onde apenas o professor detinha todo o conhecimento, já não faz mais sentido.
As metodologias ativas surgem como uma forma de transformar o ensino. Elas buscam, por meio de práticas pedagógicas, fazer com que o aluno se interesse e se engaje nas aulas, fazendo dele uma peça ativa em seu caminho rumo ao conhecimento.
É bom destacar que todas essas metodologias ativas também estão de acordo com que a Base Nacional Comum Curricular acredita. Já que uma de suas principais diretrizes está relacionada ao fato de tornar os alunos mais autônomos e independentes dentro do processo de ensino-aprendizagem.
4. Fidelize os estudantes falando a sua língua: cria um blog e mídias sociais para sua escola
Para fidelizar, de fato, os alunos na escola, você deve falar a língua dos jovens do século XXI. E sabemos que a geração Z está conectada às redes sociais na maior parte do tempo.
Por isso, uma dica interessante é criar mídias sociais para a sua escola, como uma página no Facebook, no Instagram e um blog para a instituição e, assim, ficar cada vez mais perto dos alunos.
Mas se você ainda não sabe bem como fazer isso e o porquê isso ajudará na fidelização de alunos, nós te explicamos melhor.
O blog é um espaço onde você e sua equipe de professores poderá criar e divulgar artigos relacionados diretamente à sua instituição de ensino e ainda outros assuntos que despertem o interesse dos alunos e pais.
Dentro do blog de sua escola, você pode abordar questões, como quais as profissões do futuro, assuntos relacionados às principais datas do ano para os estudantes que vão prestar vestibular, como melhorar o desempenho nas aulas, entre outras possibilidades.
Os blogs são ótimas ferramentas de engajamento, já que você pode, por exemplo, incentivar os alunos de sua escola a escreverem nele, postando artigos interessantes e que despertem o desejo de outros estudantes de dentro e de fora de sua instituição.
Além disso, se o Google percebe que o seu blog tem artigos legais e bem produzidos, sua escola consegue ficar bem colocada na internet e até angariar novas matrículas.
Em relação às redes sociais, é bom pensá-las com cuidado e muita atenção para passar a imagem e a missão da escola de modo correto. Sugerimos a criação de uma conta no facebook, no instagram e também no linkedin para sua escola.
As redes: Facebook e Instagram são para uma maior interação com os pais e estudantes, mas a criação de uma conta no Linkedin é também interessante para divulgar questões mais profissionais e inseri-la no mercado digital.
Além de dialogar com os alunos que já fazem parte do time de sua escola, quanto mais seguidores você angariar nas redes, melhor a sua imagem virtual e, por consequência, melhor será sua imagem real.
5. Divulgue os resultados positivos obtidos
Em quinto e último lugar em nossa lista de dicas de como fidelizar alunos na escola, trouxemos: divulgue os resultados positivos obtidos. Essa é uma estratégia importante para fidelizar não apenas alunos, mas também os pais e responsáveis.
Isso porque, os pais e alunos gostam de saber que fazem parte de uma equipe engajada que, de fato, faz que com os jovens alcancem seus objetivos e sonhos.
Por isso, use as redes sociais para mostrar os resultados incríveis pelos quais você e sua equipe trabalharam durante todo o ano. É interessante também, apresentar relatos de alunos satisfeitos com a escola e que queiram deixar seu depoimento.
Pense em apresentar alguns dos seguintes relatos:
- conquistas profissionais e acadêmicas de alunos que fizeram parte da escola;
- reconhecimento das ações acadêmicas de sua instituição;
- conquistas de estudantes em concursos públicos;
- resultados de pesquisas de satisfação;
- destaques de estudantes egressos dentro do mercado de trabalho, seja ele qual for.
Tudo isso fará com que os alunos e seus pais sintam orgulho de pertencer à sua instituição de ensino.
Esperamos que seguindo nossas 5 dicas de como fidelizar alunos na escola você consiga, de fato, obter a confiança dos estudantes e, assim, fazer com que eles queiram passar seu processo rumo ao conhecimento em sua instituição de ensino! Aproveite para ler nosso artigo sobre elaboração de avaliações que contribuíram para o desempenho dos alunos de escola!