As primeiras escolas do Brasil surgiram logo depois da chegada dos portugueses, a partir do processo de catequização dos povos originários. Mas o que começou com o estudo religioso e a alfabetização em português se expandiu, e hoje temos instituições cada vez mais completas, focadas na formação individual e coletiva.
Por isso mesmo, passamos a comemorar o Dia da Escola. Quer saber mais sobre a data? Basta continuar lendo!
Qual é o Dia da Escola?
O Dia da Escola é comemorado no dia 15 de março. A data foi escolhida pelo Congresso Nacional como uma forma de homenagear as instituições responsáveis pela formação de todos os brasileiros.
Essa data também é uma forma de valorizar o direito constitucional à educação. De acordo com o Artigo 205 da Constituição Brasileira, a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família. Por isso, deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
Qual a importância de comemorar a data?
A escola é um espaço de grande importância para os cidadãos brasileiros. Afinal, é nela que temos o primeiro contato com pessoas diferentes, durante o Ensino Básico. A partir de então, passamos a conhecer novas visões de mundo, opiniões, personalidades, culturas etc. Nesse sentido, a escola expande o nosso entendimento da sociedade em que vivemos.
Além disso, a escola é o ambiente onde podemos conhecer as pessoas que farão parte das nossas vidas. Não só temos contato com indivíduos diferentes de nós, também construímos nossas primeiras relações fora do núcleo familiar, e, a partir delas, a nossa personalidade.
Por fim, a escola é um espaço de aprendizado fundamental. É com base nas aulas que temos ao longo dos nossos anos de formação que poderemos nos preparar para a vida real, cursar o Ensino Superior e começar a trilhar o caminho profissional que escolhermos.
Como homenagear a data?
Para celebrar o Dia da Escola e homenagear a instituição, professores, coordenadores, diretores e outros funcionários administrativos podem promover uma série de atividades para pais e alunos. Veja 5 delas a seguir!
1. Construa um memorial da escola
O memorial da escola reúne fotos e outros registros históricos de momentos importantes para a instituição. Ele é uma forma divertida de contar a história daquela escola e apresentá-la não apenas para os alunos, mas também para futuros pais e responsáveis que queiram se informar mais.
2. Faça um concurso de redação com o tema “escola”
Para os estudantes que já praticam a redação, por que não promover um concurso de escrita com o tema “escola”? Ao lado dos professores, eles podem desenvolver um texto narrativo que se passa nesse ambiente, escrever uma carta para um estudante de uma escola de outro estado ou país, ou mesmo elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre a importância da escola no combate à desigualdade social.
3. Indique livros que se passam na escola
A literatura é uma importante ferramenta para manter os alunos engajados e ampliar ainda mais a sua visão de mundo. Pensando nisso, escolha alguns livros que se passam na escola ou que pontuam a importância desse espaço. Para cada nível de ensino, é possível pensar em recomendações específicas.
4. Promova sessões de filmes sobre a escola
Os filmes sobre a importância e o papel da escola na formação da nossa identidade também são uma forma eficaz de manter os alunos interessados no assunto enquanto aprendem. Por isso, que tal selecionar clássicos como A sociedade dos poetas mortos ou O sorriso de Mona Lisa?
5. Faça rodas de conversa
As rodas de conversa são espaços seguros para que pais, responsáveis e estudantes possam falar abertamente sobre a escola. Nelas, é possível discorrer sobre possíveis melhorias, projetos educacionais, e ainda ouvir feedbacks positivos ou negativos sobre as ações adotadas.
E aí, gostou de saber mais sobre o Dia da Escola? Agora aproveite e confira como utilizar a cultura digital na educação!
Foto do post: Reprodução/Element5 Digital/Unsplash