Todo fim de ciclo e período escolar, os coordenadores e colaboradores da escola costumam se reunir e elaborar um planejamento escolar, que procura abranger as maiores demandas da escola.
E um dos principais projetos sobre o qual todos que fazem parte da escola se debruçam são as ações de captação de alunos. Já que a angariação de novas matrículas é uma meta sempre constante.
Por isso, as instituições costumam pensar em estratégias de macro captação de alunos. Se você ainda não ouviu falar sobre essa estratégia ou ainda se já ouviu falar, mas não sabe bem como funciona este artigo foi feito para você! Nele, vamos te contar tudo sobre essa estratégia, seus meios de alcance offline e online.
Para conferir todo este conteúdo, basta seguir na leitura! Vamos lá?
O que é a macro captação de alunos?
A macro captação de alunos consiste, basicamente, em atingir um maior número de pessoas possível, por meio de uma única grande ação.
Enquanto a micro captação de alunos procura atuar de modo mais pontual e personalizado, a captação de alunos macro procura ser mais impactante e atingir os novos possíveis alunos com apenas um esforço mais direcionado.
Algo que é extremamente positivo para a escola, já que ao invés de investir tempo e dinheiro em campanhas menores, uma macro captação direciona melhor o investimento e atinge uma quantidade de pessoas considerável.
De modo geral, as escolas fazem campanhas de macro captação de alunos utilizando ações na própria instituição, em feiras, shoppings e eventos aos finais de semana, com a finalidade de atingir o público alvo deseja e, assim, angariar novas matrículas.
Essas campanhas podem acontecer de modo offline e de modo online. A seguir vamos te contar um pouco melhor sobre cada uma dessas abordagens e, então, você poderá escolher a melhor opção para sua escola.
O que é a macro captação de alunos offline?
A macro captação de alunos offline é exatamente as ações presenciais e fora das redes sociais e internet. Ela pode acontecer internamente, dentro da própria escola ou pode ser se dar de forma externa em feiras e shoppings.
Uma estratégia muitíssimo utilizada para a macro captação de modo offline é o telemarketing, onde algum funcionário da instituição vai entrando em contato com os estudantes recomendados ou que em algum momento procuraram pela escola e fizeram algum tipo de cadastro.
Outro meio de promover uma macro captação é por propagandas terceirizadas. Aqui, o que normalmente acontece é a criação de panfletos que mostrem, brevemente, como é a escola. Esses panfletos serão distribuídos em áreas de grande fluxo de pessoas, como shoppings, por exemplo.
As campanhas offline também podem acontecer dentro das próprias escolas. Durante um dia inteiro, as instituições ficam aberta à visitação de alunos e pais que queiram conhecer o espaço. Muitas vezes, há, nesses casos, descontos na matrícula e sorteio de bolsas de estudo.
Todas essas campanhas de macro captação de alunos envolvem um grande engajamento de pessoas, para que as ações aconteçam e deem resultados positivos e, por isso, talvez, os gastos aqui sejam maiores.
A seguir, vamos te mostrar como funciona a macro captação de alunos online. Acompanhe!
O que é a macro captação de alunos online?
Já as estratégias de macro captação de alunos online são todas aquelas que acontecem dentro da rede. E para saber utilizá-las de modo adequado e assertivo, é necessário ter um conhecimento sobre marketing digital e ainda sobre ROI — Retorno Sobre Investimento.
Essas questões são importantes, pois só assim será possível mensurar a quantidade de futuros alunos impactados por meio de suas campanhas.
Uma das campanhas de macro captação de alunos online que costumam surtir efeito são os investimentos em produção de conteúdo sobre a escola. Para isso, você deve criar um blog para escola e fomentá-lo com artigos interessantes todos os dias, se for possível.
Essa estratégia realmente surte efeito, já que se o Google interpreta suas postagens como relevantes, sua escola será bem rankeada e aparecerá no radar de pais e alunos que buscam por instituições de ensino para se matricular. Uma dica legal é o envio de materiais e prévias dos artigos postados por meio de e-mail marketing.
Outra ação impactante é a criação de redes sociais para escola, como Instagram, Linkedin e Facebook. Essas redes são aliadas na hora de divulgar as ações da escola e, assim, angariar novos estudantes.
Qual a melhor escolha para minha escola?
Depois de ler sobre essas duas vertentes da macro captação de alunos, você deve estar se perguntando qual a melhor escolha para a sua escola.
Bom, não há certo e errado nesta questão. O que você deve fazer é analisar os gastos que as campanhas de macro captação offline e online demandam. Além disso, analisar também o retorno que ambas proporcionam e, assim, selecionar a melhor estratégia para o perfil da sua escola.
Seria interessante mesclar as duas opções, já que ambas possuem resultados realmente positivos e impactantes.
Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor sobre a macro captação de alunos, e que as informações passadas neste artigo para você tenham sido relevantes. Aproveite para ler nosso artigo sobre marketing para escolas particulares, já que ele tudo tem a ver com o deste post!