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Confira 6 dicas para desenvolver uma estratégia de marketing para escolas particulares

  • Yasmine Diniz
  • 25/08/2020
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Se você quer que sua escola seja destaque em sua região, é necessário investir em marketing para a sua escola.

O marketing para escolas particulares vem sofrendo algumas mudanças durante os anos, o que se justifica em decorrência da revolução tecnológica, que trouxe a tecnologia e os meios digitais como ferramentas viáveis. 

Portanto, é importante saber como e em que investir para desenvolver uma estratégia de marketing que realmente faça da sua escola uma referência.

E é por isso que neste artigo vamos te contar 6 dicas sobre o marketing para escolas particulares de sucesso! Vamos lá?

1. Ouça o seu cliente

A nossa primeira dica para que você e sua equipe consigam desenvolver uma estratégia de marketing para escolas particulares de sucesso é: ouça o seu cliente. 

Sempre que possível, organize reuniões com pais e responsáveis e escute o que eles têm a dizer de positivo e também as críticas sobre sua instituição de ensino. Os pais que se sentem acolhidos pelas escolas que seus filhos frequentam vão, invariavelmente, indicá-las aos seus amigos e conhecidos. 

A propaganda boca a boca é a primeiríssima estratégia de marketing para escolas particulares que você pode adotar e é uma dica superinteressante, que realmente funciona. 

Outra dica interessante é também dar voz aos alunos e ouvir o feedback que eles têm a respeito do ensino, pensando sempre em adotar as diretrizes da BNCC e fazer do estudante protagonista em seu processo de aprendizagem.

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

2. Conheça o marketing digital e invista nele

Como segunda dica sobre marketing para escolas particulares trouxemos: conheça o marketing digital e invista nele.

Se você ainda não sabe o que é o marketing digital, explicaremos para você: o marketing digital é constituído por várias atividades ligadas ao desenvolvimento e propagação de marcas e produtos por vias completamente digitais. 

Na prática, isso quer dizer que a propaganda e a criação de conteúdo relevante sobre sua escola será feita e divulgada por ferramentas totalmente tecnológicas. 

As principais estratégias que compõem o marketing digital são: o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. 

Essa estratégia pode aproximar a sua escola dos alunos que a frequentam, já que a geração Z está acostumada a lidar com informações de maneira online. Além disso, ainda vai passar à comunidade em geral a imagem de que sua escola é moderna e engajada em adotar estratégias tecnológicas.

Portanto, utilizar estratégias de SEO, mídias sociais, mídia paga, dentre outras, é fundamental para desenvolver uma estratégia de marketing para escolas particulares realmente eficiente. 

Mas, afinal de contas, o que são estratégias de SEO?

SEO (Search Engine Optmization) é um conjunto de práticas e estratégias para melhorar a presença digital de sua escola e aumentar a quantidade de tráfego orgânico que o seu site ou blog recebe.

Existem diversos conteúdos e até mesmo cursos online gratuitos para te ajudar a entender melhor sobre essas estratégias. Não deixe de procurar e se informar!

Por fim, as empresas estão cada vez mais se dedicando ao marketing digital pela sua possibilidade de análise de dados e constante melhoria das campanhas realizadas. 

Atualmente, existem centenas de ferramentas que te ajudam a identificar qual público você quer atingir, se suas campanhas de marketing estão dando certo e o que você pode fazer para melhorá-las no ambiente digital.

3. Invista em redes sociais

Desenvolver o marketing para escolas particulares de sucesso passa também por investir em redes e mídias sociais. 

Não há como negar que a tecnologia veio para ficar e já modificou todos os âmbitos da sociedade. Por isso, nada melhor que utilizar as redes e mídias sociais para melhorar o marketing educacional de sua instituição.

Então, pense com cuidado e muita atenção e crie uma conta no facebook, no instagram e no linkedin para sua escola. Além disso, procure investir na divulgação do nome, da missão, dos eventos e das conquistas de sua escola.

E saiba: quanto mais seguidores, melhor a sua imagem virtual e, consequentemente, sua imagem real.

banner captação de alunos: https://conteudo.imaginie.com.br/captacao-de-alunos-em-tempos-de-distanciamento-social?utm_source=blog-educacao&utm_medium=pagina-de-materiais&utm_campaign=material-rico&_ga=2.101214281.958483186.1598219412-901843503.1583462023

4. Crie um blog para sua escola 

A nossa quarta dica que vai te ajudar a desenvolver o marketing para escolas particulares: crie um blog para sua escola.

O blog é um espaço onde você poderá criar e divulgar artigos relacionados diretamente à sua escola e ainda outros assuntos que despertem o interesse dos alunos e pais. De quebra, você ainda trabalha Marketing de Conteúdo!

Você pode abordar questões como quais as profissões do futuro, assuntos relacionados às principais datas do ano para os estudantes que vão prestar vestibular, como melhorar o desempenho nas aulas, além de diversos outros conteúdos interessantes e que gerem o envolvimento dos alunos.

5. Descubra quem é seu público alvo

Não adianta nada adotar medidas de engajamento e produção de conteúdos online se você não sabe quem quer atingir, certo? 

E é por isso que acreditamos que para que você desenvolve uma estratégia de marketing para escolas particulares de sucesso é necessário, junto às outras estratégias, descobrir quem é o seu público alvo.

Entender o seu público alvo serve para direcionar suas postagens e seus conteúdos. Muitas vezes você quer atingir os pais e responsáveis, mas as suas estratégias atingem alunos ou podem não atingir ninguém. 

Portanto, o que recomendamos para que você consiga identificar quem é seu público alvo é  olhar para sua instituição e, principalmente, para seu planejamento escolar, observando qual o perfil das pessoas que mais se matriculam. 

Se você é novo nesse processo de identificação do público alvo, o que indicamos para que você identifique esse perfil é:

  • Pense em quem você gostaria de atingir, pais ou alunos ou os dois;
  • Reflita a respeito das seguintes questões:
  • “Quem eu quero que matricule seu filho em minha instituição?”
  • “Qual a faixa etária dessa pessoa?”
  • “Qual a profissão dessa pessoa?”

6. Conte com a ajuda de uma plataforma online 

Por fim, mas não menos importante trouxemos a dica: conte com a ajuda de uma plataforma online. 

Acreditamos que ao longo da leitura das outras dicas para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para escolas particulares de sucesso, você deve ter percebido como a tecnologia está cada vez mais presente no meio educacional e como o seu manuseio pode trazer bons frutos à sua instituição. 

Atualmente, já existem plataformas online que oferecem simulados com correção TRI, questões inéditas nos moldes do Enem e temas de redações que preparam o estudante de modo efetivo. Contar com a ajuda de uma plataforma parceira que já tem todo o conhecimento e domínio do meio virtual para preparar seus alunos é realmente muitíssimo válido e efetivo. 

Mesmo porque oferecer um ensino de excelência é um dos passos mais importantes que uma escola deve dar para desenvolver um marketing efetivo e, assim, captar alunos.

E é por tudo isso que acreditamos que a ajuda de uma plataforma online que conheça todos os caminhos tecnológicos pode ajudar, e muito, a sua escola nessa empreitada de captação de estudantes.

Esperamos que as nossas dicas para desenvolver uma estratégia de marketing para escolas particulares de sucesso tenham sido realmente produtivas para você! Aproveite para ler nosso artigo focado em te ajudar a montar uma campanha de matrícula escolar!

 

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Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
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Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
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