Conheça 3 plataformas para aulas online e escolha a melhor para sua escola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A quarentena causada pela Covid-19 pegou toda a comunidade escolar de surpresa, já que as aulas presenciais foram suspensas, mas a educação não. 

Portanto, foi necessário se reprogramar e encontrar soluções, como atividades online, avaliações a distância e outros meios que fizessem com que os alunos continuassem aprendendo mesmo que de casa.

Porém, nem todos conhecem as plataformas para aulas online disponíveis no mercado, o que compromete a sua escolha. Pensando nisso, vamos te mostrar 3 opções de plataformas para que assim você possa conhecê-las e escolher uma delas com segurança. 

Para conferir este conteúdo, basta seguir na leitura! Vamos lá?

Material rico, banner pesquisa ensino online em tempos de Coronavírus com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/pesquisa-ensino-online?utm_source=blog-educacao&utm_medium=pagina-de-materiais&utm_campaign=material-rico&_ga=2.116378118.1004589859.1594043391-901843503.1583462023&_gac=1.192877912.1591829163.Cj0KCQjwiYL3BRDVARIsAF9E4Gd3w23bte8XfdNMgKGelGfHXKqdUyYPVZNOiJBOpUI5Pob2MrXf3H0aAnCjEALw_wcB

Confira 3 plataformas para aulas online 

Trouxemos 3 plataformas para aulas online para que você analise e decida qual a melhor escolha para a sua escola em tempos de quarentena do Coronavírus. 

1. Google Classroom

O Google Classroom é uma sala de aula virtual, em que o professor pode incluir alunos, turmas e criar diversas atividades. É por isso que no Brasil ele também é conhecido como Google Sala de Aula. 

Além de poder ser usado em computadores em geral, o Google Classroom está disponível também como um aplicativo e pode ser baixado tanto por smartphones com operador 

Android, como por iPhones que possuem o sistema operacional IOS. 

Ele surgiu em 2014 e, entre suas funcionalidades, há a possibilidade de se anexar avisos, arquivos e materiais em formato PDF. O Google Classroom também possibilita que você grave vídeoaulas e as anexe para que os alunos vejam quantas vezes acharem necessário. 

Uma outra funcionalidade bem interessante é a criação de atividades por meio do Google Forms. Essa atividade pode ser avaliativa, os professores podem elaborar questões de múltipla escolha ou questões dissertativas cujas respostas sejam curtas. 

2. Zoom Cloud Meeting

O Zoom é também uma plataforma para aulas online bastante usual e também muito usada para reuniões corporativas.

A versão gratuita desse aplicativo admite que até 100 pessoas permaneçam logadas por até 40 minutos, o que seria indicado apenas para uma aula mais rápida, como uma instrução de exercícios e atividades. 

Para mais tempo dentro da plataforma será necessário comprar a versão pró do aplicativo. 

Para utilizar o Zoom, será necessário criar um cadastro e aceitar os termos de serviço. Após esses passos, a plataforma irá enviar a você um e-mail de confirmação, que você deverá ler e clicar em “Ativar Conta”. 

Lembrando que para usar o Zoom será necessário instalá-lo em seu computador, notebook ou tablet, ele não pode ser usado apenas no navegador. Depois de instalado é bem fácil criar uma aula e, posteriormente, enviá-la aos alunos por e-mail ou mesmo WhatsApp.

Uma curiosidade do Zoom é que ele permite que você utilize imagens de fundo, o que impede que as pessoas que estão com você em aula vejam alguém passando atrás da tela do computador.

4. Whereby

O Whereby é bastante versátil, ele é uma plataforma que pode ser usado para dar aulas online ou para reuniões corporativas. 

Com essa plataforma você pode fazer videoconferências pelo navegador, de modo rápido e prático. Isso porque essa é uma ferramenta que não requer download de programas ou cadastro de convidados. 

O Whereby é uma das plataformas para aulas online mais intuitivas e fáceis de mexer. Para criar uma reunião nesta ferramenta é preciso que você se cadastre na plataforma com um e-mail e senha. Há também a possibilidade de usar a sua conta cadastrada no Google. 

Após esse breve registro, você criará uma URL personalizada para a aula. Depois disso é só repassar o link da sala de aula aos estudantes. 

Durante a aula é possível compartilhar a sua tela e mostrar aos estudantes apresentações em power point, por exemplo.

É importante mencionar que a versão gratuita desta plataforma permite fazer videoconferências com somente quatro participantes. Para criar uma aula com mais estudantes será necessário escolher a versão paga. 

Lembrando que não há aqui uma única opção correta, o ideal é pesquisar e conhecer todas bem profundamente e escolher a melhor para a sua instituição.

Conheça a Imaginie para Escolas

A Imaginie é uma empresa que acredita no poder transformador da educação e que a tecnologia é uma ferramenta de ensino-aprendizado bastante poderosa. E para além disso, tem o objetivo de, junto às escolas, tornar o ensino cada vez mais abrangente e acessível.

Mesmo não sendo uma plataforma para aulas online, propriamente dita, a Imaginie com toda a certeza é uma escolha que vai ajudar você a enfrentar a quarentena. Isso porque ela oferece soluções que otimizarão a vida de professores e coordenadores. 

A Imaginie possui 3 soluções para a sua escola. Confira-as a seguir:

Imaginie Redação

A Imaginie oferece correções de redações, de maneira bastante detalhada. Ela dá aos professores a possibilidade de criar atividades de produção de texto completamente online. 

Para isso, você deverá selecionar um tema de redação, incluir seus alunos e o tempo necessário para que essa tarefa seja realizada. Tudo bem simples e prático.

Imaginie Avaliações 

A Imaginie Avaliações irá ajudar a sua escola a preparar os estudantes para o vestibular mais concorrido do país: o Enem.

Isso é possível porque a plataforma desenvolveu uma avaliação online 100% alinhada às habilidades e competências cobradas pela Inep no Exame oficial. 

E além de tudo isso a Imaginie ainda faz as correções dessas avaliações com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), que é o sistema adotado pelo próprio Enem.

Imaginie Vocacional

A Imaginie Vocacional é uma ferramenta que possibilita aos alunos de sua instituição se orientarem de maneira bastante assertiva. 

Como este é um programa de orientação e vocacional, ele não dará uma resposta fechada sobre qual a profissão o aluno deve seguir, mas abrirá várias portas para que ele veja todas as possibilidades e saiba decidir-se com confiança.

O programa vocacional da Imaginie consiste em um amplo campo de questões relacionadas ao perfil comportamental e intelectual dos alunos. E além de tudo isso ainda conta com a  entrevista de profissional da área de psicologia para sanar as dúvidas dos estudantes.

Todas as soluções da Imaginie são pensadas para atender às escolas e otimizar o tempo da comunidade escolar como um todo, sem perder a qualidade do ensino oferecido. O que é realmente válido em tempos de quarentena e ensino a distância.


Bom, esperamos que você tenha gostado de nossas dicas sobre as plataformas para aulas online e que o conteúdo deste artigo tenha sido realmente válido para você. Aproveite para conhecer mais a fundo as soluções que a Imaginie quer levar à sua escola!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Pesquisa]

Ensino online em tempos de coronavírus

Os desafios das instituições de ensino para a emergente adaptação ao “novo normal”: perspectivas e tendências para a gestão escolar.

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo de sua escola, mas não sabe como? Então este material foi feito para você! Nele você encontra tudo sobre a Avaliação Formativa, uma estratégia inovadora que promete melhorar o desempenho escolar!

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Ebook]

Ensino híbrido: o que é, benefícios e como aplicar na prática.

Não sabe o que é o Ensino Híbrido e quais são suas práticas pedagógicas? Então este ebook foi feito para você! Nele você encontra quais são as metodologias do ensino híbrido e como aplicá-las na prática.

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter