Você sabe qual a importância da tecnologia na educação?
Por muitos anos, a escola foi um espaço que ofereceu métodos tradicionais de ensino, partindo de aulas totalmente expositivas, seguindo rigorosamente livros e outros materiais didáticos.
Contudo, atualmente, essa prática se encontra descontextualizada da vida dos estudantes, e é por isso que surge a necessidade e a importância de utilizar a tecnologia na educação.
Assim, a escola que utilizar uma metodologia inovadora e transformadora pode prender muito mais a atenção dos alunos.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância da tecnologia na educação, os seus benefícios e algumas dicas de ferramentas para utilizar na sua escola. Confira!
Qual a importância da tecnologia na educação?
Os alunos da educação básica que compõem a escola de hoje já nasceram conectados ao mundo virtual: são os chamados nativos digitais. Isso acontece porque todos eles têm o mundo digital muito mais integrado à sua vida.
Esse contexto traz grandes desafios às escolas e aos professores a respeito do uso de novos recursos tecnológicos a favor do ensino-aprendizagem. Logo, evitar a presença da tecnologia não é mais uma opção. É preciso integrá-la ao ambiente educativo da melhor forma possível.
Os educadores ganham muito com o auxílio das novas ferramentas digitais. Elas tornam as aulas mais instigantes, diferenciadas e participativas. Por outro lado, os alunos se sentem mais à vontade e motivados nos estudos.
Como são muitas as opções tecnológicas, cabe aos coordenadores e professores buscar as melhores alternativas para despertar o interesse e aumentar o aprendizado dos alunos. Falaremos um pouco sobre essas alternativas mais adiante.
Quais os benefícios da tecnologia na educação?
Agora que você já viu qual a importância da tecnologia na educação e como elas precisam agregar o interesse de todos os participantes. Além disso, elas podem oferecer formas mais práticas para a gestão escolar, sendo mais interativas e dinâmicas na explicação de um conteúdo etc.
Veja outros benefícios que a tecnologia fornece para a educação:
1. Respeito à individualidade
Com o uso da tecnologia, o professor pode avaliar melhor o desempenho de cada aluno nas atividades propostas.
Dessa forma, as matérias podem ser adaptadas de acordo com perfil de cada aluno, de forma que aqueles com alguma dificuldade de aprendizagem consigam acompanhar os demais colegas e avançar junto no conhecimento.
2. Aumenta a atenção
Já se sabe que as aulas expositivas, com cerca de 50 minutos de duração, são bastante cansativas e dificilmente prendem a atenção dos alunos.
Com as novas possibilidades de ensino, o professor tem autonomia para utilizar os recursos que mais atendem ao perfil dos seus alunos, de forma a mantê-los sempre focados.
3. Estimula a interação
Como já dissemos anteriormente, os jovens conseguem interagir bem por meio das tecnologias. Assim, com o auxílio dessas ferramentas, mesmo os estudantes mais tímidos são capazes de realizar trabalhos em grupo, expressar suas opiniões e mostrar seus conhecimentos.
Consequentemente, eles se sentem mais motivados, pois percebem que são parte ativa e importante do desenvolvimento e aprendizado de todos.
4. Aumenta a motivação
Há uma série de recursos que possibilitam exercícios desafiadores, vídeos didáticos e atividades lúdicas para tornar o ambiente escolar mais instigante e atrativo para os alunos.
Desse modo, a escola torna-se um local agradável de se frequentar e também evita a redução na frequência escolar e a evasão.
[E-book Gratuito]
Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento
Quais tecnologias podem ser utilizadas na educação?
O uso da tecnologia na educação vem causando transformações não só nos processos de ensino, mas também na aprendizagem. Portanto, ao saber qual a importância da tecnologia na educação, as escolas precisam inovar e se reinventar para despertar o interesse dos estudantes.
Confira algumas tecnologias que podem ser utilizadas na sua escola:
1. Tecnologia para correção de redações
Contar com a ajuda de tecnologia para auxiliar a correção das redações dos estudantes traz muitos benefícios.
O professor passa a ter mais tempo para planejar suas aulas e o plano pedagógico escolar. Já os alunos são desafiados a desenvolverem suas habilidades de escrita quanto aos mais diversos temas disponíveis, ao gênero textual, à estrutura, à linguagem etc.
Além disso, eles também recebem a nota do seu texto com feedbacks completos, ou seja, com apontamentos e explicações pontuais nos quesitos que eles precisam melhorar.
Com esses comentários, os alunos visualizam materiais de apoio e exercícios para estudar e não cometer os mesmos erros.
[Modelo Gratuito]
Você sabe como utilizar a BNCC na área de linguagens? Entenda tudo sobre esse assunto neste modelo de planejamento pedagógico que preparamos para você!
2. Tecnologia para orientação vocacional
As escolas também precisam ajudar na escolha profissional e na orientação dos seus estudantes para que eles possam trilhar os melhores caminhos no futuro.
Por isso, contar com uma tecnologia para orientação vocacional faz com que a sua escola tenha um grande diferencial e atraia mais alunos.
Além disso, algumas dessas plataformas funcionam por meio da Gamificação. Ou seja, se relacionam totalmente com a realidade dos estudantes.
Com esse auxílio, eles podem se conhecer melhor e decidir qual carreira seguir, de acordo com suas habilidades, aptidões e perfil.
Isso também pode ajudar bastante os professores no momento das aulas, já que esse tipo de tecnologia gera um relatório detalhado e com informações sobre cada aluno. Logo, as disciplinas se tornam muito mais efetivas, já que os educadores passam a saber mais sobre seus alunos.
3. Tecnologia para avaliações e simulados
A avaliação é um tema bastante complexo e amplo na educação. Contudo, todos sabem que é preciso avaliar o desempenho dos alunos para que eles possam dar continuidade nos estudos.
Nesse sentido, as escolas podem contar com as tecnologias que oferecem avaliações e simulados voltados para o Enem e outros vestibulares do país.
Essas soluções são baseadas nas provas oficiais aplicadas, ou seja, funcionam com questões no estilo do Enem, com redação e nota corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), por exemplo.
Além disso, elas também contam com a resolução em vídeo de cada prova e geram um relatório de desempenho sobre cada aluno, que revela em qual assunto eles precisam focar mais.
Dessa forma, os professores não precisam elaborar as provas, pois as questões são feitas por uma equipe de profissionais com experiência na banca oficial do Exame. Com isso, os estudantes continuam seus estudos normalmente, ao mesmo tempo em que praticam as provas mais importantes para entrar em uma instituição de ensino superior.
Esperamos que você tenha entendido qual a importância da tecnologia na educação. Agora, aproveite para conhecer melhor as soluções da Imaginie para instituições de ensino!
Quer melhorar o desempenho escolar dos seus alunos e ter um diferencial no mercado? Conheça as soluções da Imaginie para instituições de ensino!