A escola é um ambiente onde o jovem passa grande parte de seu tempo. Em muito casos, os alunos ficam mais tempo na escola do que na própria casa, principalmente aqueles que estão se preparando para o Enem e demais vestibulares.
A escolha de uma profissão aos 17, 18 anos de idade é uma tarefa que pode exigir muita responsabilidade de alguém que está apenas começando a viver.
Por isso, as escolas devem ser um ponto de apoio, um porto seguro. E para ser esse ponto de apoio, precisam descobrir maneiras de apresentar atividades para orientação profissional para seus alunos.
Pensar em atividades para orientação profissional para os alunos leva tempo, engajamento e planejamento. Sabendo como isso é importante, separamos 8 tipos de atividades que possibilitarão a você ajudar os jovens de sua instituição a começarem a trilhar um caminho para o mercado de trabalho.
1. Leve profissionais de várias áreas para conversar com os alunos
A primeira atividade que separamos para que você consiga ajudar os alunos de sua instituição a pensarem qual profissão seguir é: leve profissionais de diferentes áreas para conversar com os estudantes.
Mobilize toda a comunidade escolar: professores, pedagogos e os próprios alunos a levarem pessoas que admiram e têm como referência de diferentes áreas para contar um pouco sobre sua história de vida e como chegaram àquela profissão, como foi o processo de escolha, como se sentiram tendo que fazer uma opção de curso, com quantos anos decidiram que isso era realmente o que os deixava felizes, entre outras questões.
Essa iniciativa é bastante interessante, já que à medida que os alunos forem tendo contado com profissionais, verão que eles também passaram pelo mesmo processo de escolha, pela ansiedade e medo, que agora os assombram.
É claro que há pessoas que acertaram a profissão que os faria felizes e bem sucedidos de primeira, mas, certamente, haverá várias outras que contarão que mudaram de ideia no meio do caminho, que fizeram mais de uma ou dois graduações, para finalmente encontrarem a profissão certa para eles.
Isso, com certeza, irá acalmar os ânimos dos alunos que vivem uma verdadeira confusão de sentimentos no ano de preparação para a vida acadêmica.
2. Leve a arte para o ambiente escolar
Outra atividade que ajudará na orientação profissional dos alunos de sua escola é a arte.
Muitos alunos querem fazer cursos mais tradicionais, como medicina, direito, engenharias etc., que, geralmente, são os mais concorridos por terem mais prestígio social. Porém, existem alunos que têm aptidões para as artes e nem sempre têm oportunidade de mostrá-las e descobrir profissões nessa área.
Levar a arte para a sala de aula e mesmo para o ambiente escolar como um todo, como os corredores da escola e áreas comuns, é uma maneira bastante interessante de a escola dizer que se interessa por arte, que essa área é tão válida como todas as outras mais técnicas e tradicionais.
Vale investir em todo tipo de arte, como música, pintura, teatro. A promoção de peças teatrais, ou mesmo projetos de pintura, exposição e apresentações musicais podem passar aos jovens a mensagem de que há sim a possibilidade de ter sucesso em áreas artísticas e culturais.
3. Favoreça o diálogo dentro e fora da classe
Estabelecer o debate e favorecer o diálogo dentro e fora da sala de aula é muito importante.
Os alunos devem sentir que podem conversar com os professores, coordenadores e entre si sobre a prova do Enem, sobre o que eles têm sentido em relação à preparação para o Exame e sobre os cursos e universidade que desejam se candidatar.
É necessário que haja uma relação de confiança entre alunos e a escola de maneira geral, para que eles se sintam à vontade para expor questões sobre suas ansiedades e angústias, além de apontar o que gostariam que a instituição fizesse para ajudá-los nessa etapa que é tão decisiva.
4. Leve os alunos a feiras de profissão
Uma outra atividade altamente impactante e que pode auxiliar os alunos a se orientarem profissionalmente são as idas às feiras de profissão e às principais universidades de sua região.
Durante todo um dia, os alunos veem um pouquinho de cada curso oferecido pela instituição, além de conhecer a estrutura da universidade, o que ela proporciona etc.
Essa é uma experiência realmente válida, uma vez que informa e tira os alunos da rotina diária, deixando-os um pouco mais relaxados.
5. Observe e estimule as habilidades individuais de cada aluno
Outra atividade para orientação profissional dos alunos é conseguir enxergá-los de maneira individual. É importante que isso seja feito de maneira institucional e dentro das salas de aula.
Na correria do dia a dia, às vezes, acontece de professores e coordenadores não conseguirem reparar nas particularidades de cada aluno. Porém, é fundamental olhar para cada aluno de maneira mais individualizada, para, assim, conseguir trabalhar suas habilidades individuais.
Os alunos gostam de se sentir acolhidos e notados no meio da multidão. Muitas vezes, um aluno que não se destaca na escola pode se sentir sozinho e desmotivado. Notar suas habilidades, incentivando e mostrando que ele é importante e que com certeza será bem sucedido na área que escolher é um papel da escola, que, como dito anteriormente, deve ser um ponto de apoio para esses jovens.
6. Mantenha os alunos informados sobre o mercado de trabalho
O mercado de trabalho atual está passando por mudanças em decorrência, principalmente, da tecnologia, internet e, especialmente, redes sociais. Muitas profissões podem deixar de existir e outras estão emergindo de maneira bastante rápida.
Vários profissionais estão usando as redes sociais para aumentarem o seu nicho de mercado e é importante manter os alunos informados sobre todas essas questões.
Os famosos instagrammers têm ganhado muito espaço dentro desse novo mercado tecnológico. Várias pessoas de diferentes profissões têm utilizado essa rede social para se destacar.
Há vários profissionais do mercado financeiro, pessoas da área de estética, muitos da área de saúde e educação física, além de vários outros que têm usado o Instagram e aumentado consideravelmente seus rendimentos financeiros.
Por isso, estimule os alunos a sempre procurarem por notícias por todos os meios possíveis e leve a eles informações pertinentes em relação ao mercado de trabalho.
7. Estabeleça parcerias em empresas
Uma outra atividade para orientação profissional possível é encontrar empresas que topem fazer parcerias. Um mercado bem novo e que costuma ser aberto a diálogos é o de startups.
Seria interessante estimular seus alunos a passarem um dia dentro dessas instituições para conhecerem o cotidiano, as situações de interação e um pouco das profissões.
Há startups de vários segmentos e as pessoas que contribuem para as empresas são de profissões distintas, como o marketing, ciência da computação, letras, administração, enfim, os alunos terão contato com várias vertentes profissionais diferentes, o que pode facilitar a tomada de decisão em relação a qual curso escolher.
8. Utilize ferramentas tecnológicas para a orientação
A última ferramenta selecionada para que sua escola consiga auxiliar seus alunos a escolherem uma profissão é a utilização de recursos tecnológicos direcionados à orientação profissional.
Atualmente, existem plataformas online que disponibilizam todo o processo de orientação de maneira bastante prática e detalhada.
Essas plataformas oferecem testes relacionados à personalidade, áreas de interesse profissional etc.; além disso, há também uma entrevista com psicólogos para uma análise mais detalhada dos relatórios emitidos após as respostas dos alunos nos testes.
A escola pode contratar esses serviços para todas as turmas, semestral ou anualmente. O interessante é que isso possibilita o contato dos alunos com profissionais focados em análise vocacional, que podem orientar e tranquilizar os alunos a respeito dessa etapa de escolha que pode ser bastante desgastante.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que as atividades para orientação profissional sugeridas realmente ajudem os jovens de sua escola a não se desesperarem nessa etapa de escolhas. Para ver mais dicas sobre desempenho escolar, gestão e outras questões siga a nossa página no instagram!