Uma das principais metas de praticamente todo planejamento escolar é a captação de novas matrículas. Entra ano, sai ano essa meta sempre está presente. Isso porque o mercado da educação tem se mostrado cada vez mais concorrido e ganhar ou mesmo reter alunos não tem sido uma tarefa assim tão fácil.
O marketing educacional é uma ferramenta pensada para mostrar à comunidade os diferenciais de sua escola e ajudar nessa tarefa de captação e retenção de matrículas ao longo do ano letivo. Mas para que isso seja feito da melhor maneira possível, é necessário entender em que se consiste o marketing educacional e qual a sua importância dentro de sua instituição de ensino.
Nosso objetivo neste artigo é te contar 8 dicas incríveis que vão te ajudar a desenvolver um bom marketing educacional e proporcionar à sua escola o diferencial que ela precisava para se tornar referência. Vamos lá?
O que é marketing educacional?
Quando a sua escola procura passar seus valores morais a pais, alunos e comunidade; quando investe em estratégias para captar e reter alunos ou mesmo quando promove eventos, está lidando diretamente com o marketing educacional.
O marketing educacional é, portanto, uma ponte que busca ligar a escola à comunidade. Seu objetivo é levar a um maior número de pessoas os valores e a missão da escola, bem como a qualidade do ensino que ela oferece, com a finalidade de manter em sua instituição os alunos já matriculados e melhorar cada vez mais o seu nome dentro do mercado educacional.
Por isso, todos os eventos produzidos para aproximar pais, alunos e sociedade à escola, como festas culturais e regionais – quadrilha ou mesmo as feiras de ciência e tecnologia – são consideradas marketing educacional.
Muito bem, agora que você conhece um pouco mais sobre o que é marketing educacional, vamos te contar a importância que ele tem para a sua instituição de ensino. Acompanhe!
Qual a importância do marketing educacional para a sua escola?
O mercado da educação está em constante modificação e fica cada vez mais difícil ser uma escola modelo, se destacar das demais, já que existem muitas instituições que oferecem o mesmo que a sua: uma boa qualidade no ensino.
E a importância do marketing educacional é justamente fazer com que o nome, os valores e a qualidade de sua escola sejam amplamente repercutidos socialmente e que, assim, ela angarie cada vez mais alunos, se tornando destaque em sua região e até no Brasil.
Porém, nem sempre é fácil pensar em boas estratégias para alcançar um bom marketing educacional e é por isso que a seguir vamos te mostrar 8 incríveis dicas que vão ajudar você a desenvolver um excelente marketing educacional.
Confira 8 dicas para desenvolver um bom marketing educacional
Pensando em ajudar você a desenvolver um marketing educacional que seja realmente efetivo, vamos agora te mostrar 10 dicas incríveis. Confira!
1. Invista em marketing digital
A nossa primeiríssima dica para que você desenvolva um marketing marketing educacional é: invista em marketing digital.
O marketing digital é constituído por várias atividades ligadas ao desenvolvimento e propagação de marcas e produtos por vias completamente digitais. Ou seja, a propagando e criação de conteúdo relevante sobre sua escola será feita e divulgado por ferramentas tecnológicas.
As principais estratégias que compõe o marketing digital são: o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Essa estratégia é bem legal e pode aproximar a sua escola dos alunos que a frequentam, já que a geração Z está acostumada a lidar com informações de maneira online. Além disso, ainda vai passar à comunidade em geral a imagem de que sua escola é moderna e engajada em adotar estratégias tecnológicas.
Por fim, as empresas estão cada vez mais se dedicando ao marketing digital pela sua possibilidade de análise de dados e constante melhoria das campanhas realizadas. Atualmente, existem centenas de ferramentas que te ajudam a identificar qual público você quer atingir, se suas campanhas de marketing estão dando certo e o que você pode fazer para melhorá-las no ambiente digital.
2. Conheça o marketing de conteúdo
A nossa segunda dica para te ajudar a desenvolver um bom marketing educacional é: conheça o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é composto por estratégias de propagação de uma marca ou nome pensadas para os meios tecnológicos. A palavra de ordem aqui é: engajamento. Por meio da produção de conteúdos válidos aos alunos, pais e sociedade, a escola busca se potencializar e crescer dentro de seu nicho. Essa é uma estratégia que tem se mostrado cada vez mais eficaz e vale a pena pensá-la para sua instituição.
Então, se você quer que o nome de sua escola ganhe destaque, conheça o marketing de conteúdo e procure investir nele!
3. Descubra quem é o seu público alvo
Não adianta nada adotar medidas de engajamento e produção de conteúdos online se você não sabe quem quer atingir.
E para conhecer o público alvo de sua escola, você deverá olhar para sua instituição e, principalmente, para seu planejamento escolar, e ver qual o perfil das pessoas que mais se matriculam.
Procure criar um perfil para uma pessoa fictícia e vá atribuindo características a essa pessoa.
Primeiro pense se você quer atingir alunos ou pais ou os dois. Suponhamos que você queira atingir os pais ou responsáveis das crianças e jovens. Então, reflita a respeito das seguintes questões:
- “Quem eu quero que matricule seu filho em minha instituição?”
- “Qual a faixa etária dessa pessoa?”
- “Qual a profissão dessa pessoa?”
Depois disso, pense, em realmente criar essa pessoa fictícia e quando for direcionar a ela seus conteúdos, procure tratá-la com pessoalidade, como se a conhecesse, estabelecendo um vínculo, para que ela se sinta à vontade para matricular seu filho em sua escola.
4. Crie mídias sociais e monitorias
Uma outra estratégia que tem surtido efeito é a utilização das mídias sociais para divulgação de sua escola.
Crie uma conta no facebook, no instagram e no linkedin para sua escola e invista em divulgar o nome, a missão, os eventos e as conquistas de sua instituição. Quanto mais seguidores, melhor a sua imagem virtual e, consequentemente, sua imagem real.
5. Descubra os seus brand lovers
Um brand lover é nada mais nada menos que um aluno ou responsável plenamente satisfeito com os resultados que têm tido em decorrência do ensino oferecido pela escola que frequenta.
Uma ótima estratégia para difundir a qualidade de sua escola às pessoas que não a conhecem ainda é conversando com esses alunos sobre a possibilidade de deixar comentários positivos nas redes sociais da escola, dizendo porquê eles acreditam que a instituição os têm ajudado a alcançar bons resultados.
6. Faça um blog para sua escola
A nossa sexta dica que vai te ajudar a desenvolver uma bom marketing educacional é: faça um blog para sua escola.
O blog é um espaço onde você vai poder criar e divulgar artigos relacionados diretamente à sua instituição de ensino e ainda outros assuntos que despertem o interesse dos alunos e pais. De quebra, você ainda trabalha Marketing de Conteúdo!
Você pode abordar questões como quais as profissões do futuro, assuntos relacionados às principais datas do ano para os estudantes que vão prestar vestibular, como melhorar o desempenho nas aulas, além de diversos outros conteúdos interessantes e que gerem o envolvimento dos alunos.
7. Tenha uma newsletter
A nossa sétima dica para que você desenvolva um bom marketing educacional é: tenha uma newsletter.
A newsletter é uma espécie de revista semanal que contém os principais assuntos abordados por você e sua equipe nas mídias sociais e mesmo no blog de sua escola. Ela é legal porque mantém os estudantes de sua escola sempre informados sobre os últimos conteúdos postados e ainda te ajuda a aumentar a quantidade de pessoas interessadas em sua instituição.
O legal da newsletter é que quando você habilita que outras pessoas, além dos estudantes de escola, possam recebê-la, você aumenta o seu mercado, fazendo com que mais pessoas conheçam sua instituição, os professores que a compõem e várias outras informações que atraem novas matrículas.
8. Conheça e utilize ferramentas de SEO
A nossa oitava dica para otimizar o marketing educacional de sua escola é: conheça e utilize práticas de SEO.
SEO (Search Engine Optmization) é um conjunto de práticas e estratégias para melhorar a presença digital de sua escola e aumentar a quantidade de tráfego orgânico que o seu site ou blog recebe.
Existem diversos conteúdos e até mesmo cursos online gratuitos para te ajudar a entender melhor sobre essas estratégias. Não deixe de procurar e se informar!
As ferramentas tecnológicas, como você deve ter reparado, tem muito a acrescentar à educação em vários aspectos, inclusive no marketing educacional. Que tal então dar uma lida em nosso artigo sobre tecnologia e educação e conhecer outros benefícios que ela pode trazer à sua escola?