Em muitos casos, manter os estudantes engajados no conteúdo em uma sala de aula já é um desafio e tanto. Quando se trata de uma aula virtual, então, essa dificuldade pode ser ainda maior.
A boa notícia é que existem centenas de ferramentas gratuitas que você pode utilizar para tornar o ensino online mais atraente e interativo.
Aqui no Blog de Educação da Imaginie nós já falamos sobre o Google Classroom, a plataforma de Ensino a Distância do Google. Hoje vamos falar sobre mais algumas ferramentas que você pode usar para ministrar aulas virtuais que atraiam a atenção dos estudantes. Confira!
1. Zoom
O Zoom é uma plataforma de videoconferência que possui diversas funcionalidades, como:
- reuniões com até 1000 participantes;
- compartilhamento de tela e recursos de colaboração;
- co-anotações e quadro branco;
- gravação em MP4 e MP4A local e em nuvem;
- indicador de atenção;
- agendamento integrado com o Google.
A plataforma pode ser usada para a gravação de videoaulas e para ministrar monitorias online.
Mas como utilizar todas essas funcionalidades?
A Zoom oferece, nos dias úteis e em horários variados, um webinar gratuito (ministrado em inglês) de professores que adaptaram suas aulas presenciais para EAD no ensino fundamental e médio.
As inscrições podem ser agendadas aqui.
2. AVA.MEC
A Plataforma AVA.MEC é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem do Ministério da Educação (MEC) que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos a distância, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional a distância ao processo de ensino-aprendizagem.
Alguns dos cursos da plataforma abrangem muito do que é necessário para o ensino a distância, tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais e Ensino Médio, como: “Introdução ao Pensamento Computacional”, “Tecnologias da Informação e Comunicação” e “Formação do Programa de Inovação Educação Conectada”.
Confira outros cursos onlines e gratuitos da plataforma aqui.
3. Apoio ao professor
O Apoio ao Professor é um programa idealizado pelo Instituto Phorte Educação com o apoio da UNESCO que oferece cursos gratuitos de extensão universitária aos educadores.
Dentre as diversas opções de cursos online e gratuitos para formação continuada de professores, há o curso “Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental”.
Ele é dividido em 4 cursos de 12 horas e destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas, passando pelo seu uso na avaliação escolar e favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula.
São vários módulos e continuidades. Clique aqui para se inscrever!
4. Kahoot!
O Kahoot é um serviço gratuito para computador e celulares Android e iPhone (iOS) que permite estudar a partir de quizzes em que as questões corretas valem pontos.
Dessa maneira, você pode ensinar e reforçar o conhecimento apreendido de uma forma muito mais divertida, sendo uma ótima alternativa para as avaliações tradicionais.
Você pode inscrever-se gratuitamente e criar quizzes para jogos em grupo ou individuais, cronometrados ou não por aqui.
5. Google Earth
O bom e velho Google Earth continua sendo uma das ferramentas mais interessantes para convidar os alunos para uma grande viagem (sem sair de casa!), tornando o aprendizado dos conteúdos de Geografia muito mais interativos!
As imagens aéreas podem ser exploradas por uma visão 3D de todo o globo, em qualquer lugar do mundo.
Convide-os a explorar o próprio bairro pela ferramenta, trocando experiências com os colegas e comparando com outros lugares do mundo, de outros continentes, por aqui.
6. Google Earth – Timelapse
Como o mundo era há 35 anos e como ele é hoje?
O Timelapse é uma ferramenta, dentro do Google Earth, que possibilita uma visão em linha do tempo dos efeitos da globalização e das mudanças climáticas que diversos lugares do mundo sofreram.
Quando visualizamos o estado do Amazonas por lá, por exemplo, conseguimos ver a grande exploração madeireira na Floresta Amazônica ao longo dos anos.
Confira quais lugares do globo você pode explorar ao longo dos anos neste link.
7. Google Arts&Culture
A interdisciplinaridade entre História e Arte é rica e fundamental para todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, não é mesmo?
No Google Arts&Culture, site de informação de arte e cultura do Google, você e os seus alunos podem explorar as obras de arte mais famosas do mundo por suas cores ou, ainda, visualizar fotografias de diversos eventos históricos ao redor do mundo em uma linha do tempo incrível!
Confira por aqui tudo sobre arte e aqui para acessar a galeria de fotos de eventos históricos.
8. O Mapa do Brincar
O Mapa do Brincar é uma iniciativa da “Folhinha”, suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo, que reúne mais de 750 brincadeiras de todo o país.
Cada brincadeira registrada neste site traz a indicação de sua origem. Apesar da maioria das atividades físicas serem realizadas em ambiente externo, existem várias brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa.
Devido à extensão do país e ao rico repertório de brincadeiras das crianças, os alunos podem explorar diversas culturas e ritmos por aqui. É uma ótima alternativa para não perder o ritmo das aulas de Educação Física.
Já sabe como vai começar a aplicar as ferramentas que citamos aqui na aula virtual? Aproveite para conhecer mais sobre o Google Classroom e saiba como otimizar o ensino online!
1 comentário em “8 ferramentas e treinamentos para manter alunos engajados na aula virtual”
Muito Bacana artigo!! Obrigado pela generosidade!!
Eu tenho um mesa digitalizadora XP-PEN Deco 01 V2 ( https://www.xp-pen.pt/product/690.html ) para escrever , e a estylus e precisão dele é ótima.
funciona com o programa OneNote, Word, Acrobat Reader, PowerPoint, entre outros..