Com a pandemia do coronavírus, escolas precisaram se adaptar à nova realidade e professores transformaram sua forma de ensino com videoaulas, transmissões ao vivo e interações pela tela do computador e do celular.
Para alguns educadores, a mudança veio com grandes dificuldades em integrar a tecnologia com a sala de aula. Mas, é preciso pensar em um modelo de ensino híbrido com presença do online e offline e esse é o momento perfeito para começar a adaptar a sua escola.
Confira dicas para preparar as suas videoaulas e manter a rotina escolar:
Como começar suas videoaulas
O primeiro passo é criar novos planos de aula online que sejam compatíveis com a nova realidade dos professores e dos alunos. Trace objetivos para entender o que você espera que a turma aprenda a cada encontro.
Dessa forma, você terá um guia com cronogramas bem definidos para fazer os roteiros das videoaulas. Escreva quais são os principais pontos que devem ser abordados, quanto tempo você quer demorar em cada tópico e não se esqueça de deixar um espaço para dúvidas.
Faça um ensaio
É importante ensaiar marcando o tempo e agindo como se você estivesse realmente gravando as videoaulas. Esse é o momento de se soltar, perder a vergonha e lembrar que do outro lado da tela existem vários alunos precisando de estímulo para se engajar nos conteúdos.
O que eu preciso para gravar videoaulas?
Além de um plano de aula e de roteiros, o professor também precisa de alguns equipamentos. A câmera é o mais importante, mas também pode ser substituída por um celular que grave em Full HD.
Coloque o celular ou câmera em um tripé ou apoiado em um local seguro, sempre na posição horizontal. Escolha um ambiente sem barulhos externos em um horário tranquilo do dia e fale sem pressa. Aproveite esse momento com os seus alunos e nos benefícios das videoaulas.
Não se esqueça também da iluminação: grave suas videoaulas sempre de dia em um cômodo bem iluminado e faça um teste antes de começar.
Outro ponto importante é o cenário. Evite usar muitos objetos e cores fortes para não distrair os estudantes. Escolha uma parede limpa e clara e faça um cenário com livros, lousa, caderno e lembre-se de colocar um copo de água.
Gravei, e agora?
Se as videoaulas foram gravadas, é preciso editar antes de enviar. Escolha o programa mais adequado para você e faça cortes de edição, adicione uma trilha sonora leve, escreva legendas para auxiliar e use efeitos com moderação.
Como enviar videoaulas?
Para enviar videoaulas para os seus alunos, uma agenda escolar é a melhor solução. Na Agenda Edu, os professores podem enviar o link das aulas utilizando a funcionalidade Atividades e anexar também materiais extras e dicas.
É só hospedar o arquivo do seu vídeo em plataformas como Youtube, Google Drive ou DropBox. Depois, copie o link e mande diretamente pela Agenda Edu. Alunos e responsáveis serão notificados e a escola pode controlar quem visualizou a atividade.
Como fazer transmissões ao vivo
Para aulas ao vivo, a Agenda Edu também é uma ótima opção. Com a funcionalidade Eventos, a escola pode criar a data para transmitir uma aula online. A agenda é parceira Google e pode transmitir via Hangout Meet para todos que estiverem conectados.
O aplicativo envia o evento para alunos e responsáveis que podem confirmar sua participação. Além disso, também são enviados lembretes antes da transmissão, garantindo que ninguém vai esquecer de assistir à aula.
A Agenda Edu
Com a Agenda Edu, a escola continua conectada com alunos e famílias para engajar na rotina escolar mesmo a distância. Você pode enviar comunicados, atividades, links de videoulas, fazer transmissões ao vivo, criar canais personalizados de mensagens, gerar pagamentos com cobranças automáticas e muito mais.
A Agenda Edu é a agenda escolar líder de mercado no país, presente em mais de 2 mil escolas e impactando mais de 1 milhão de usuários. Experimente na sua escola gratuitamente por 90 dias.