A realidade educacional mudou muito em decorrência da quarentena do Coronavírus. Se antes a tecnologia era usada apenas como um complemento para a aula tradicional, hoje ela se tornou a peça principal para levar conhecimento aos estudantes.
Mas como essa realidade remota pegou todo mundo de surpresa, é comum ter algumas dúvidas técnicas ou mesmo de como preparar aulas online.
Pensando em auxiliá-lo nesse momento, nós trouxemos 6 estratégias bem interessantes de como preparar aulas na versão online. Para conferir este conteúdo supercontinente em tempos de quarentena é só seguir na leitura! Vamos lá?
6 estratégias de como preparar aulas online
Selecionamos 6 estratégias de como preparar aulas online para você que precisa se adaptar à nova realidade de dar aulas remotamente. Acompanhe!
1. Comece preparando o ambiente
O primeiro que você deve fazer é preparar o seu ambiente de trabalho. Já que você está em casa e isso pode demorar um pouquinho para mudar, pense em fazer uma sala de aula particular.
Procure deixar todos os seus materiais de trabalho ali, como os livros didáticos, seus cadernos, canetas e também os novos materiais que você irá utilizar para dar aulas online.
Veja alguns dos materiais que você precisa possuir em sua sala de aula particular:
- webcam ou câmera filmadora;
- microfone;
- notebook com conexão com a internet;
- fones;
- tripé.
Esses são os principais itens para que você consiga preparar aulas online com qualidade.
2. Pense nos seus alunos e o que os mantém motivados
Outra estratégia interessante de como preparar aulas online é pensar nos seus alunos e o que os mantém motivados em sala de aula.
Pode ser que os estudantes de sua escola se sintam mais desmotivados tendo aulas remotas, afinal, eles também foram pegos de surpresa e precisaram mudar toda a sua rotina do dia para a noite.
Portanto, pense em aulas diferentes, com uma pegada mais descontraída. E para isso você pode pensar em práticas pedagógicas inovadoras e metodologias ativas que façam com que o aluno se torne protagonista em seu processo de ensino aprendizagem.
Veja algumas ideias de metodologias ativas para aplicar com seus alunos:
- Sala de aula invertida;
- Gamificação;
- Seminários e discussões em grupo.
É claro que, por ser uma aula online, algumas adaptações deverão ser feitas, mas é muito possível aplicar essas práticas que colocam os alunos no centro de seu caminho rumo ao conhecimento de maneira remota.
3. Estimule a participação dos estudantes
Estimular a participação dos estudantes também é muito importante. Por isso, pense em preparar aulas que faça com que os alunos interajam entre eles e com você.
Para isso, você pode propor aos alunos que pesquisem um determinado tema antes de dar a aula sobre ele especificamente e, antes do próximo encontro online acontecer, você pode sugerir que eles discutam sobre o conteúdo para você ministrar a aula só depois.
Essa é uma estratégia que fará com que eles se sintam realmente inseridos na aula, o que estimula o interesse.
4. Elabore aulas mais interativas
Na hora de preparar aulas online você pode também utilizar recursos interativos, algo que só a ensino virtual possibilita.
Pense em vídeos para passar aos estudantes e que complementarão sua explicação. Você pode também usar gráficos coloridos, desenhos, imagens animadas etc. Tudo isso deixará a aula interessante e chamativa.
Mas para que funcione corretamente, será necessário verificar tudo antes que a aula comece de fato. Confira se os links funcionam, se o vídeo selecionado é aquele mesmo, enfim, dê uma checada para deixar tudo em pleno funcionamento para a hora da aula.
5. Ensaiar antes também faz parte de preparar aulas online
Ensaiar antes da aula também faz parte de como preparar aulas online.
Você deverá ter selecionado o aplicativo virtual mais adequado ou usar aquele que a escola acredita que seja o melhor.
Mas é necessário que você se adapte a ele e que prepare suas aulas com base em seu funcionamento. Portanto, dê uma ensaiada antes, abra o aplicativo e faça uma aula teste sem que nenhum aluno esteja presente, assim, você verá se precisa ou não adequar algo em seu planejamento.
6. Conte com a ajuda de uma plataforma virtual
Enfim, nossa última estratégia de como preparar aulas online é: conte com a ajuda de uma plataforma virtual.
Atualmente, já existem plataformas virtuais especializadas em oferecer soluções às instituições de ensino. Dentro dessas plataformas, os professores e professoras de português poderão criar atividades de redação, por exemplo, e incluir alunos, dando um prazo máximo para que a tarefa seja feita.
Após ensinar aos estudantes os gêneros textuais, uma boa estratégia é propor atividades online, como a produção de uma redação nos moldes do gênero que eles acabaram de aprender.
As redações dos diferentes gêneros textuais são ótimas alternativas para avaliação na educação de alunos a distância.
Além disso, também é possível aplicar simulados e avaliações!
Esperamos que você tenha gostado das nossas estratégias de como preparar aulas online e que seguindo-as você possa tornar a sua nova realidade um pouco mais fácil. Aproveite para ler nosso artigo sobre 5 atividades online para dar aos seus alunos em tempos de educação remota!