Você sabe quais são os tipos de avaliação formativa? A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos.
Ela é uma alternativa que se contrapõe à avaliação tradicional, uma vez que esta última se apresenta de forma unilateral, voltada à reprodução do conteúdo aprendido e não fornece possibilidades para os alunos apresentarem feedbacks aos professores sobre suas aulas. Dessa forma, ela atribui a eles pouco protagonismo no processo de absorção do conhecimento.
Sendo assim, a avaliação formativa surge com o objetivo de indicar outro paradigma e dar aos alunos o papel de co-autores do seu desenvolvimento.
Neste artigo, vamos apresentar a você as características e 5 tipos de avaliação formativa para você começar a aplicar em sua escola. Confira!
Características da avaliação formativa
Como vimos acima, a avaliação formativa foge do tradicional e traz o aluno para o centro da sua formação. Além dessa característica, a avaliação formativa também apresenta:
- a autoavaliação;
- uma via de mão dupla entre alunos e professores;
- maior engajamento de alunos e professores;
- diferentes modos de avaliação.
Agora que você entendeu o que é a avaliação formativa e suas características, vamos conhecer alguns dos tipos mais utilizados com os alunos.
Tipos de avaliação formativa
Os tipos de avaliação formativa correspondem aos métodos utilizados por essa avaliação, que têm por objetivo mensurar o desempenho escolar dos alunos em determinadas matérias ou por períodos específicos.
A seguir, vamos te mostrar os tipos mais comuns, para que você possa aplicá-los em sua escola.
1. Autoavaliação
A autoavaliação é um dos principais tipos de avaliação formativa. Afinal, como ela é um método avaliativo diferente dos convencionais, ela permite que os estudantes sejam mais ativos em seu processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, eles passam de meros telespectadores a autores de seu próprio caminho rumo ao saber. O fator do protagonismo é muito importante, pois é também um dos principais pilares da Base Nacional Comum Curricular, perpassando a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Logo, essa avaliação permite que os próprios alunos meçam seu aprendizado sobre determinada matéria. E quando eles estão se autoavaliando, também estão praticando a autogestão, organização, disciplina e sinceridade.
Veja um exemplo simples de uma tabela que o aluno pode preencher na autoavaliação:
Quesitos | Razoável | Bom | Ótimo |
Fui assíduo às aulas e atividades propostas | |||
Estudei os conteúdos trabalhados nas aulas | |||
Realizei todas as atividades exigidas | |||
Apliquei os conhecimentos estudados | |||
Relacionei o conteúdo aprendido com outros | |||
Participei das discussões com meus colegas | |||
As atividades foram suficientes para o meu aprendizado | |||
A explicação do professor ajudou a entender o conteúdo | |||
Tive facilidade em aprender: | |||
Tive dificuldade em aprender: | |||
O que acho que posso melhorar: |
2. Testes tradicionais
Os próprios testes tradicionais também podem ser utilizados como tipos de avaliação formativa.
No entanto, eles serão mais que meras provas tradicionais, já que pelo método de avaliação formativa o erro é parte do processo e não uma falta grave.
3. Seminários
Os seminários também fazem parte dos tipos de avaliação formativa e promovem a autonomia e protagonismo dos estudantes.
Essa é uma metodologia ativa e faz com os alunos manifestem sua opinião sobre determinado assunto em sala de aula. Mudando o cenário de professor detentor de todo o conhecimento para alunos expressando e dividindo o que sabem.
Geralmente, nesse tipo metodologia, os professores fazem um círculo na sala e avaliam a participação de cada um na discussão do conteúdo proposto. Essa estratégia é bastante interessante e se adequada muito bem à participação ativa dos estudantes durante as aulas. Inclusive eles também podem ser feitos nas aulas online, dividindo os alunos em duplas, trios ou grupos.
Veja o exemplo de um roteiro para realizar um seminário com os alunos:
- A apresentação do grupo, deve ter entre 30 a 45 min;
- Deve ser apresentado um com a ideia central do tema a ser debatido. O texto deve ser entregue para a turma e para o professor;
- Durante o seminário, o grupo deverá apresentar o autor do texto e seu contexto;
- Apresentar as referências teóricas presentes no texto (que se relacionem com a linha acadêmica do autor);
- Sintetizar o argumento central do texto;
- Analisar criticamente as ideias levantadas;
- Apontar eventuais autores que debatam com o autor escolhido.
4. Simulados
Os simulados também se encaixam nos tipos de avaliação formativa. Eles servem não apenas para avaliar, mas também para preparar os alunos para um exame ou prova específicos.
Existem muitos formulários e sites que permitem anexar questões para realizar os simulados, porém isso demanda muito tempo e esforço dos professores que não possuem tempo suficiente para realizar isso.
Contudo, atualmente existem simulados online do Enem, que servem como alternativas para estudantes no Ensino Médio se prepararem melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio. Inclusive, algumas plataformas online possuem simulados do Enem com questões totalmente inéditas que seguem 100% as diretrizes do Exame oficial.
5. Trabalhos em grupo
Os trabalhos em grupo fomentam a curiosidade e protagonismo dos estudantes. Por isso, eles também estão dentro dos tipos de avaliação formativa.
Um fator interessante é que, em grupo, os estudantes aprendem a lidar com opiniões distintas até chegarem a um consenso ou não, mas o importante é que o trabalho possibilite o tratamento com a diversidade.
Veja o exemplo de como mediar um trabalho em grupo com os alunos:
- Incentive a todos os integrantes estarem juntos até o final, auxiliando e apoiando os colegas;
- Explique que eles podem pedir ajuda quando não entenderem algo;
- Oriente para que eles expliquem o que e como pensam sobre algum tema, defendendo suas ideias de modo fundamentado;
- Promova a autonomia e ofereça condições para que os estudantes possam atuar por si mesmos;
- Mostre o planejamento: o que eles devem fazer, quais tarefas precisam resolver primeiro etc.
Agora que você já sabe os tipos mais comuns de avaliação formativa, vale ressaltar que ela pode ser feita por cada atividade ou por cada unidade trabalhada com os alunos.
Também pode ser feita em blocos, separando os assuntos como autoavaliação do aluno, avaliação do processo de ensino aprendizagem ou avaliação do professor dependendo do objetivo pedagógico desejado.
Esperamos que você tenha gostado de saber alguns tipos de avaliação formativa. Aproveite para ler nosso artigo sobre como fazer uma avaliação de desempenho escolar para alcançar um melhor desempenho dos alunos!
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