A vida corrida e o excesso de informação provocam impactos na sociedade de um modo geral, e na educação não é diferente. Nesse cenário, estratégias como o microlearning, ou micro aprendizagem, surgem como solução para os problemas de uma geração hiperconectada.
Neste artigo, vamos entender o que é microlearning e quais são os seus benefícios na educação básica.
O que é microlearning?
Microlearning é um método de aprendizado que acontece em pequenas atividades realizadas em um curto espaço de tempo.
Na prática, consiste em pedaços de conteúdo que podem ser consumidos em poucos minutos, focados em um objetivo de aprendizagem específico.
O conceito surgiu na década de 1960, mas passou a fazer parte do dia a dia da educação a partir dos anos 1990, com a presença maior de ferramentas digitais no cotidiano.
Hoje, o microlearning está presente nas escolas e na formação profissional de muitos segmentos do mercado, com seu uso difundido principalmente em aplicativos para smartphone.
Qual é o objetivo do microlearning?
O microlearning tem o objetivo de ajudar a compreensão dos alunos sobre os tópicos que eles realmente precisam aprender.
O foco é conduzir as atividades em objetivos de aprendizagem específicos, evitando que o estudante perca tempo com os assuntos que já conhece.
Isso não significa utilizar menos conteúdo, ou fazer “cortes” na matéria, mas sim tornar a aprendizagem mais eficaz e de fácil compreensão para quem estuda.
Quais são os benefícios do microlearning?
Os estudantes usam o celular para muitas atividades no dia a dia, e ao competir com a tecnologia, a escola se vê em desvantagem.
Com atividades que cabem com maior facilidade na rotina das pessoas, o microlearning se torna uma solução para os problemas de uma geração cada vez mais conectada.
Saiba Mais >> Mobile Learning e como a conectividade pode aumentar a aprendizagem
Integrar ferramentas digitais à educação é uma forma de levar o ensino para o ambiente em que o aluno se sente mais confortável, e obter melhores resultados no engajamento.
Entre os benefícios do microlearning, podemos destacar:
- Melhora a retenção: é sabido que, após aulas expositivas longas, nosso índice de retenção de conteúdo é baixo. Limitando o conteúdo para informações curtas e úteis para a aplicação de atividades práticas nos momentos síncronos de aula, nosso cérebro assimila melhor o conhecimento.
- Alunos mais engajados: o estudante que gosta do que faz é mais engajado, e engajamento traz melhores resultados de aprendizagem.
- Fácil memorização de conceitos: Ao trabalhar com objetivos específicos, o microlearning permite que os conteúdos sejam absorvidos de forma mais objetiva.
- Ensino personalizado: o conteúdo do microlearning pode ser direcionado de forma personalizada para atender as dificuldades individuais dos alunos.
- Conteúdo acessível: o microlearning usa aplicativos e ferramentas que podem ser acessados em qualquer lugar, e até mesmo durante intervalos de atividades.
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Quando não usar microlearning?
Apesar de ser um método de ensino com eficácia no engajamento dos estudantes, o microlearning não é recomendado para todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem.
O microlearning não permite uma visão ampla do conteúdo, focando em objetivos específicos e conceitos básicos.
Determinados tópicos exigem um maior aprofundamento, e cabe ao professor administrar o tempo necessário em cada um deles.
Além disso, o microlearning não é indicado como uma estratégia de ensino individualizada, mas como um complemento ao aprendizado do aluno.
Como aplicar o microlearning na escola?
Microlearning não é dividir matérias extensas em pequenos pedaços. É um método de entrega de conteúdo que tem o objetivo de otimizar o tempo e garantir resultados eficazes.
Na micro aprendizagem, as atividades devem ser apresentadas como parte de uma estratégia de ensino completa. Por isso, o aluno deve receber uma visão geral do conteúdo, para que desenvolva autonomia no processo.
A palavra-chave para adotar o microlearning é planejamento. O primeiro passo é definir quais são os objetivos que serão alcançados com as atividades.
Depois, o tema geral deve ser fragmentado em pequenas partes do conteúdo. A forma como o material será entregue deve ser avaliada para que as informações sejam apresentadas de forma eficaz e objetiva.
É importante oferecer um conteúdo diverso, utilizando formatos como vídeos, podcasts, textos de diferentes gêneros textuais e jogos educacionais.
Ofertando materiais diferentes, o microlearning tem o poder de atingir pessoas com estilos de aprendizagem distintos e contribui para a personalização do ensino.
Além do conteúdo, o conhecimento deve ser aplicado imediatamente, com atividades que transfiram o aprendizado para outros contextos.
Tutoria digital e microlearning: atividades complementares para um aprendizado completo
Embora o objetivo do microlearning seja trabalhar conceitos de forma simplificada, dúvidas ainda podem surgir durante o processo.
Em modelos remotos de ensino, o acesso ao professor é mais restrito, e ferramentas como a tutoria digital podem ser um complemento ao método de micro aprendizagem.
O estudante não precisa marcar hora, e pode acessar facilmente a solução para as suas dúvidas através do aplicativo ou do computador.
A ferramenta oferece uma experiência de aprendizagem personalizada nas áreas de português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, inglês e espanhol, sociologia e filosofia.
Conclusão
A micro aprendizagem é uma aliada importante para aumentar o engajamento e potencializar o aprendizado em sala de aula. Seu formato permite que o ensino aconteça de forma objetiva e prática, tornando a educação mais acessível e inclusiva.
O método deve ser considerado parte de uma estratégia de ensino ampla e integrada com outras metodologias, como modelos de ensino híbrido que utilizam a tecnologia na educação.
Este post foi feito pela TutorMundi, parceira da Imaginie.