O Enem é um vestibular que exige muito conhecimento acadêmico e preparo emocional. Portanto, criar um planejamento pedagógico voltado para o Exame é uma boa indicação de como ajudar os alunos antes do Enem.
Você sabe que é muito importante destacar a sua escola entre tantas instituições de ensino no mercado, certo? Com isso em mente, você também deve imaginar que o bom desempenho dos seus alunos no vestibular é uma forma de se sobressair.
Desde 2005, o Ministério da Educação (MEC) divulga um ranking de escolas que se baseia nas notas alcançadas pelos alunos de cada instituição. Essa investida aumentou a competitividade entre escolas no mercado, o que fez diferentes gestores buscarem formas de melhorar o rendimento do corpo estudantil.
Como mencionamos, criar um planejamento específico para o Exame é uma ótima forma de garantir o sucesso dos discentes. Para saber como fazer o melhor planejamento possível e como ajudar os alunos antes do Enem, continue a leitura até o final!
Na prática: como ajudar os alunos antes do Enem?
Antes de pensar em iniciativas focadas no Enem, a equipe responsável pelo planejamento pedagógico anual (diretor, coordenadores pedagógicos e professores) deve ter conhecimento sobre o objetivo da prova.
Quanto ao objetivo do Exame, sabe-se que o Enem avalia a capacidade para resolver problemas a partir de diferentes conhecimentos. Algumas das competências exigidas na prova são: interpretação textual, memorização de conceitos, raciocínio lógico, atualidades e associação entre diferentes teorias.
Nesse sentido, o planejamento pedagógico da sua escola deve contar com atividades que possam aprimorar habilidades interpretativas, projetos interdisciplinares, oficinas de raciocínio lógico e simulados. Todas essas atividades devem ser divididas ao longo do ano, com recursos e finalidades estipulados ainda no planejamento.
Além de considerar a parte mais “técnica” do preparo, antes de fazer o planejamento pedagógico, a equipe responsável deve considerar o estado emocional dos alunos. Isso porque, muitas vezes, o maior empecilho dentro de sala não é o conteúdo em si, e sim, problemas familiares e outros tantos.
Em suma, para elaborar um planejamento com ações assertivas, a equipe pedagógica da sua escola deve conhecer o objetivo do Enem, mas também a realidade da instituição, das turmas e dos alunos.
Confira 9 dicas para ajudar os alunos antes do Enem
Agora, vamos às dicas para você saber como ajudar os alunos antes do Enem. Continue!
Formação humana
O principal foco das instituições de ensino deve ser a conscientização sobre os direitos de cada aluno enquanto pessoa humana. A equipe pedagógica da sua escola não pode reduzir as individualidades dos alunos às notas alcançadas em sala de aula e deve tratar a todos com dignidade.
Para estimular a aprendizagem efetiva, em vez de desencorajar os alunos por causa de algumas notas baixas, a escola deve mostrar a utilidade das habilidades e dos conteúdos trabalhados. Assim, os alunos vão encontrar mais motivação, um fenômeno que também contribui muito para a preparação de cada um, como você pode conferir abaixo.
Motivação
A nossa próxima dica sobre como ajudar os alunos antes do Enem é desencadear reações positivas. Entre as iniciativas que você pode aplicar na sua escola, destacamos três: explicar como o treino pode aumentar a compreensão sobre o conteúdo, ressaltar aspectos práticos das aulas e valorizar o aluno.
Habilidades de interpretação textual
Já mencionamos aqui que a interpretação textual é uma das competências exigidas pelo Enem. Por isso, as escolas devem investir em algumas ações, como eventos de leitura, acesso a bibliotecas e ambientes confortáveis para leitura.
Com esse estímulo, a sua escola vai dar vantagem aos alunos em todas as questões do Exame, pois todos os problemas apresentados precisam ser interpretados. Aqui, vale ressaltar a importância de atividades interdisciplinares para mostrar que as técnicas de interpretação devem ser aplicadas a assuntos diversos.
Gestão de tempo
Todos sabem que a prova do Enem é cheia de questões extensas e ainda conta com uma redação, o que torna a dinâmica do Exame muito cansativa. Quanto ao tempo de realização, sabemos que a prova é dividida em duas tardes.
Por esse motivo, os alunos precisam administrar o próprio tempo com base em facilidades e dificuldades encontradas em cada disciplina. Em outras palavras, é importante calcular o tempo necessário para realizar cada questão, levando em consideração seus pontos fortes e fracos.
Uma ação que ajuda muito nesse sentido é a aplicação de simulados, sobre os quais vamos falar mais a seguir. Para entender a importância da aplicação regular de simulados na sua escola, basta continuar a leitura.
Aplicação de simulados
Os simulados ajudam a preparar diversos aspectos, porque têm as mesmas características da prova oficial. Nesse sentido, ao aplicar simulados, a sua escola vai dar condições reais para os alunos se acostumarem com as questões e com o tempo do Enem.
Assim sendo, os simulados proporcionam benefícios para os dois lados. Com esses testes, os alunos aprendem a administrar o tempo da prova e identificam fraquezas em algumas áreas, o que leva a um novo planejamento e rotina de estudos. Para os alunos, a aplicação de simulados também é positiva em termos de preparo emocional.
Sobre os benefícios para as escolas, queremos ressaltar a possibilidade de identificar os resultados alcançados por metodologias pedagógicas. Isso significa que, ao optar pelos simulados, a sua escola vai ter mais noção da eficácia proporcionada pelo planejamento anual e vai ter como sugerir mudanças, se necessário.
Na Imaginie, você encontra uma ótima opção para aplicar simulados na sua escola: a Imaginie Avaliações, uma plataforma de criação e correção de provas. Essa plataforma oferece quatro simulados nos mesmos moldes do Enem, com correção pelo mesmo método utilizado no Exame (TRI), além de dados sobre o desempenho dos alunos.
Refação de exercícios passados
Uma outra dica sobre como ajudar os alunos antes do Enem é refazer exercícios de edições passadas em sala de aula. Ao percorrer o caminho de uma determinada questão com os discentes, além de familiarizar os alunos, o professor vai dar condições para que eles refaçam as questões sozinhos depois.
Acompanhamento
Ao implementar as ações mencionadas acima, é natural que a equipe pedagógica identifique dificuldades em alguns alunos. Nesse contexto, as instituições de ensino devem esclarecer que é normal ter mais facilidade com uma determinada matéria, e não com outras. Além disso, vale apostar em abordagens diferenciadas no planejamento pedagógico.
Incentivo à expressão e ao debate de opiniões
A nossa última dica sobre como ajudar os alunos antes do Enem é especialmente importante para a elaboração da redação. Para apresentar bons argumentos no texto, os alunos precisam de um bom repertório sociocultural.
Portanto, as instituições de ensino devem incentivar a leitura para estimular técnicas de interpretação, como já mencionamos. Mas também para estimular a escrita e a busca por conhecimentos sobre os mais variados assuntos.
E por falar em redação, uma das principais dicas para garantir o melhor resultado possível dos seus alunos no texto do Enem é incentivar o treino constante. Pensando nisso, a Imaginie oferece um pacote de correção online na plataforma Imaginie Redação. Nessa plataforma, os alunos têm acesso a diferentes temas e recebem feedbacks completos, videoaulas e relatório de desempenho.
Confira algumas dicas para curto prazo
Além de todas as ações que destacamos acima, há outras dicas que você pode implementar com os seus alunos, quando o Enem estiver próximo.
Confiança
O ano de preparação para o vestibular é um dos mais desgastantes na vida dos alunos. Há muita pressão relacionada a escolhas profissionais e uma rotina intensa de estudos. Por isso, as escolas devem investir em atividades que possam relaxar os alunos.
Além de reduzir a ansiedade e aumentar a confiança dos alunos, com algumas gincanas esportivas, por exemplo, as escolas aumentam o nível de interação entre colegas de classe. Isso também é positivo, porque possibilita um momento de descontração em meio aos acontecimentos acelerados do ano.
Mente e corpo sãos
Para ajudar os alunos na hora do Enem, também é importante que as escolas ensinem a controlar a ansiedade. Entre as possibilidades encontradas para resolver esse problema, destacamos os exercícios de meditação e o apoio direto aos alunos, que, muitas vezes, só querem ser ouvidos.
Alimentação saudável
Em ano de vestibular, alguns alunos se alimentam mal devido à tensão causada pelo Enem, o que prejudica a saúde e o preparo para a prova. Por isso, as escolas devem reforçar a necessidade de uma alimentação saudável, além de destacar que eles não devem comer alimentos de difícil digestão na hora H.
Descanso
Enfim, queremos destacar a nossa última dica para o curto prazo. De nada adianta passar horas e horas estudando, se o tempo destinado ao sono não for suficiente. Pesquisas apontam que os alunos alcançam melhores resultados quando conciliam uma boa rotina de estudos com uma boa rotina de sono.
Se você gostou das nossas dicas sobre como ajudar os alunos antes do Enem, que tal conferir o nosso artigo sobre a importância dos simulados na reta final para o Exame?
[E-book Gratuito]
Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem? Veja as dicas que preparamos para você neste e-book!