Você sabe o que é gamificação? Essa prática diz respeito ao uso de elementos identificados nos jogos em diferentes contextos, como a sala de aula. Mas como aplicar a gamificação na educação?
Alguns exemplos envolvem a utilização de pontuação, ranking e medalhas, elementos que motivam mais os alunos e aumentam o engajamento deles nas atividades propostas. Isso acontece porque os componentes presentes nos jogos têm um poder de atração muito grande!
Para entender melhor como funciona uma experiência gamificada em sala de aula e como aplicar a gamificação na educação, basta continuar a leitura. Aproveite este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é gamificação na educação?
Antes de conhecer experiências gamificadas, é necessário que você entenda, de fato, o que é, como funciona e por que aplicar a gamificação na educação.
Então vamos lá! O que isso representa na prática?
Bom, a gamificação aplicada ao processo pedagógico significa implementar lógica, regras e design de jogos eletrônicos e analógicos para transformar a sala de aula em um espaço mais lúdico e atrativo.
Conhecida como uma metodologia ativa, a gamificação tem potencial para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e aumentar o engajamento dos alunos, transformando-os em agentes do próprio desenvolvimento.
Quando os professores proporcionam experiências gamificadas, a sala de aula se torna um ambiente mais atraente e desafiador. Nesse sentido, algumas vantagens são identificadas, como aumento da participação, incentivo à criatividade, melhoria na autonomia, diálogo e resolução de problemas.
Quais os benefícios da gamificação nas escolas?
Ao associar conteúdos programáticos a diferentes desafios e missões, os professores colaboram para a construção de um ambiente que proporciona uma série de benefícios aos alunos, como mencionamos acima.
Abaixo, você pode conferir, com detalhes, cada um dos benefícios possíveis com a gamificação nas escolas:
Aumenta o interesse
Como a maior parte dos alunos já está familiarizada com a dinâmica dos games, uma experiência gamificada tem mais chance de prender a atenção em sala de aula, especialmente em um contexto no qual as metodologias tradicionais são questionadas.
Em outras palavras, é muito mais fácil transmitir um determinado conteúdo por meio de desafios e missões. Isso porque a busca pela recompensa final faz os alunos saírem da zona de conforto para encarar todas as etapas da atividade, o que aumenta o interesse pela matéria.
Aumenta o engajamento
Por alterar as dinâmicas de aprendizagem em sala de aula, além de contribuir para aumentar o interesse dos alunos pelas disciplinas curriculares, a gamificação na educação aumenta o engajamento e a participação dos estudantes.
Isso se explica pela aproximação com o universo dos jovens e pelo fim do ambiente “encaixotado”, no qual a aprendizagem não é prazerosa, mas uma obrigação.
Diante de missões desafiadoras, até mesmo os mais tímidos dos alunos sentem motivação para participar e cumprir as etapas estabelecidas no projeto. Tudo isso em função das sensações de prazer, felicidade e leveza proporcionadas pela “brincadeira”!
Desperta a curiosidade
Você já sentiu curiosidade por alguma novidade? Aposto que sim!
Na sala de aula, não é diferente. Quando os professores apresentam dinâmicas inovadoras e criativas, como um jogo, a curiosidade dos alunos é acionada.
Esse é um fator que também contribui para o engajamento nas atividades propostas, levando em conta que os alunos tendem a cumprir cada tarefa estabelecida para desvendar seus enigmas.
Quebra de objeções
No formato tradicional de ensino, os professores são os únicos responsáveis pela construção do conhecimento. Por isso, muitas vezes, os alunos se sentem desmotivados, especialmente quando precisam aprender um assunto mais complexo.
Mas não se preocupe! Quando os professores utilizam as dinâmicas dos games, tudo muda! Com a implementação de um jogo no processo de ensino-aprendizagem, os alunos recebem diferentes estímulos, enquanto fazem a assimilação de um determinado conteúdo.
Nada melhor do que oferecer experiências inovadoras e criativas para desmistificar a ideia de que a escola é um ambiente chato e monótono, hein? Isso, definitivamente, é essencial para mudar a concepção dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem!
Aplicabilidade em todos os níveis de ensino
Mais uma questão interessante é que a gamificação pode ser usada para o ensino de qualquer idade. Não importa se você leciona para a educação infantil ou para o ensino médio, saiba que essa metodologia se aplica muito bem a diferentes realidades. Basta conhecer o perfil de cada turma!
Na prática: como aplicar a gamificação na educação?
Depois de ter aprendido um pouco sobre experiências gamificadas, você deve estar se questionando sobre como aplicar a gamificação na educação. Na prática, como é possível fazer isso?
Deixa que a gente explica!
Como você sabe, a gamificação se aplica a todos os níveis de ensino. Mas não para por aí! Essa metodologia também pode ser usada para ensinar todas as disciplinas presentes no currículo escolar. Bem abrangente, né?
Para criar experiências gamificadas, você só deve ter em mente que há uma série de técnicas disponíveis, como o storytelling.
Pensando nisso, reunimos as principais estratégias para transformar a sala de aula em um ambiente mais atraente. Confira abaixo:
Storytelling
A primeira dica sobre como aplicar a gamificação na educação é investir na contação de histórias.
Do inglês storytelling, a contação de histórias serve para ambientar os alunos no contexto de uma determinada disciplina. Essa técnica ajuda a soltar a imaginação e despertar o interesse pela atividade proposta.
Avatar
Os avatares representam personagens dentro de um jogo específico. Nesse sentido, para incentivar a imersão, é possível pedir para os alunos criarem representações de si, fazendo uso de elementos presentes no conteúdo da disciplina em questão.
Desafios e missões
A próxima dica sobre como aplicar a gamificação na educação é criar desafios e missões, sempre relacionados ao conteúdo estudado.
Dentro de um jogo, não há nada mais motivador do que a possibilidade de vencer desafios e completar missões que podem levar os jogadores para a fase seguinte. Na sala de aula, essa dinâmica é muito importante para manter o engajamento dos alunos nas atividades.
Aqui, queremos destacar a importância de demonstrar progressão, ou seja, deixar claro que os alunos estão avançando no jogo e na busca pelo conhecimento.
Recompensas
Outra dica valiosa para manter o engajamento dos alunos nas atividades propostas em sala de aula é oferecer recompensas. Para tanto, basta criar um sistema de bônus ou pontuação que ofereça algumas vantagens.
Esse momento também deve ser separado para dar feedbacks aos alunos, que precisam saber onde estão acertando e onde estão errando.
Dessa forma, a cada ação positiva, é possível oferecer medalhas, adesivos, carimbos, avançar no ranking de melhores colocados etc. Lembre-se apenas de atribuir valor a cada recompensa conquistada, como ponto extra na média final.
Competição
Além de todas as dicas que apresentamos até aqui, outra sugestão sobre como aplicar a gamificação na educação é incentivar a competição saudável.
Nesse sentido, indicamos a realização de desafios específicos entre os alunos, pois a busca pelo primeiro lugar pode melhorar o desempenho do aprendizado, assim como acontece em um torneio e outras competições.
Jogos eletrônicos e de tabuleiro
Vamos à última dica sobre como aplicar a gamificação na educação: os famosos videogames e jogos de tabuleiro. Seja de forma analógica ou virtual, o uso desses jogos em sala de aula proporciona diversão, emoção e aprendizado.
Em relação aos jogos de tabuleiro, destacamos a possibilidade de desenvolver, em sala de aula, um tabuleiro do zero. Assim, é possível criar jogos 100% personalizados, desenvolvidos para todos os estudantes da turma, com base no conteúdo estudado.
Agora que você já sabe como aplicar a gamificação na educação, que tal aprender sobre as metodologias ativas segundo a BNCC? Aproveite a leitura do nosso próximo artigo para entender melhor o que são metodologias ativas!
[Infográfico Gratuito]
Quer trazer a tecnologia para dentro da sala de aula de maneira prática e enriquecedora? Conheça 3 práticas de ensino híbrido para aplicar na sua escola.