A educação interativa é uma metodologia que faz uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Essa metodologia possibilita novas formas de aprendizado, que promovem um ensino mais individualizado e coerente com as necessidades de cada aluno.
Como o próprio nome sugere, a educação interativa tem como objetivo incentivar a interação entre os alunos e as novas ferramentas tecnológicas. Dessa forma, é possível aumentar o interesse da classe pelos estudos, pois os discentes ganham protagonismo no próprio desenvolvimento.
Para saber mais sobre o assunto, siga a leitura até o final! Você vai entender, com mais detalhes, o que é educação interativa e por que aplicá-la na sua escola. Aproveite!
O que é educação interativa?
Em um cenário com tantas mudanças e inovações tecnológicas, as escolas precisam encontrar formas de prender a atenção dos alunos. O modelo convencional de ensino já não é uma opção, pois não corresponde às novas necessidades dos educandos.
Assim, surge a educação interativa: uma metodologia capaz de transformar a formação dos alunos por meio de tecnologias e mudanças na relação professor-aluno. Com esse método, os estudantes ganham mais autonomia no processo de ensino-aprendizagem, enquanto os professores atuam apenas como mediadores do conhecimento.
Nesse sentido, o professor deve utilizar as tecnologias, como recursos audiovisuais, para levantar questionamentos por parte dos alunos. Já os discentes têm a oportunidade de aprender no próprio ritmo, ao contrário do que acontece na sala de aula tradicional, onde cada aluno deve acompanhar o ritmo da turma.
Mas atenção: a educação interativa não diz respeito apenas ao uso tecnológico. Embora ela tenha surgido por causa das novas tecnologias, há outras atividades que garantem uma participação mais ativa dos alunos, como os passeios a teatros e museus.
Quais as vantagens da educação interativa?
Além de proporcionar um ensino mais individualizado e personalizado, a educação interativa oferece outras vantagens, como você pode conferir abaixo:
Dá mais autonomia
Como a educação interativa pressupõe a participação ativa dos alunos, eles precisam, de fato, se engajar em busca de alguma solução. Assim, os discentes se desenvolvem por conta própria, o que fortalece a autonomia e ajuda na tomada de decisões.
Desenvolve o raciocínio
Ao promover a participação ativa dos alunos, consequentemente, o ensino interativo promove desenvolve a capacidade de raciocínio. Isso porque os discentes precisam ter pensamento lógico e diferenciado para resolver as atividades propostas em sala.
Aumenta a criatividade
Além de garantir mais autonomia e desenvolver o raciocínio lógico, as aulas interativas quebram o padrão que pode ser identificado no modelo convencional de ensino: marcado por conteúdos pré-estabelecidos e pelo controle do professor.
Quando os papéis se invertem, a criatividade dos alunos é incentivada. Isso porque as novas tecnologias oferecem inúmeras possibilidades ao processo de ensino-aprendizagem. Na busca por respostas e soluções para as atividades propostas, o pensamento diferenciado é o grande responsável pelas novas ideias.
Aumenta o interesse pelas disciplinas
Outra grande vantagem do ensino interativo diz respeito ao interesse dos alunos pelas disciplinas. No modelo convencional de ensino, os educandos encontram muita dificuldade para se concentrar e pouco (ou quase nenhum) interesse pelas matérias.
Já nas aulas interativas, o cenário é bem diferente. Ao possibilitar o protagonismo dos alunos, o novo modelo de ensino consegue captar melhor a atenção deles, o que aumenta a motivação e o interesse pelas disciplinas. Consequentemente, há um efeito positivo em relação ao aprendizado dos discentes.
Desperta a curiosidade
No mesmo sentido do ponto levantado acima, uma outra vantagem de oferecer dinâmicas interativas para os alunos é despertar a curiosidade deles. As novas tecnologias aumentam a curiosidade em relação ao conteúdo apresentado porque utiliza uma linguagem mais comum aos alunos, como a gamificação.
Promove a multidisciplinaridade
A educação interativa também proporciona multidisciplinaridade, pois possibilita a junção entre conceitos de diferentes áreas em uma mesma atividade. Mais do que promover o ensino integrado, essa metodologia explora habilidades únicas e essenciais para o mercado de trabalho, como veremos mais adiante.
Desenvolve novas habilidades
Uma das maiores vantagens proporcionadas pela educação interativa é o desenvolvimento de novas habilidades. Por oferecer ambientes de ensino mais dinâmicos, essa metodologia abrange novos conhecimentos e competências, como facilidade para lidar com soluções tecnológicas e trabalho em grupo.
Facilita o acesso ao mercado de trabalho
A última vantagem do ensino interativo que queremos ressaltar tem muito a ver com o desenvolvimento de novas habilidades. Estamos falando do acesso ao mercado de trabalho!
Sim, dinâmicas interativas facilitam o acesso dos estudantes ao mercado de trabalho. Isso porque elas possibilitam a formação de alunos completos, atualizados, especializados e com habilidades correspondentes às expectativas do mercado, como bom uso de ferramentas tecnológicas e cooperação.
Além disso, os alunos adquirem uma grande capacidade lógica, que os ajuda a enfrentar diferentes situações, compreender informações e tomar boas decisões.
Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você entender a importância da educação interativa. Agora, que tal aprender como funciona o ensino híbrido?
[E-book Gratuito]
Entenda o que é ensino híbrido, seus benefícios e como aplicar na prática!