Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda quais são as habilidades da BNCC para cada etapa da educação básica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Base Nacional Comum Curricular é um documento muito extenso e que determina como deverá ser o currículo de cada etapa da Educação Básica. 

É, portanto, um documento que deve ser analisado aos poucos e com o devido cuidado, já que determinará o futuro dos alunos de sua escola.

Pensando nisso e sabendo o quanto este documento pode gerar dúvidas, vamos neste artigo te contar especificamente sobre as habilidades da BNCC para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. 

Pronto para muito conteúdo? Então, se ajeite na cadeira e tenha uma boa leitura! 


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC na educação infantil

Para tratar das habilidades da BNCC, vamos começar te mostrando o que determina a BNCC educação infantil. Mas antes temos que te contar que, ao invés de habilidades, a educação infantil conta com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Isso porque as crianças que tenham faixa etária que vai de 0 até 5 anos e 11 meses de idade irão aprender e se desenvolver por meio de campos de experiência e não por meio de disciplinas e áreas do conhecimento como o ensino fundamental e médio. 

Então, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento correspondem às habilidades da BNCC, respeitadas as diferenças etárias e de maturidade. 

Pois bem, veja então quais são os campos de experiência da BNCC, depois vamos te mostrar quais os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e explicar o que e como eles funcionam.

  • Campos de experiência: 
    • o eu, o outro e o nós;
    • corpo, gestos e movimentos;
    • traços, sons, cores e formas;
    • escuta, fala, pensamento e imaginação;
    • espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Para cada um destes campos há, então, diferentes objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Veja isso melhor no quadro exemplo a seguir:

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI01TS01)

Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI02TS01)

Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

(EI03TS01)

Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Como é possível observar no exemplo acima, cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico e corresponde a uma faixa etária diferente. Para cada faixa etária há, pelo menos, 3 diferentes objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

A seguir, vamos te mostrar como é feita a composição alfanumérica desses objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para que você os entenda melhor:

Tomemos como exemplo o EI02TS01: 

  • o primeiro par de letras: EI, corresponde a etapa da Educação Infantil; 
  • o primeiro par de números: 02, corresponde ao grupo, que é definido pela faixa etária das crianças: 01 = Bebês (zero a 1 ano e 6 meses), 02 = Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), 03 = Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses);
  • o segundo par de letras: TS, diz respeito ao campo de experiências específico a ser trabalhado: EO = O eu, o outro e o nós, CG = Corpo, gestos e movimentos, TS = Traços, sons, cores e formas, EF = Escuta, fala, pensamento e imaginação, ET = Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
  • por fim, o último par de números: 01, corresponde ao número sequencial da habilidade dentro da quantidade de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que existem para cada campo de experiência, grupo e faixa etária.

Bom, como mencionamos, há para cada campo de experiência ao menos 3 objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. A seguir, vamos mostrar alguns deles para você.

[Modelo Gratuito]

Você sabe como utilizar a BNCC na área de linguagens? Entenda tudo sobre esse assunto neste modelo de planejamento pedagógico que preparamos para você!

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para “O eu, o outro e o nós”:

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. acompanhar diversos ritmos de música. (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para “Corpo, gestos e movimento”:

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para “Traços, sons, cores e formas”:

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente. (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para Escuta, fala, pensamento e imaginação:

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive. (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura). (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Habilidades da BNCC no ensino fundamental

A BNCC Ensino Fundamental é composta por duas etapas: os anos iniciais e os finais do fundamental. 

Diferente da educação infantil, nesta etapa da educação básica os alunos já têm maturidade para começar a estudar, de fato, as disciplinas, ou melhor dizendo, as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. 

Então, confira a seguir o quadro geral sobre os componentes curriculares e as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental.

Componentes Curriculares
Anos iniciais (1º ao 5º ano) Anos finais (6º ao 9º ano)
Linguagens Língua Portuguesa
Arte
Educação Física
Língua Inglesa
Matemática Matemática
Ciências da Natureza Ciências
Ciências Humanas Geografia
História
Ensino Religioso Ensino Religioso

Pois bem, para cada uma das áreas do conhecimento, a BNCC determina diferentes unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidade. A seguir vamos te mostrar como isso funciona, na prática, em um quadro exemplo para os anos iniciais fundamental. Acompanhe!

BNCC ensino fundamental – anos iniciais

Ciências 1º ano:

Unidades temáticas Objetos de conhecimento Habilidades
Vida e evolução Corpo humano

Respeito à diversidade 

(EF01CI02) Localizar, nomes e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para manutenção da saúde.

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

No quadro acima, você pôde perceber que a unidade temática: vida e evolução, da disciplina ciências, deve ser desenvolvida com os alunos do 1º ano do ensino fundamental. Esta unidade temática possui objetos de conhecimento e ainda habilidades.

As habilidades da BNCC são o nosso foco neste artigo e vamos tratar delas mais especificamente. 

Assim como nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, as habilidades são compostos por códigos alfanuméricos que correspondem às mesmas etapas, respeitando as diferenças. Veja um exemplo para entender melhor:

Vamos utilizar o código EF01CI02:

  • o primeiro par de letras: EF, corresponde a etapa do Ensino Fundamental; 
  • o primeiro par de números: 01 indica o ano (01 a 09) a que se refere a habilidade ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos, como segue:
    • Língua Portuguesa/Arte

15 = 1º ao 5º ano

69 = 6º ao 9º ano

    • Língua Portuguesa/Educação Física

12 = 1º e 2º anos

35 = 3º ao 5º ano

67 = 6º e 7º anos

89 = 8º e 9º anos;

  • o segundo par de letras: CI, diz respeito à componente curricular:
    • AR = Arte
    • CI = Ciências
    • EF = Educação Física
    • ER = Ensino Religioso
    • GE = Geografia
    • HI = História
    • LI = Língua Inglesa
    • LP = Língua Portuguesa
    • MA = Matemática;
  • por fim, o último par de números: 02, corresponde ao número sequencial da habilidade dentro da quantidade de habilidades que existem para cada área de conhecimento, unidade temática e objetos de conhecimento. 

Uma outra característica das habilidades do ensino fundamental é que elas expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos em seus diferentes contextos escolar. Por isso, elas são descritas de acordo com uma determinada estrutura que vamos te mostrar a seguir utilizando a habilidade EF06HI14 da História. Acompanhe! 

A habilidade EF06HI14 da História é a seguinte: 

“Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.”

  • A primeira parte da habilidade será composta por verbos que explicitam os processos cognitivos envolvidos que neste caso corresponde a: Diferenciar.
  • A segunda parte da habilidade da BNCC diz respeito aos complementos dos verbos, que explicitam os objetos de conhecimento mobilizados, o que neste caso corresponde a: escravidão, servidão e trabalho livre.
  • A terceira parte da habilidade se refere aos modificadores dos verbos ou dos complementos dos verbos, que explicitam o contexto e/ou uma maior especificação da aprendizagem esperada.

Essa lógica de habilidades da BNCC é aplicada em todos os componentes curriculares de cada área do conhecimento para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Em cada um destes há várias habilidades distintas. 

Habilidades da BNCC no ensino médio

A BNCC Ensino Médio irá determina que os jovens passem por quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Para cada uma dessas áreas haverá competências específicas que deverão ser desenvolvidas nesta etapa da educação básica, levando em conta tanto a BNCC como os itinerários formativos.

Veja a seguir um quadro exemplo da BNCC ensino médio:

Áreas do conhecimento Componentes Curriculares (1ª a 3ª série)
Linguagens e suas Tecnologias Língua Portuguesa
Matemática e suas Tecnologias Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias  Biologia, Física e Química
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas História, Geografia, Sociologia e Filosofia

O ensino médio também conta com as habilidades da BNCC para cada competência específica e elas possuem a mesma estrutura adotada no ensino fundamental. 

Bom, as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias seguem uma estrutura similar, em que há a definição de competências específicas de área e habilidades. 

Já na área de Linguagens e suas Tecnologias, além da apresentação das competências específicas e suas habilidades, são definidas habilidades próprias para se trabalhar na Língua Portuguesa.

Assim como no ensino fundamental, as habilidades desta etapa da educação básica é composta por um código alfanumérico. Veja um exemplo a seguir: 

EM13LGG103:

  • O primeiro par de letras EM indica a etapa de Ensino Médio;
  • O primeiro par de números: 13, indica que as habilidades descritas podem ser desenvolvidas em qualquer série do Ensino Médio, conforme definição dos currículos;
  • A segunda sequência de letras: LGG, indica a área ou o componente curricular representado pelo pelo primeiro par de letras (EM):
    • LGG = Linguagens e suas Tecnologias
    • LP = Língua Portuguesa
    • MAT = Matemática e suas Tecnologias
    • CNT = Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    • CHS = Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Os números finais: 103, indicam a competência específica à qual se relaciona a habilidade (que corresponde ao 1º número: 1) e a sua numeração no conjunto de habilidades relativas a cada competência (dois últimos números: 03).

Agora, vamos te mostrar um quadro exemplo que apresenta algumas habilidades da BNCC para a competência específica 1 da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para que tudo o que comentamos acima faça mais sentido. 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1

Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

Habilidades
(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
(EM13CNT102) Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
(EM13CNT103) Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.
(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
(EM13CNT107) Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem a sustentabilidade.

Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer mais a fundo as habilidades da BNCC e que este aspecto do documento tenha ficado mais claro para você. Se você quer conhecer ainda mais a Base, aproveite para ler o artigo sobre BNCC na prática!

[E-book Gratuito]

Quer saber mais sobre planejamento escolar, mas ainda tem dúvidas de como desenvolvê-lo de maneira eficaz? Baixe este guia e descubra!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 2 =

Posts relacionados

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter