Você sabe o que é interdisciplinaridade? Considerada uma abordagem metodológica, ela consiste na integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento. Neste post, vamos explicar melhor como essa metodologia é aplicada na educação.
A interdisciplinaridade compreende o objeto de estudo como algo sistêmico e integra conceitos, teorias, e fórmulas para solucionar problemas. Essa metodologia tem como base a ideia do sociólogo Louis Wirth, que acreditava na possibilidade de integração entre as disciplinas para sanar uma questão ou investigação.
Para entender melhor o que é interdisciplinaridade, como ela funciona e quais as vantagens dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem, continue a leitura até o final!
O que é interdisciplinaridade?
Como explicamos, a interdisciplinaridade diz respeito à integração entre duas ou mais disciplinas. Dessa forma, os alunos podem construir uma visão mais ampla das temáticas apresentadas e desenvolver análises críticas sobre as diferentes vertentes de um assunto.
Na prática, a interdisciplinaridade ocorre quando os saberes das diversas áreas são relacionados em um determinado contexto. É possível fazer isso criando um projeto interdisciplinar, que faça uso de conceitos e análises presentes em várias disciplinas.
Se você ainda estiver confuso sobre o que é interdisciplinaridade, tente se lembrar de algum tema que pode incorporar diferentes conceitos e análises.
Por exemplo, um professor de Biologia quer explicar os efeitos negativos dos combustíveis fósseis no clima do planeta. Em vez de oferecer aos alunos uma aprendizagem fragmentada, ele pode convidar os professores de História, Geografia e Química para falar sobre outros aspectos relacionados ao tema.
Enquanto o professor de História pode explicar as origens do uso de carvão mineral e petróleo como combustíveis fósseis, o professor de Geografia pode explicar os conflitos geopolíticos causados pela oferta e procura de petróleo.
Já nas aulas de Química e Biologia, os docentes podem explicar, respectivamente, a composição das moléculas dos combustíveis e a contribuição delas no aquecimento global e os impactos das mudanças climáticas na fauna e flora.
Qual a importância da interdisciplinaridade?
Agora que você já sabe o que é interdisciplinaridade, vamos explicar qual a importância dessa metodologia para o ensino-aprendizagem.
Bom, a interdisciplinaridade ajuda na construção do pensamento crítico, visto que ela amplia o entendimento sobre os conteúdos do currículo escolar e faz os alunos observarem um mesmo fato a partir de vários pontos de vista.
Mas, afinal, qual a importância de incentivar o pensamento crítico na escola? Simples! Um cidadão bem informado não aceita qualquer informação como verdadeira. Pelo contrário: ele questiona as informações que recebe e não acredita em notícias falsas.
Além disso, a interdisciplinaridade proporciona mais autonomia aos alunos, que são incentivados a refletir por conta própria e buscar soluções para diferentes problemas.
Outro aspecto muito importante da interdisciplinaridade é que ela possibilita um ensino contextualizado. Em outras palavras, ela faz com que os alunos compreendam a utilidade do conteúdo que está sendo transmitido em sala de aula.
Portanto, apostar nessa metodologia é imprescindível para fazer os alunos entenderem a relevância de cada disciplina no que diz respeito à formação para o mercado profissional.
Quais as vantagens da abordagem interdisciplinar na escola?
A abordagem interdisciplinar oferece uma série de vantagens não apenas para os alunos, mas para a comunidade em geral. Confira todas elas a seguir!
Aumenta a qualidade da aprendizagem
Como a interdisciplinaridade proporciona um ensino contextualizado, a qualidade da aprendizagem aumenta. Afinal, os alunos ficam mais interessados pelas disciplinas quando entendem a utilidade do conteúdo programático.
Quando essa contextualização não é feita, os alunos têm mais dificuldade para aprender, o que explica por que alguns não conseguem se lembrar dos conteúdos vistos em sala de aula.
Desenvolve o pensamento crítico
Já explicamos antes que a interdisciplinaridade desenvolve o pensamento crítico dos alunos, certo? Isso é muito importante para formar cidadãos questionadores e mais sensíveis, dispostos a se colocar no lugar do outro para entender posicionamentos divergentes.
Oferece um conhecimento mais amplo
Se você entendeu o que é interdisciplinaridade, já deve ter percebido que ela oferece um conhecimento mais amplo. Isso tem a ver com a ideia de “visão sistêmica”, que possibilita a compreensão de todas as partes de um projeto.
Quando se oferece aos alunos espaço para observar e estudar um mesmo assunto sobre a perspectiva de várias disciplinas, eles desenvolvem a chamada visão sistêmica Ela é tão importante para a profissão escolhida quanto para a vida pessoal de cada um.
Favorece a conscientização social
Outra vantagem da interdisciplinaridade é que ela favorece a conscientização social. Isso porque os diferentes pontos de vista utilizados para analisar uma mesma situação revelam as desigualdades sociais, os preconceitos e a falta de oportunidades. Fora que os alunos tornam-se muito mais conscientes sobre as próprias ações no mundo.
Ajuda a criar ambientes colaborativos
Como a interdisciplinaridade demanda a colaboração entre professores de várias disciplinas, ela possibilita a criação de ambientes colaborativos. Ao unificar o trabalho dos docentes, a metodologia interdisciplinar oferece um grande exemplo de trabalho em equipe para os discentes.
Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre o que é interdisciplinaridade. Agora, que tal ler o nosso próximo artigo sobre acompanhamento pedagógico?
[Modelo Gratuito]
Você sabe como utilizar a BNCC na área de linguagens? Entenda tudo sobre esse assunto neste modelo de planejamento pedagógico que preparamos para você!