O desenvolvimento da escrita ajuda os alunos não só a escreverem melhor, como também a se expressarem. Muitos deles até sabem escrever, mas continuam errando a escrita de algumas palavras. Já em outros casos, até sabem escrever corretamente, mas não se comunicam tão bem.
Se você quer melhorar essa habilidade em seus alunos, confira este artigo! Nele, vamos explicar a importância da escrita na formação dos estudantes e dar 7 dicas para desenvolvê-la.
A importância do desenvolvimento da escrita
A escrita é uma ferramenta muito importante para a humanidade, uma vez que nos permite registrar diversas informações relevantes que ficarão acessíveis para as próximas gerações. Ela possibilita que a nossa história seja registrada e conhecida além do lugar e do tempo de sua ocorrência. Portanto, saber escrever é fundamental para a formação escolar do estudante e para o seu aprendizado.
A importância da escrita está principalmente no desenvolvimento de novas habilidades, como a de redigir textos de diversos gêneros, dominar a ortografia da língua portuguesa, ler livros, estimular a criatividade, possibilitar a aquisição de novos conhecimentos e, até mesmo, colaborar com melhores notas no Enem e vestibulares.
Por estes motivos, é necessário que os professores realizem o desenvolvimento da escrita com seus alunos, porque é por meio dela que eles irão aprender a cultura e desenvolver o saber científico.
Sendo assim, a técnica e prática são indispensáveis para aperfeiçoar a linguagem verbal dos estudantes, de forma que eles assimilem as informações que estão ao seu redor.
A seguir, listamos 7 dicas para melhorar a escrita dos alunos, mas antes de tudo lembre-se: para que a atividade de escrita seja prazerosa, ela precisa ter significado. Ou seja, é preciso contextualizar os estudantes no propósito dessa dinâmica.
[E-book Gratuito]
Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem? Veja as dicas que preparamos para você neste e-book!
7 dicas para desenvolver o hábito da escrita nos alunos
O desenvolvimento da escrita está entre as atividades base nas escolas. Seu papel é transmitir informações e motivar o aprendizado. Nos primeiros anos de ensino-aprendizagem, é normal que os estudantes não escrevam corretamente. Contudo, eles precisam ser incentivados a não desistir.
Veja, a seguir, algumas dicas de como desenvolver essa habilidade com seus alunos!
1. Estabeleça objetivos compatíveis com a série escolar
O desenvolvimento da competência de escrita se inicia nos primeiros anos, mas é considerado um processo longo. Nele, está envolvido o domínio de uma série de conhecimentos linguísticos que serão adquiridos de forma gradual, ou seja, no decorrer da toda a escolaridade.
Dentre as qualidades que contribuem para uma escrita de forma clara, podemos destacar:
- vocabulário;
- bom uso da gramática e da pontuação;
- compreensão da finalidade e da estrutura de cada gênero textual;
- interpretação textual.
Portanto, essa é uma habilidade desenvolvida à medida que os estudantes têm contato com os conteúdos acima e, principalmente, aprendem a aplicá-los na comunicação.
Assim, você precisa verificar os objetivos referentes à produção textual conforme cada nível escolar de forma progressiva e coerente. Tais metas devem desafiar cada um a alcançar um novo degrau, mas sempre de acordo com as suas possibilidades.
2. Promova o gosto pela leitura
Outra dica que ajuda no desenvolvimento da escrita é a promoção da leitura. Dessa forma, você pode desenvolver um projeto e pedir para que os próprios alunos escolham um livro na biblioteca para ler e discutir sobre ele.
Trabalhar no conhecimento dos seus gostos, além de ser interessante, aumenta a possibilidade deles lerem toda a obra com entusiasmo. Esse incentivo traz muitos benefícios e um deles é a melhora com a escrita.
3. Apresente novos vocabulários
Procure sempre trabalhar com palavras novas em sala de aula. É importante mostrar aos alunos a riqueza de vocabulário da língua. E não importa a idade em que eles estão, sempre existirá uma palavra que não conhecem o significado ou não sabem a sua grafia correta.
A dica é selecionar algumas palavras de livros, reportagens, filmes etc e mostrar os seus respectivos significados e os sinônimos delas. Assim, também é possível realizar o desenvolvimento da escrita dos alunos.
4. O ensino da gramática é importante
Os alunos não irão escrever satisfatoriamente bem sem conhecer algumas regras essenciais da gramática, como a pontuação, por exemplo. Por isso, não deixe de ensinar tais normas, mesmo que os estudantes estejam em níveis mais avançados.
Lembrando que a abordagem desse ensino não deve ser baseada na memorização e decoreba dos alunos, pois eles devem refletir e aprender como funcionam alguns fenômenos e extrapolar os conceitos que definem o que é certo e errado na língua.
5. Incentive a escrita colaborativa
Outra dica para aumentar o desenvolvimento da escrita com os alunos é promover trabalhos colaborativos. Você pode fazer com que os estudantes trabalhem em duplas para escrever uma história. Assim, eles podem se ajudar mutuamente.
Existem diversos modelos para a escrita colaborativa:
- carrossel: um aluno inicia a escrita e a encaminha para outro colega, que edita o documento e passa para o próximo aluno até que todos estejam satisfeitos com o documento final;
- segmentado: primeiro, cria-se uma série de seções no documento, depois, cada parte é feita por um aluno;
- pares: idem ao anterior, mas ao final da edição, os responsáveis pela seção são alterados para realizar a revisão;
- simultâneo: todos os alunos têm acesso à edição do documento e a escrita ocorre de forma reativa ou complementar às edições dos colegas.
6. Mostre a importância da revisão
Além de planejar e escrever o texto, os alunos também precisam ser ensinados a revisá-lo e reescrevê-lo. Essas etapas também fazem parte da produção textual e contribuem para verificar se as ideias foram expressas conforme os objetivos.
Vale observar que a revisão não deve ser apenas ortográfica ou gramatical. Os estudantes devem ser capazes de identificar pontos que não estão claros ou não transmitiram sua real intenção.
7. Recorra ao auxílio da tecnologia
Sem dúvida, a tecnologia é uma fonte infinita de pesquisa, na qual sites e plataformas podem contribuir com o trabalho do professor.
Além de ser uma fonte de conhecimento, os recursos tecnológicos desempenham outro papel fundamental: o compartilhamento. Afinal, os textos são produzidos para um destinatário.
Nesse sentido, o professor pode criar espaços virtuais reunindo diferentes grupos de alunos. Assim, eles podem compartilhar e discutir as produções realizadas.
Esperamos que você tenha entendido a importância do desenvolvimento da escrita com seus alunos! Agora, que tal ler nosso próximo artigo para saber mais sobre as tecnologias como ferramentas de aprendizagem?
[Modelo Gratuito]
Você sabe como utilizar a BNCC na área de linguagens? Entenda tudo sobre esse assunto neste modelo de planejamento pedagógico que preparamos para você!