Neste artigo, vamos te contar quais os melhores temas para escolher como eletivas no Novo Ensino Médio. Esses temas foram levantados pelo nosso time de especialistas pedagógicos nos seus estudos sobre as transformações que a reforma traz para a educação brasileira.
O que são eixos estruturantes no Novo Ensino Médio?
Não é à toa que os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio são: empreendedorismo, investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção cultural. Além de serem habilidades necessárias para o mundo de agora, os quatro eixo estruturantes mencionados também são habilidades que serão muito importantes no futuro.
Quais as melhores eletivas no Novo Ensino Médio?
Eletivas de empreendedorismo
Uma pesquisa realizada em 2020 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), identificou que empreender é o 4º maior sonho entre os brasileiros. Só fica atrás de comprar uma casa, um carro ou viajar.
Empreender no Brasil se tornou comum entre diversos profissionais, tanto que outro levantamento do GEM, realizado em 2018, aponta que 51,9 milhões de pessoas têm o próprio negócio no país. Esse número equivale a 38% da população.
Por isso, alguns temas mais relevantes para ter como eletivas no Novo Ensino Médio são:
Empreendedorismo digital
Hoje, ouvimos falar sobre um novo conceito, ou melhor, um novo perfil de empresários. É o empreendedor digital.
Com os avanços tecnológicos e até pelas próprias mudanças no comportamento de consumo, muitas empresas nasceram com DNA digital.
Isso significa que o empreendedorismo digital envolve negócios criados a partir da internet em todos os seus pontos de contato:
- compra e venda de produtos ou serviços (Amazon; Airbnb; Netflix);
- relacionamento (Facebook; Linkedin; Instagram; TikTok);
- transações (Nubank; PicPay; PagSeguro).
Por vivermos em uma sociedade cada vez mais conectada, a internet se tornou uma porta para novos negócios. Tanto para quem buscava novas fontes de renda, como para empresas que usaram o recurso para criar propostas inovadoras.
Inteligência financeira
Nós lidamos com dinheiro todos os dias, mas não falamos sobre ele. Falar sobre dinheiro ainda é um tabu.
Como podemos, então, aprender e cultivar uma relação mais saudável com as nossas finanças?
Falar sobre dinheiro é ir além da matemática complicada e planilhas de controle. É trazer uma visão mais ampla que contemple o aluno como um todo, compreendendo seus sonhos, desafios, comportamento e apoiando a realização de seus objetivos pessoais.
É necessário ir além do óbvio e trabalhar temas como:
- economia comportamental;
- consumo consciente;
- economia circular.
Eletivas de processos criativos
A criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas. Podemos escolher entre a memorização, que é repetir padrões, e a imaginação, que é quando você cria uma nova possibilidade.
Diferenciar inteligência (aquisição de conhecimentos, que são processados de forma lógica e rápida) de criatividade (diversificar a aquisição de conhecimentos e processá-los de forma diferente dos padrões) é necessário.
O “pensar fora da caixa” é também contestar padrões mentais e sair da zona de conforto.
Soft skills
As competências comportamentais, também chamadas de soft skills, se tornaram ainda mais importantes nos processos de seleção por causa dos avanços tecnológicos, que permitiram a automação de inúmeros processos industriais e corporativos.
Isso porque o profissional que possui inteligência criativa e sabe aplicá-la em seu ambiente de trabalho costuma ser proativo e buscar soluções inovadoras para os desafios da profissão, resolvendo problemas e otimizando resultados.
Veja alguns exemplos de soft skills:
- criatividade;
- resiliência;
- liderança;
- empatia;
- ética;
- gestão do tempo;
- trabalho em equipe;
- resolução de problemas;
- comunicação eficaz;
- inteligência emocional.
Eletivas de mediação e intervenção cultural
Envolvimento na vida pública via projetos de mobilização e intervenção sociocultural é de extrema importância para que a vida em sociedade continue evoluindo e se renovando.
A ideia deste eixo é oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para que possam promover transformações positivas na sua comunidade, seja ela sua rua, cidade, país ou com impacto global.
Cidadania
A cidadania não pode ser apenas um título, é necessário cidadãs e cidadãos ativos na construção de um projeto de sociedade comum.
A cidadania pode ser vista como um jogo: não é para espectadores e sua prática se estende muito além do voto.
Se você está no tabuleiro, então já está no jogo, mas para ser um bom jogador é preciso dedicação, responsabilidade, consciência e eficiência.
Os alunos precisam aprender:
- formas e estratégias de mobilização social e participação política, tendo em vista fortalecerem suas identidades como cidadãos ativos;
- compreender os mecanismos e instâncias de organização do poder no sistema político;
- elaborar suas ideias e visões de forma coerente, sendo capazes de abordar assuntos tangentes à prática da cidadania de forma consciente, mediando conflitos e consensos na vida coletiva;
- exercitar as habilidades necessárias para organizar iniciativas de participação democrática e aplicar os conhecimentos adquiridos na participação cidadã.
Eletivas de investigação científica
A investigação científica é uma ferramenta para investigação e estudo analítico da realidade a partir de vivências e experiências práticas da realidade.
O objetivo é que através dela, sejam criadas soluções inovadoras que tragam resultados benéficos para a sociedade.
Alfabetização para o futuro
A alfabetização para o futuro, ou futures literacy, foi apontada pelo Fórum Econômico Mundial e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como a principal habilidade para lidar com o mundo pós-pandêmico e uma das mais essenciais para o século XXI.
Segundo a Unesco, “ser alfabetizado para o futuro fortalece a imaginação, aumenta nossa capacidade de nos preparar, recuperar e inventar conforme as mudanças ocorrem”.
Futures literacy constitui a habilidade de imaginar e entender o que vem pela frente e as possibilidades envolvidas. O objetivo não é ter certeza do que vai acontecer, mas compreender as opções e agir de acordo com o necessário para alcançar aquilo que se deseja, considerando empresas e pessoas como agentes ativos dessa construção.
Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre os melhores temas de eletivas para o Novo Ensino Médio. Para saber mais sobre as possibilidades de aplicar esse modelo de ensino na sua escola, fale com um especialista!
[Modelo Gratuito]
Você sabe como utilizar a BNCC na área de linguagens? Entenda tudo sobre esse assunto neste modelo de planejamento pedagógico que preparamos para você!