Com a ascensão da tecnologia, muitos segmentos da sociedade, como a área da saúde, setores administrativos e estabelecimentos públicos, reinventaram suas formas de funcionamento. Na educação, onde o cenário não foi diferente. Os métodos e formas educacionais vêm encontrando novas possibilidades de se propagarem. Um exemplo disso é o e-learning.
Neste artigo, vamos explicar o que é e-learning. E como essa forma de ensino funciona, quais as vantagens e como implementá-lo no processo pedagógico da sua escola.
O que é e-learning?
A abreviação e-learning significa eletronic learning, e a tradução para a língua portuguesa significa estudo eletrônico. Ou seja, trata-se de um método de ensino digital.
Esse método surgiu com a popularização dos computadores e do acesso à internet. A partir do momento em que foi possível que um grande número de pessoas trocassem informações instantâneas a distância.
Desde então, essa modalidade de ensino tem sido utilizada por diversas instituições e optada por muitos estudantes. Além de receberem mais autonomia no processo de aprendizagem, eles têm flexibilidade e adaptabilidade no ensino, caso haja necessidade.
Como funciona o e-learning?
Existem duas formas do método de aprendizagem e-learning: que é com ou sem o acompanhamento da equipe de professores e superiores ao longo do processo educacional.
No processo sem acompanhamento, são disponibilizados materiais, aulas e arquivos para que o aluno tenha em mãos todo o conteúdo necessário para iniciar os estudos. Desse modo, o estudante recebe muito mais autonomia no processo de aprendizagem.
Já para o sistema de acompanhamento de professores e superiores, antes de tudo, para que ocorra o funcionamento do e-learning, é necessária a disponibilidade de uma plataforma digital para que ocorra a interação entre professores e alunos. Essa plataforma normalmente é chamada de Learning Management System.
Além desse ambiente digital proporcionar o aprendizado remoto de forma interativa, ele também disponibiliza as gravações de aulas e materiais de apoio do conteúdo que está sendo estudado.
Na plataforma digital, se encontra um ambiente interativo para o aluno, com chats, atividades e atendimento para tirar dúvidas. Esses recursos podem ser utilizados ao longo de todo o curso.
Quais as vantagens do e-learning?
Flexibilidade
Em formato online, na maioria das instituições, todo o conteúdo trabalhado ao longo de um certo período de tempo fica gravado e disponível na plataforma. Assim, o material pode ser acessado em horas convenientes e possíveis. O que revela a flexibilidade para montar cronograma de estudos.
Tempo
Com o e-learning, as horas de estudo são otimizadas. Primeiro por descartar a necessidade de deslocamento até o local de estudo. E também por concentrar todos os tipos de materiais em uma só plataforma. O que facilita o acesso rápido e sem distrações externas.
Autonomia para o aluno
Além do aluno poder escolher o melhor horário para estudar, levando em conta compromissos e período do dia de maior rendimento, ele pode rever assuntos que não foram bem fixados e reler alguns materiais. Isso dá ao aluno a chance de aprender em seu próprio ritmo. E uma maior autonomia acerca do seu próprio desenvolvimento
Mais recursos disponíveis
Graças às inovações e funcionalidades da internet, a oportunidade de concentrar todo o tipo de material em um só ambiente também possibilita a atualização constante desses materiais. Seja com com a inserção de novos arquivos, vídeos, imagens ou jogos. Esses recursos, não raro, eram inviáveis de serem transmitidos em uma sala de aula tradicional. Por questões de tempo e/ou logística.
Como aplicar o e-learning na sua instituição de ensino?
Tenha um bom planejamento estratégico
Em qualquer ocasião, quando uma instituição propõe a implementação de algo novo, é preciso, antes, se planejar e traçar algumas estratégias. Por isso, ter um planejamento prévio dos dispositivos, estrutura digital, custos financeiros e recepção dos alunos ao novo sistema. Isso é fundamental para garantir o sucesso do processo.
Esteja atento às tendências
É interessante, também, inserir dentro das estratégias traçadas a possibilidade de adesão às novas tecnologias. Isso é, pesquisar e ir em busca das tendências atuais e adaptá-las ao ensino e-learning. Tudo isso com o objetivo de garantir a satisfação e o bom proveito dos usuários.
Oriente a sua equipe
A capacitação da equipe que vai estar por trás de todas as demandas do e-learning é imprescindível para a aplicação do novo sistema de ensino. Por isso, instruir bem os professores sobre o modelo de ensino online e orientar da forma correta a equipe que vai atender às necessidades dos alunos é fundamental.
Disponibilize conteúdos relevantes
A criação dos conteúdos e materiais que serão disponibilizados na plataforma também exige da equipe pedagógica a dedicação e estruturação correta para fazê-lo da melhor forma. Logo, para garantir uma experiência eficaz e de fato proporcionar um ensino de qualidade para os alunos, é de extrema importância investir em projetos, estudos e pesquisas para executar e disponibilizar materiais eficazes na plataforma digital da instituição.
Esperamos que você tenha entendido o que é e-learning e quais são as vantagens de inserir esse método de ensino a educação. Agora, aproveite para conhecer melhor o papel da tecnologia na educação!
[Infográfico Gratuito]
Quer trazer a tecnologia para dentro da sala de aula de maneira prática e enriquecedora? Conheça 3 práticas de ensino híbrido para aplicar na sua escola.