A aprendizagem colaborativa se refere ao uso de metodologias interativas entre os alunos, a fim de que eles trabalhem juntos pela construção do conhecimento.
Ela demanda aulas mais dinâmicas e interativas, o que possibilita a participação mais ativa dos alunos em sala de aula, onde eles são incentivados a compartilhar ideias e colaborar com o desenvolvimento da turma.
Para te ajudar a entender melhor essa metodologia, vamos explicar do que ela se trata, quais os benefícios e como implementá-la na sua instituição. Continue lendo!
O que é aprendizagem colaborativa?
Como explicamos, a aprendizagem colaborativa tem a ver com a interação e participação dos alunos no processo de educação. O objetivo dessa metodologia é torná-los protagonistas do conhecimento, permitindo a troca de ideias e a colaboração mútua.
Nesse contexto, o ensino tradicional, que coloca o professor como detentor do conhecimento, não funciona mais. Pelo contrário: em vez de falar sozinho, o professor atua apenas como mediador das informações, ferramentas e discussões.
Essa metodologia pode ser aplicada em diferentes situações, como palestras, seminários e oficinas. Para tanto, os alunos devem ter espaço para contribuir de alguma forma no processo de ensino-aprendizagem.
Quais os benefícios da aprendizagem colaborativa?
Agora, vamos entender melhor os benefícios dessa metodologia tão diferente do ensino tradicional. Confira!
Aumenta o protagonismo dos alunos
A aprendizagem colaborativa se dá quando os alunos têm liberdade de participar ativamente em sala de aula. Essa é uma premissa básica das metodologias interativas.
Isso significa que um dos maiores benefícios oferecidos aos alunos é o protagonismo. Ao contrário do que acontece no ensino tradicional, com a aprendizagem colaborativa, os estudantes são responsáveis pelo desenvolvimento do próprio saber.
Dá mais autonomia aos alunos
Outra vantagem da aprendizagem colaborativa é que ela dá mais autonomia aos alunos. Quando o protagonismo dos discentes é incentivado, eles desenvolvem a capacidade de buscar conhecimento por conta própria e entender as diferentes vertentes de um assunto.
Isso implica a autonomia e independência dos alunos, que ganham confiança para realizar outras tarefas fora do ambiente escolar, sempre buscando aprender mais. Em decorrência dessa autonomia, também destacamos o fortalecimento da proatividade – uma característica muito importante para líderes e gestores.
Desenvolve o trabalho em equipe
Um dos maiores benefícios da aprendizagem colaborativa é desenvolver o trabalho em equipe. Como essa metodologia consiste na interação e na participação ativa de todos, ela desperta nos alunos um entendimento sobre a importância de trabalhar em grupo.
Inclusive, o trabalho em equipe é muito importante em ambientes profissionais, assim como a proatividade. Por isso, torna-se ainda mais urgente que os alunos aprendam a trabalhar e conviver de forma saudável com diferentes pessoas.
Expande a aquisição de conhecimentos
Com a aprendizagem colaborativa, os alunos aprendem mais do que o convencional, afinal, eles precisam compartilhar as próprias descobertas, ideias e experiências com a turma. Assim, um tem a oportunidade de aprender com o outro sobre diferentes assuntos, com base nas vivências deles.
Incentiva a pesquisa
A aprendizagem colaborativa também incentiva a pesquisa. Isso acontece porque as crianças e os adolescentes são incentivados a buscar novos conhecimentos e solucionar desafios.
Outros benefícios do ensino colaborativo
Além de todos os benefícios mencionados acima, podemos citar outros. Tais como:
- aprendizagem prática;
- autoestima;
- comunicação;
- desenvolvimento cognitivo;
- relacionamentos interpessoais;
- senso crítico, lógico e analítico;
- sentimento de pertencimento dentro de um grupo.
Como aplicar a aprendizagem colaborativa na sua escola?
Antes de mais nada, você deve lembrar que a aprendizagem colaborativa pode ser aplicada em diferentes situações.
Essa metodologia funciona muito bem em debates e discussões, mas também encontra espaço em outros tipos de dinâmicas. Além disso, ela pode ser aplicada com turmas de diferentes idades, contanto que o nível e a idade dos alunos sejam considerados.
Sim, a aprendizagem colaborativa funciona entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Fora que ela não se restringe apenas ao ambiente escolar.
Os pais dos alunos podem (e devem) dar continuidade à educação colaborativa em casa, auxiliando nos deveres e acrescentando discussões pertinentes no dia a dia.
Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre aprendizagem colaborativa com a gente. Agora, confira o nosso próximo artigo sobre o papel da tecnologia na educação!
[E-book Gratuito]
Entenda o que é ensino híbrido, seus benefícios e como aplicar na prática!