A avaliação da aprendizagem escolar é um instrumento que os professores utilizam para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Mas isso tem mudado ao longo do tempo e adquirido muitos avanços.
Atualmente, o ato de avaliar tem ido além da aplicação de testes e provas para verificar se os estudantes estão realmente aprendendo e com um acompanhamento em diferentes momentos do processo educativo.
Dessa forma, as instituições de ensino estão percebendo que o avanço escolar tem alterado significativamente quando deixam para avaliar somente ao final do processo. Por isso, cada vez mais elas têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem.
Neste artigo, você vai saber o que é a avaliação da aprendizagem escolar, seus benefícios e alguns tipos. Confira!
O que é a avaliação da aprendizagem escolar
Todos sabem que o Ministério da Educação (MEC) exige que o sistema educacional apresente uma nota, certo? É ela que dá a base para que os professores comprovem que determinado estudante atingiu a quantidade mínima necessária de conhecimento para progredir sua aprendizagem.
Mas a sua escola continua utilizando só provas e trabalhos para classificar as turmas e fazer com que os alunos avancem? Saiba que avaliar, hoje, envolve o uso de diversos instrumentos para fazer com que os alunos aprendam os conteúdos ensinados.
Ou seja, medir a qualidade do aprendizado dos estudantes visa buscar e oferecer alternativas para uma evolução mais eficiente. Mas esse processo exige levar em consideração tanto alunos quanto professores, que precisam identificar e listar os conteúdos realmente importantes a serem transferidos. Além disso, uma boa avaliação envolve três etapas:
- Diagnóstico: saber o nível atual de desempenho dos alunos;
- Qualificação: comparar a informação com o que será necessário ensinar no processo educativo;
- Planejamento do uso dos instrumentos avaliativos: decidir quais as atividades que possibilitarão atingir os resultados desejados.
Visto o que é a avaliação da aprendizagem escolar, agora, vamos saber quais são os benefícios que elas trazem e os seus tipos.
Benefícios da avaliação da aprendizagem escolar
A avaliação da aprendizagem escolar traz diversos benefícios para os alunos e também aos educadores. No caso dos estudantes, ela é importante para verificar como está o andamento do seu aprendizado. Já para os professores, ela permite que se busquem novos métodos para impulsionar o ensino-aprendizagem, estimular as aulas e incentivar a autoavaliação.
Além disso, ela permite que os educadores verifiquem se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Dessa forma, é possível trazer novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos.
Tipos de avaliação da aprendizagem escolar
Existem diferentes tipos de avaliação que os professores podem fazer com seus alunos e é possível, ainda, criar uma alternância entre eles ao longo de todo o ano letivo, desde os trabalhos solicitados para serem feitos em casa, as discussões em sala de aula e os exames escritos. Há ainda escolas que colocam em prática formas de avaliação mais abrangentes.
Veja, a seguir, os tipos de avaliação passíveis de serem aplicados na aprendizagem para verificar o desempenho dos alunos:
1. Autoavaliação
Esse tipo de avaliação da aprendizagem escolar é um exercício de reflexão. Ela pode ser aplicada para que o próprio aluno tenha consciência do seu aprendizado.
Como o olhar crítico para si é pouco incentivado pela nossa sociedade, com a autoavaliação ele pode verificar seus acertos e reconhecer seus erros para entender onde e como aperfeiçoar seus estudos.
2. Avaliação contínua
Essa avaliação é feita para verificar a retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. Como o próprio nome diz, com a avaliação contínua, o professor trabalha junto com o aluno e o acompanha durante um período estipulado. Assim, o estudante recebe orientações contínuas sobre o seu processo de ensino-aprendizagem.
3. Avaliação diagnóstica
O objetivo da avaliação diagnóstica é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para que o professor possa melhorar o ensino-aprendizagem. Somente com essa análise, o docente pode elaborar ações para atingir os objetivos esperados e suprir as necessidades da turma.
Nesse cenário, a avaliação serve como subsídio para planejar como será feito o ensino. Por isso, ela é mais recomendada a ser desenvolvida logo no início do processo.
Entre as opções de avaliação diagnóstica estão: as entrevistas com alunos, os exercícios ou simulados, observações dos estudantes, consulta ao histórico escolar, questionários ou perguntas etc.
4. Avaliação formativa
O objetivo da avaliação da aprendizagem escolar formativa é o de identificar se as propostas do professor foram alcançadas no processo de ensino-aprendizagem.
Para o aluno, essa abordagem tem a função de fornecer subsídios que mostrem o aprendizado obtido, assim como a capacidade para solucionar problemas. Para o professor, permite a detecção e a adequação do ensino e repassar um feedback acertado ao estudante.
Essa avaliação é aplicada diariamente, ocasionalmente ou de forma periódica. Entre os seus exemplos estão: a revisão de cadernos e deveres de casa, observação de desempenho, a aplicação de provas e exames, o desenvolvimento de projetos etc.
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
O QUE É, CARACTERÍSTICAS E QUAIS SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
5. Avaliação somativa
Nesse tipo de avaliação, como o nome diz, as notas e os conceitos são somados e atribuídos ao final do percurso a fim de promover o aluno.
Geralmente, a avaliação somativa é aplicada no bimestre ou semestre. Nesse caso, as opções de exames são: prova ou trabalho final, avaliação com base nos resultados cumulativos realizados no ano, entre outras formas.
Como você pôde verificar, alguns desses tipos de avaliação da aprendizagem podem incluir provas, porém a questão é: como formulá-las conforme as exigências atuais? O ideal é que a escola pense a longo prazo e estabeleça parcerias que criem a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da capacidade de professores e, claro, dos alunos.
Assim, verificando os tipos de avaliação da aprendizagem escolar, fica muito mais fácil saber qual delas se deve colocar em prática e em qual momento do ensino-aprendizagem isso pode ser feito.
Esperamos que você tenha entendido como funciona o processo de avaliação da aprendizagem escolar e consiga pensar em como ele envolve vários métodos que podem mensurar como anda a aprendizagem dos estudantes de sua escola. E para aprofundar mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso próximo artigo com dicas para elaboração de avaliação. Ótima leitura!