Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Desempenho escolar

Conheça as 5 principais características da avaliação formativa e aplique-a em sua escola

  • Yasmine Diniz
  • 01/08/2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A avaliação formativa é um conjunto de práticas que busca medir o desempenho escolar dos estudantes de modo amplo e profundo. 

Ela tem ganhado uma grande notoriedade no meio acadêmico. Porém, é comum que a comunidade escolar ainda apresente algumas dúvidas a seu respeito.

E foi pensando em sanar essas dúvidas que trouxemos este artigo para você. Nele você encontrará as 5 principais características da avaliação formativa e o porquê ela tem se destacado tanto. Para conferir o conteúdo, basta seguir na leitura!

Quais são as características da avaliação formativa?

A avaliação formativa foge ao tradicional, trazendo o aluno para o centro de sua própria formação. Além disso, uma outra característica marcante desse processo é a autoavaliação.

Importante mencionar também que a avaliação formativa é uma via de mão dupla, o que significa que os professores devem sempre dar feedbacks atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, assim como os alunos também precisam informar aos professores questões pertinentes à didática e ao ensino, o que tem funcionado e o que não está dando tão certo.

Para que essa seja uma prática eficiente, as partes envolvidas precisam estar devidamente engajadas em participar, o que pode ser um verdadeiro desafio para os professores, que devem trazer temas sempre muito cativantes para prender a atenção dos alunos e não deixar que eles se desmotivem facilmente.

Uma ideia legal para que isso aconteça é que você adote em suas aulas metodologias ativas, como a sala de aula invertida e o ensino híbrido, por exemplo. Essas estratégias, que fazem do estudante peça ativa em seu caminho rumo ao conhecimento, costumam ser efetivas, já que os fazem se sentir importantes e, logo, motivados a prestar atenção nas aulas.

banner-ebook-ensino-hibrido com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-ensino-hibrido?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

A avaliação formativa é formada por várias maneiras de avaliar o desenvolvimento das crianças e jovens. Isso significa que os professores deverão pensar em diferentes modos de avaliar, como trabalhos, seminários e, quem sabe a própria prova tradicional, mas de uma maneira mais engajada e contextualizada, contando sempre com a opinião e o aval das pessoas mais importantes – os alunos.

Depois desse panorama mais geral sobre as características da avaliação formativa, você verá a seguir 5 principais particularidades dessa metodologia que tem sido destaque no meio educacional. Acompanhe!

5 principais características da Avaliação Formativa

Conheça as características da avaliação formativa:

1. Considera que o desempenho escolar não é algo estático

A primeira das características da avaliação formativa que resolvemos apresentar a você é: considera que o desempenho escolar não é algo estático.

Para os grandes cientistas e pensadores, a avaliação formativa que realmente tem valor acredita que o desempenho escolar é algo provisório e em constante evolução. 

Isso significa, na prática, que cada novo resultado serve como base para um passo adiante, a fim de melhorar esse desempenho que está em constante melhora e evolução. E é justamente por isso que a avaliação formativa não vê o erro como uma falta, mas sim como algo que faz parte do processo de aprendizagem. 

2. A avaliação não é pontual

A segunda de nossa lista de características da avaliação formativa está relacionada à não pontuação. 

A avaliação formativa considera o ou a estudante como ser em constante evolução, portanto não acredita em um método avaliativo pontual. 

Ao contrário, a avaliação interessa pelo passado, presente e futuro dos estudantes, sempre contribuindo para o melhor desempenho, levando em conta o que foi, o que é e o que será aprendido. Sendo mais que uma avaliação que mede um desempenho específico pontual, atendo-se ao processo de conhecimento que é longo e merece ser visto de maneira individualizada.

3. É uma avaliação diagnóstica

Por se interessar em formar um estudante de maneira plena, a avaliação formativa possui o caráter de ser diagnóstica.

Como assim? Você pode estar se perguntando.

Entendemos, por caráter diagnóstico, a avaliação do ensino-aprendizagem dos estudantes a cada nova etapa. Essa característica permite a melhor intervenção educacional, que será feita em um determinado momento adequado, objetivando uma melhora constante.

4. É uma avaliação inclusiva

A quarta de nossas características da avaliação formativa diz respeito à inclusão.

A avaliação formativa é inclusiva, ela não exclui ou descarta o aluno, mas o convida a melhorar e ser autor de seu processo de conhecimento. 

E é por isso que um dos instrumentos mais usados dentro da avaliação formativa é a autoavaliação.

Essa é, portanto, uma alternativa bastante viável às escolas que procuram adotar uma educação inclusiva.

5. Avaliação de mão dupla

Por fim, a última de nossa lista de principais características da avaliação formativa é que ela é um método de mão dupla.

Isso significa que esse tipo de avaliação permite aos alunos darem um feedback às didáticas utilizadas pelos professores e professoras.

Os professores devem sempre dar feedbacks atualizados acerca do desenvolvimento dos alunos, assim como os alunos também precisam informar aos professores questões pertinentes à didática e ao ensino, o que tem ou não funcionado.

Por que, afinal de contas, a avaliação formativa tem ganhado tanto destaque?

A avaliação formativa busca romper com a ideia de que os instrumentos avaliativos devem ser usados apenas para apresentar notas em um boletim. Essa ideia de avaliações que emitem notas secas já vem sendo desmistificada há algum tempo e substituída por outros métodos que consigam avaliar, de fato, o desenvolvimento do estudante ao longo de um processo escolar. 

Para corroborar ainda mais com essa ideia, a Base Nacional Comum Curricular, que já está em vigor, veio com a intenção de modificar o currículo da Educação Básica brasileira (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). 

A ideia da BNCC é fazer com que todos os estudantes tenham o mesmo nível de acesso a uma educação de qualidade. E um dos pilares desse documento é a transformação do estudante em um agente ativo em seu processo de ensino-aprendizagem. É justamente por isso que a avaliação formativa tem ganhado tanto destaque no meio educacional atualmente.

Ela tem como objetivo centralizar o aluno mesmo em seu processo de avaliação. É possível notar essa questão quando nos deparamos com os instrumentos da avaliação formativa. São eles:

  • autoavaliação;
  • simulados;
  • seminários;
  • trabalhos em grupo.

Todos esses métodos avaliativos buscam colocar os estudantes como protagonistas de seu processo de avaliação, tornando-os realmente ativos.

Esperamos que as informações apresentadas neste artigo sobre as características da avaliação formativa tenham feito você entender melhor esse tipo de avaliação e sua importância para o desempenho dos estudantes de sua escola. Aproveite para ler nosso artigo sobre dicas de como desenvolver uma educação inovadora em sua instituição de ensino!

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
Outros posts feitos pelo autor »
Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 3 =

Posts relacionados

Estratégias de avaliação: imagem de uma professora apontando e fazendo uma pergunta para os alunos em sala de aula

Conheça 8 estratégias de avaliação para verificar a aprendizagem dos alunos

O que é aprendizagem personalizada: imagem de uma professora ensinando sobre o globo terrestre próxima de seus alunos

Entenda o que é aprendizagem personalizada e quais são os benefícios que ela apresenta

Avaliação na Educação Infantil: imagem de uma mão protegendo um recorte de crianças unidas em papel.

Veja como fazer a avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC

Resultado ENEM: professor em sala com alunos em grupo

Resultado ENEM: 7 dicas para sua escola se sair bem

Metodologias ativas: fotografia de um grupo de estudantes apresentando um trabalho em sala de aula.

Entenda o que são e como trabalhar as metodologias ativas

Meditação nas escolas: imagem de uma estudante sentada em pose de meditação.

Acompanhe como a meditação nas escolas colabora com o desempenho dos alunos

Avaliação escolar de acordo com a BNCC: imagem de um professor sentado na carteira em frente ao quadro.

Veja como a avaliação escolar de acordo com a BNCC pode ser feita com seus alunos

Aprendizagem entre pares: imagem de dois alunos estudando juntos.

Saiba como a aprendizagem entre pares colabora para o melhor aprendizado dos alunos

Storytelling na educação: crianças na sala de aula levantando a mão

Conheça o que é e os impactos do storytelling na educação

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.