A BNCC veio para modificar o currículo de todos os estudantes da Educação Básica.
Este documento propõe muitas mudanças para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Uma das mudanças mais latentes é o protagonismo dos estudantes, que devem passar de meros telespectadores a peças realmente ativas em seu processo de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, novas práticas pedagógicas estão sendo postas em prática, como, por exemplo, as metodologias ativas.
Mas como a Base ainda é muitíssimo recente, é normal que coordenadores e professores apresentem dúvidas sobre como avaliar o aluno de acordo com a BNCC.
E foi pensando em ajudá-lo a entender melhor o que a Base Nacional do Ensino Médio propõe e como avaliar o aluno de acordo este documento, que fizemos este artigo. Nele, você encontrará uma explicação sobre o que são metodologias ativas e ainda 3 métodos de avaliar que contemplam a BNCC. Para conferir todo este conteúdo, basta seguir na leitura!
Vamos lá?
Conheça as metodologias ativas
Antes de contarmos sobre os 3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC, vamos te mostrar o que são metodologias ativas e por que elas podem e devem ser usadas em sala de aula.
As metodologias ativas são estratégias pedagógicas que buscam tornar o estudante no personagem principal em seu caminho rumo ao conhecimento. E é por isso que elas são muito recomendadas para serem usadas em sala de aula, já que atendem aos requisitos exigidos pela BNCC.
Conheça, então, algumas das metodologias ativas:
- sala de aula invertida;
- ensino híbrido;
- Promoção de seminários e discussões;
- gamificação.
A partir dessas metodologias fica mais fácil pensar em métodos avaliativos que também estejam de acordo com o que propõe a BNCC. A seguir, vamos te mostrar 3 métodos avaliativos que casam muito bem com as metodologias ativas e, logo, estão de acordo com o propõe a BNCC, conheça-os a seguir.
3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC
Selecionamos 3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC. Veja-os a seguir:
1. Seminários
O seminário é o primeiro dos métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC que resolvemos apresentar a você.
Os seminários são alternativas viáveis e que buscam avaliar a participação dos estudantes nas aulas.
Essa estratégia é interessante, pois consegue mensurar, de modo mais verdadeiro, o desenvolvimento dos estudantes ao longo de um determinado período e em determinados assuntos.
Isso se justifica porque não há como opinar sobre algo sem ter pesquisado sobre ele com bastante antecedência.
Além disso, os seminários também ajudam os estudantes a trabalhar a argumentação e o posicionamento crítico, questões que também devem ser avaliadas, assim como o comprometimento do aluno com a tarefa de se inteirar sobre o assunto, a exposição de sua opinião e ponto de vista de modo claro e coerente.
2. Autoavaliação
A autoavaliação é o segundo método de nossa lista de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC.
Esse é um método que está presente em avaliações formativas.
As avaliações formativas procuram olhar para o estudante de modo empático, tratando o erro como parte do processo de ensino-aprendizagem e não como uma falta que precisa ser evitada a qualquer custo. Elas tratam o desempenho escolar como um desenvolvimento mais amplo do aluno e não apenas como algo que sirva para dar destaque à escola.
“Leia mais: 5 instrumentos de avaliação formativa.”
E nesse sentido, a autoavaliação é também uma estratégia intimamente ligada ao que propõe a BNCC. Isso porque a prática de se autoavaliar vai exigir do estudante sinceridade, empatia, autogestão, tomada de decisão responsável e diversas outras competências socioemocionais pregadas pela própria Base Nacional Comum Curricular.
3. Atividades online
Por fim, mas não menos importante, trouxemos as atividades online como uma forma de avaliar o aluno de acordo com a BNCC.
“Leia mais: 5 atividades educativas online para aplicar com os alunos de sua escola.”
O estudante do século XXI faz parte da geração Z e está acostumado a lidar com a tecnologia. Inclusive, própria Base Nacional Comum Curricular recomenda o uso crítico e manuseio dos aparatos tecnológicos.
Veja uma passagem do documento em que isso fica bem claro:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Essa é a quinta competência geral do documento e claramente recomenda o uso das tecnologias digitais.
Tudo isso converge para o Ensino Híbrido, que tem se mostrado não como futuro, mas como o presente da educação. Já que busca unir o melhor do ensino presencial e do ensino online.
Portanto, atividades online, como pesquisas, redações na escola feitas de forma online, trabalhos digitados, simulados escolares virtuais, tudo isso está de acordo com a BNCC e se mostram cada vez mais produtivos para o desenvolvimento dos estudantes.
Sabemos que para você essas atividades podem ser desafiadoras e é por isso que atualmente já existem plataformas online especializadas em oferecer esse tipo de alternativa para você e sua escola. Elas são parceiras e buscam oferecer sempre as melhores soluções virtuais.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer os 3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC. Aproveite para ler nosso artigo sobre as diferenças entre avaliação formativa e somativa e talvez uní-las para alcançar um melhor desempenho escolar!