Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

Como corrigir centenas de redações por semana

  • Rodrigo de Oliveira
  • 01/09/2015
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Vamos combinar que corrigir redações não é uma atividade das mais prazerosas — tem semana que são centenas e centenas delas à espera da análise apurada dos professores. Detalhe: tudo isso somado ao trabalho extraclasse que precisa ser feito (preparação da aula em si, materiais de aplicação em sala e assim por diante). A pressão é ainda maior conforme se aproxima a prova do ENEM.

Muitas escolas têm redobrado a exigência em cima dos educadores para garantir um bom desempenho dos candidatos na etapa da redação. Até porque ela tem tido um peso cada vez maior na nota final dos inscritos e, ainda, esse índice coopera (e muito) para compor o indicador de desempenho da escola.

Mas se engana quem pensa que esse anseio da correção é privilégio daqueles que são novatos na área. O educador, escritor e filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella endossa esse desafio. Em entrevista à revista Época, certa vez, exclamou: “Eu gosto demais de dar aula, faço isso há 40 anos, mas não gosto de corrigir prova, não conheço ninguém que goste. Mas eu não posso não corrigir, porque se eu não corrijo não tenho visão do como os alunos estão aprendendo e de como eu estou ensinando”.

E é por isso que vamos apontar alguns caminhos que podem ajudar os que que têm essa disciplina sob sua responsabilidade. O mais importante: não tem receita pronta, mas aqui há dicas elaboradas a partir da experiência de quem está há bastante tempo nessa caminhada.

Tipos de correção

O primeiro passo é alinhar os tipos de correção de provas possíveis. O modo resolutivo é aquele no qual o professor reescreve palavras (ou mesmo orações quase que inteiras) para interpretar a mensagem que o aluno estava tentando passar. Há professores que discordam dessa proposta, sob a justificativa de que por serem muitos visuais, os alunos pouco assimilam sobre a correção feita (por não ter havido um esforço dele e sim do professor).

Já a modalidade indicativa (mais aceita entre os docentes) consiste na sinalização, junto à margem da folha (ao lado dos parágrafos, de orações e mesmo das palavras), o que precisa ser ajustados, sem que sejam promovidas as trocas. Não se trata de encurtar a tarefa. Muito pelo contrário, é uma tentativa de envolver o aluno na etapa de pesquisa, fazendo ele recorrer ao dicionário, apostila ou livro, para encontrar a resposta. Esse processo poderá poupar seu tempo lá na frente.

Numa evolução desse modelo, há professores que utilizam a correção classificatória. Ela é possível a partir de um acordo entre alunos e docente, no qual se combinam códigos a serem usados na correção. Desse modo, ao receber a devolutiva, o estudante estará apto a ajustar, a partir do símbolo indicado.

Feita essa distinção entre os modos de correção, vamos a alguns desafios que impedem a agilidade na correção:

Falta de clareza na tarefa passada

Sim, muitas vezes, a ausência de um nivelamento de informações entre os alunos da sala pode causar um desafio nessa etapa, fazendo com que seu tempo e energia sejam canalizados para corrigir um texto que deveria estar de outra maneira. Por isso, a clareza do que vai ser pedido ao aluno é um ponto importante (tema, material de apoio, qual gênero e qual tipo de texto, assim por diante).

Incentivar ao rascunho e revisão do texto

Estimular alunos a prepararem um rascunho é um ponto que pode ajudá-lo a otimizar a correção. Nesse caso, algumas intervenções podem ser feitas pelo próprio professor, numa análise inicial em sala. O compromisso da revisão do rascunho para passar a limpo na entrega da primeira versão pode ajudar a criar esse compromisso no aluno em reparar aquilo que deve ser ajustado.

Faça marcações (bem) claras

Se o que deve ser feito pelo aluno não estiver claro, aqui pode estar outro desafio que talvez esteja tomando seu tempo e que você poderia evitá-lo. Quanto mais acessível estiver a marcação feita, mais compreensível será para o aluno, fazendo com que ele já atue na mudança.

BÔNUS: Inovação e diferencial para a sua escola

Se por um lado não há receita pronta, as boas práticas encontradas por escolas que têm tido bom desempenho no ENEM também precisam ser compartilhadas. Diante do desafio do grande fluxo de papel (inclui-se aí também a importante questão ambiental) e da necessidade do retorno aos alunos cada vez mais detalhado e preciso, as instituições de ensino têm contado com plataformas de correção de provas, a exemplo da Imaginie.

Além do volume de textos, especialmente, nesse período que antecede a prova do ENEM, há outra clara vantagem: um segundo olhar. Por ser uma visão diferente do professor que está acostumado a avaliar o aluno, essa análise pode contribuir para ampliar o leque de possibilidades a ser cumprido pelo estudante. Até porque, muitas vezes, os vínculos emocionais estabelecidos em aula podem influenciar no instante da análise.

Lógico que não estamos falando sobre a capacidade de correção dos professores, mas esses novos serviços ajudam potencializar a visão geral sobre os textos, um segundo olhar mesmo para enriquecer essa etapa tão importante. Os profissionais que integram essas plataformas têm, ainda, formação específica e olhos treinados para esse tipo de texto exigido no ENEM.

Fica aí uma recomendação para ajudar nesse valioso desafio que você tem em mãos. Até a próxima! 🙂

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Rodrigo de Oliveira

Rodrigo de Oliveira

Outros posts feitos pelo autor »
Rodrigo de Oliveira

Rodrigo de Oliveira

Outros posts feitos pelo autor »

Posts relacionados

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

cultura digital na educação: estudante em frente ao computador.

Como utilizar a cultura digital na educação

TDAH na educação: professora explicando a matéria ao aluno.

Os desafios do TDAH na educação e como trabalhar em sala de aula

Como preparar uma aula: imagem de uma professora preparando sua aula

8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos

Escolas inovadoras: imagem de uma menina na frente do computador

Saiba tudo sobre escolas inovadoras para transformar sua instituição

homeschooling - mãe e filho sentados em frente a uma mesa estudando.

O que é e como funciona o homeschooling no Brasil

Aprendizagem Baseada em Equipes: imagem de uma professora lendo um texto para um grupo de alunos

O que é a Aprendizagem Baseada em Equipes e como aplicá-la com seus alunos

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.