A partir da prática da escrita de diferentes textos é possível ensinar aos seus alunos como contar uma história, emitir uma opinião, argumentar com propriedade, além de reivindicar seus próprios direitos por meio de palavras.
As palavras possuem um alto poder e saber lidar com elas para é uma tarefa fácil para alguns, mas para outros nem tanto.
É, portanto, dever do professor ensinar aos alunos como redigir textos que sejam bem escritos e transmitam as informações de maneira clara e coerente, além de prepará-los para o Enem e demais vestibulares ensinando-os como fazer uma redação.
Para tanto, é necessário que o professor saiba como corrigir redação na escola. Claro que cada professor possui um jeito único de corrigir os textos que se propõe a ensinar aos alunos. No entanto, existem algumas estratégias de correção que podem realmente auxiliar os alunos de uma maneira válida.
Afinal, um dos principais objetivos do professor e da escola é fazer com que seus alunos tenham a capacidade de passar no curso e universidade dos sonhos. E o principal caminho para isso é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além de auxiliar os alunos a irem bem na redação e, consequentemente, no Enem, os professores também conseguem contribuir para o aumento do desempenho escolar da instituição, dando notoriedade à escola e a si mesmo, já que obtendo bons resultados os alunos tendem a considerá-lo como referência.
Pensando em todas as vantagens que uma boa correção pode trazer a todos os envolvidos, elaboramos este artigo para ajudar você a entender como elaborar estratégias de correção de redações escolares. Siga na leitura e confira!
Quais são as estratégias para corrigir redação na escola?
Os gêneros textuais podem ser ensinados aos alunos de diversas maneiras. A renomada professora, doutora Irandé Antunes, tem discutido muito sobre o uso de diferentes gêneros textuais para o ensino da Língua Portuguesa de maneira contextualizada.
Segundo ela, os alunos poderiam aprender regras sintáticas por meio de gêneros textuais distintos.
Há várias vantagens de se ensinar diferentes tipos textuais aos alunos. Por meio da redação, por exemplo, é possível mostrar aos alunos como selecionar argumentos e validá-los por meio de dados e fatos, de maneira que passem credibilidade ao leitor.
É necessário que você passe aos seus alunos que a redação é um tipo textual e pode pertencer a diferentes gêneros textuais.
O ensino da redação é válido para mais de uma finalidade, porém, uma das principais, atualmente, é a preparação dos alunos para o Enem.
O Exame exige que a redação pertença ao gênero textual dissertativo-argumentativo e, portanto, siga alguns parâmetros para que seja considerada realmente boa e válida. Confira-os a seguir:
- o texto deve ser escrito em linguagem impessoal, em 3ª pessoa;
- a estrutura é dividida em: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- os alunos deverão apresentar uma tese e argumentos que a defendam;
- também é necessário que eles apresentem uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos no caso do Enem. Em outros vestibulares, essa não é, necessariamente, uma exigência;
- o limite de linhas da folha de redação deve ser respeitado, caso contrário haverá penalização
- a definição de um título é opcional no Enem, mas não para todos os vestibulares.
Portanto, os professores devem investir no ensino do gênero dissertativo-argumentativo e saber como corrigir redação na escola de modo que os alunos entendam, fundamentalmente, o que erraram, para que consigam sempre aprimorar os seus pontos fortes e ao mesmo tempo trabalhar seus pontos fracos.
Para tanto, a correção de redações escolares não pode ser superficial e indicar os erros secamente. Deve, ao contrário, indicar todos os erros detalhadamente e desenvolver comentários que indiquem de que maneira os alunos podem melhorar determinados pontos para conseguirem alcançar boas notas.
É necessário que você auxilie seus alunos a fazer pesquisas na internet e a coletar dados, ensinando-os como usar esses dados como argumentos. Portanto, é importante, para além de corrigir questões pertinentes à gramática, saber corrigir as redações utilizando comentários que efetivamente ajudem os alunos a aprenderem a escrever.
Abaixo separamos duas principais estratégias que ajudarão você a conseguir corrigir redação na escola, que além de ensinar como redigir redações diferentes, faça com que os estudantes se deem bem no Enem e demais vestibulares.
1. Adote a grade de correção da Redação Enem
A primeira estratégia pensada para ajudá-lo a corrigir redações escolares é pesquisar e adotar a grade de correção das redações do Enem.
Bom, a redação do Enem é um tipo textual, que está dentro do gênero dissertativo-argumentativo. Os corretores da redação do Enem seguem alguns parâmetros para corrigi-la e é bastante interessante que você os conheça para que possa aplicá-los na correção de redações que você passa aos seus alunos.
A avaliação da redação é feita com base na análise das 5 competências do Enem. São elas:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Cada uma dessas competências é responsável por 200 pontos da redação. Por isso, elas são divididas em 5 níveis.
Observando de forma geral, os níveis são os seguintes:
- o nível desclassificado na competência é atribuído ao candidato que tirar 0 pontos nela;
- já o nível precário é atribuído para aqueles que alcançarem 40 pontos;
- quando tira 80 pontos na competência, o nível é insuficiente;
- o nível é mediano quando o candidato alcança 120 pontos;
- o nível bom é atribuído para quem tira 160 pontos na competência;
- por fim, o nível ótimo é atribuído aos candidatos que alcançam 200 pontos.
Adotando esses critérios de correção, os alunos saberão como redigir uma redação do tipo dissertativo-argumentativo e como será a correção de suas redações quando efetivamente fizerem o exame.
2. Utilize ferramentas tecnológicas
A segunda estratégia para corrigir redações na escola é utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor. Você já ouviu falar em Learning Analytics?
Learning Analytics nada mais é do que o uso de dados relacionados ao desempenho dos alunos para mensurar e melhorar seus resultados.
E o que isso tem a ver com as ferramentas tecnológicas? Bom, por meio de plataformas de aplicação e correção de redação para os alunos, por exemplo, você poderá ter acesso a uma série de dados e relatórios que te ajudam a entender os principais desafios dos estudantes.
Isso te ajudará na criação de estratégias educacionais que solucionem os desafios de cada um e da turma em geral, além de otimizar o seu tempo.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre como corrigir redação na escola e que elas possam ajudar você a ensinar seus alunos a escreverem e alcançarem uma boa nota na redação do Enem. Ainda na linha de preparar seus alunos para uma das provas mais decisivas e concorridas do país, elaboramos um artigo todinho sobre como preparar o aluno para Exame Nacional do Ensino Médio. Confira!
1 comentário em “Entenda como corrigir redação na escola”
Yasmine Diniz amei seu conteúdo, muito pertinente e informativo. Obrigada pela contribuição na minha jornada…