No cenário atual, é importante que todas as instituições de ensino entendam como fazer uma boa captação de alunos. Isso porque a competitividade no mercado educacional é muito alta e demanda uma boa gestão escolar.
Quando pensamos em uma boa gestão, levamos em consideração aquelas ações estratégicas, desenvolvidas com um fim muito específico, certo? Bom, são essas ações que as escolas devem implementar para transformar leads em matrículas.
Mas não se preocupe! Embora a captação de alunos seja uma tarefa muito desafiadora para as instituições de ensino, há várias dicas que você pode aplicar no dia a dia da sua escola. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e descubra como fazer uma boa captação de alunos.
Como fazer uma boa captação de alunos na prática?
A pergunta que você deve estar fazendo agora é: “Como fazer uma boa captação de alunos na prática?”. Por esse motivo, separamos algumas dicas para você estruturar diversos processos de forma eficiente, de acordo com o planejamento estratégico da sua escola. Confira abaixo:
Produza conteúdo
A primeira dica sobre como fazer uma boa captação de alunos é investir em marketing digital. A criação de um blog, por exemplo, pode ser muito útil para a sua escola mostrar que tem autoridade na área de educação.
Por meio de blog posts, e-books e infográficos, a produção de conteúdo ajuda a transmitir o conhecimento e a propriedade de uma determinada marca. Além disso, quando guiada pelo Funil de Vendas, essa estratégia oferece conteúdos específicos para cada fase da jornada de compra.
Nesse processo, a marca consegue gerar leads e ter um contato mais personalizado com cada um deles. Ao considerar todas as fases da jornada de compra, a equipe de conteúdo oferece o que é relevante para possíveis clientes no momento da compra em que eles se encontram.
Envie e-mail marketing
Após a geração de leads, uma ação estratégica que deve ser adotada é o envio de e-mail marketing para clientes em potencial. Essa estratégia se encaixa no que conhecemos por fluxo de relacionamento, que tem o objetivo de guiar uma ação específica.
Para tanto, os clientes em potencial devem autorizar o acesso aos seus dados, o que acontece justamente durante a geração de leads – seja pelo preenchimento de uma newsletter ou pelo download de um material gratuito (e-book, infográfico, etc).
Faça uso das redes sociais
A nossa terceira dica sobre como fazer uma boa captação de alunos é utilizar as redes sociais para ganhar visibilidade. Mas tenha em mente que não adianta criar perfis de forma aleatória.
Para ter um bom desempenho na internet, a sua escola precisa usar as redes sociais com estratégia. O ideal é fazer um mapeamento de personas e identificar onde se encontra o seu público, além de utilizar uma comunicação adequada em cada rede social.
Neste ponto, vale destacar a importância da sua escola investir em tecnologia. Como as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes na nossa vida, para fazer uma boa captação de alunos, as instituições de ensino não podem mais se preocupar apenas com o mundo offline.
Crie canais de comunicação
A próxima dica sobre como fazer uma boa captação de alunos é criar canais de comunicação, seja de forma presencial ou virtual, e oferecer um atendimento de qualidade ao seu público.
Esse atendimento deve ser humanizado, pautado pela relação de empatia entre as pessoas e pela capacidade de oferecer soluções. Por esse motivo, as instituições de ensino devem investir em uma central de relacionamentos formada por profissionais com experiência em atendimento ao público.
Pense em estratégias educacionais
Outra dica para fazer uma boa captação de alunos é adotar estratégias educacionais, como o ensino híbrido, um modelo de ensino que busca o equilíbrio entre a modalidade presencial e a modalidade remota – por meio de recursos tecnológicos.
E por falar em tecnologia aplicada ao ensino, entre os recursos que podem ser aproveitados, destacamos o uso de plataformas digitais para correção de redação online, como a da Imaginie. A nossa plataforma entrega todas as redações corrigidas com observações nos mesmos moldes do Enem e links para vídeos explicativos.
Além da junção entre aulas presenciais e virtuais, há outras estratégias educacionais que podem ser aplicadas na sua escola: estudos de caso, aulas expositivas e dialogadas, aulas lúdicas, seminários e técnica de Philips 66. A técnica de Philips 66 é um incentivo ao pensamento rápido e à interpretação por meio de discussões sobre temas apresentados em sala.
[E-book Gratuito]
Entenda o que é ensino híbrido, seus benefícios e como aplicar na prática!
Promova concursos de bolsas
A nossa sexta dica sobre captação de alunos é promover concursos de bolsas e oferecer descontos. Considerando que muitas pessoas buscam opções acessíveis de ensino, podemos dizer que bolsas e descontos são ótimos diferenciais.
É claro que o gestor da escola pode optar pela melhor forma de oferecer esses benefícios, mas queremos indicar duas opções: sorteios de bolsas e descontos para todos os alunos que fazem o pagamento antecipado.
Vale ressaltar que os sorteios podem ser realizados em algumas ocasiões especiais, como em eventos extracurriculares promovidos pela instituição. Com isso em mente, vamos para a nossa próxima dica.
Ofereça mais do que um currículo básico
A realização de atividades extracurriculares é uma ótima forma para fidelizar e captar novos alunos. Nesse sentido, algumas ideias que você pode colocar em prática na sua escola são: palestras com temáticas atuais, workshops e cursos gratuitos ministrados por especialistas.
Uma outra dica para se diferenciar das demais instituições e captar novos alunos, além das atividades já mencionadas, é buscar convênios com estágios e parcerias com empresas que podem proporcionar alguma vantagem para os seus alunos, como uma academia.
Preste atenção às mudanças da área
Como acontece em diferentes áreas de atuação, o cenário educacional pode apresentar algumas mudanças com o passar do tempo. Por esse motivo, a próxima dica sobre como fazer uma boa captação de alunos é seguir as tendências do seu nicho em termos de tecnologia e gestão.
Construa uma escola moderna
Por fim, a última dica que queremos dar é para você construir uma escola moderna. Além de um corpo docente formado por profissionais atenciosos e qualificados, para atrair mais alunos, a escola deve apresentar uma infraestrutura capaz de formar profissionais diferenciados.
Se você gostou das nossas dicas sobre como fazer uma boa captação de alunos, descubra agora como manter as matrículas já conquistadas.
[E-book Gratuito]
Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento