No âmbito da gestão escolar, o coordenador pedagógico tem uma função importantíssima. É ele quem concilia uma série de expectativas: a da família, que exige disponibilidade e acompanhamento frequentes; dos professores, que demandam assertividade nas orientações pedagógicas e apoio na resolução de desafios em sala; da diretoria,que espera um desempenho cada vez melhor da escola, sobretudo, tendo como medida avaliações externas, a exemplo do ranking do ENEM, e assim por diante. Perceba que só listamos algumas delas, não é mesmo?
A bem da verdade é que no cotidiano da gestão escolar, muitos dos problemas que surgem chegam à mesa do coordenador pedagógico (desde os mais simples até os mais complexos). Com isso, boa parte do tempo que esse profissional tem pode ser direcionado para realização de tarefas urgentes (como que apagando incêndio o tempo todo) e não tendo a disponibilidade e atenção necessárias para exercer seu papel nas atividades que são importantes (que demandam mais atenção estratégica).
Isso acontece, especialmente, pela ausência de formação adequada na área (pela falta de oferta de cursos específicos mesmo). O que faz com que boa parte deles aprenda na prática algumas técnicas (ou desenvolvam as suas próprias). Para dar uma força a esses profissionais, que têm grandes responsabilidades pelo êxito da escola, reunimos aqui no blog Imaginie algumas recomendações, sobretudo, para potencializar a formação dos professores.
Gestão do tempo
O primeiro passo para descobrir onde você está investindo sua atenção é mapear como tem organizado sua rotina (anotando mesmo, como uma espécie de diário). Tome nota do tempo que tem dedicado à resolução de imprevistos e por aí vai. Se for necessário, apresente esse mapeamento à sua diretoria, a fim de que identifiquem juntos como a coordenação pedagógica tem dedicado seu tempo e quais atribuições estratégicas ficam de lado por isso. Quer ver só o quanto você pode conquistar ganhos reais de produtividade e qualidade para a sua escola?
Um exemplo disso é que muitos coordenadores pedagógicos, após essa análise da gestão de tempo, têm optado por orientar que professores de redação dediquem seus esforços para a preparação de aula, terceirizando a correção de textos para plataformas modernas e específicas para isso. Isso otimiza o tempo deles para focalizarem em atividades que são intransferíveis: o de revisar o plano de aula, preparar-se para entrar em sala e doar toda energia nessa tarefa fundamental.
Clareza de objetivos
Relacionar, com clareza, quais atribuições e o que espera dos professores sob sua responsabilidade é outro recurso que pode ajudá-lo a potencializar o tempo deles. Por exemplo: que tipo de informação precisa ser comunicada imediatamente ou não. A interrupção frequente (às vezes, sem necessidade para aquele momento) pode fazer com que você não agilize outras questões importantes para ajudar os educadores.
Avaliação de processos
Dê uma atenção especial à revisão dos processos de trabalho e ao planejamento traçado. Normalmente, os gestores (isso em todas as áreas) acabam não acompanhando, por indisponibilidade, o desenrolar dessas etapas. O problema é que se houve uma necessidade de correção de rumo, ela poderá levar muito mais tempo e energia sua (e dos demais envolvidos) se for identificado somente no final. Pense nisso também.
Dar feedback
Quem não gosta de um retorno sobre como está se saindo nas tarefas? Essa pode ser a sua maior contribuição na gestão escolar, para atuar como facilitador dos desafios na instituição de ensino. É a boa e velha regra do feedback: corrija em particular (caso precise apontar uma melhoria a ser implementada) e elogie em público (demonstre sua satisfação pelo trabalho feito). A devolutiva constante é um poderoso instrumento para potencializar a motivação e o engajamento dos profissionais. Esteja, ainda, sempre aberto ao diálogo, para sinalizar questões relevantes que podem ajudar seu professor a resolvê-las. É fundamental a atuação, nessa circunstância, como um facilitador.
Espero, de verdade, que essas recomendações o ajude. E fique à vontade para compartilhar nos comentários abaixo qual outra atitude você tem tomado para potencializar o tempo dos seus professores. Sua sugestão poderá ajudar outros vários profissionais que passam por aqui. Até a próxima!