Gerir uma escola para que ela seja destaque em sua região é uma tarefa que exige muito empenho e pesquisa. O que proporciona à escola esse destaque é o bom nível de desempenho escolar que ela apresenta. Portanto, é muitíssimo importante que a instituição de ensino saiba o que são e como usar indicadores de desempenho na gestão escolar.
Além de apresentar um bom índice de aprovação em cursos considerados difíceis e uma boa média geral nas provas do Enem, o desempenho escolar dos alunos deve ser medido com base em outras questões, como o ambiente escolar, a prática pedagógica etc.
Na hora de matricular ou manter seus filhos em uma determinada escola, os pais ou responsáveis certamente pesquisarão por instituições que possuam um bom desempenho e oferecem uma base educacional de ponta, além, é claro, de uma formação empática, atuando na construção de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sociais.
Por isso, é muitíssimo importante que você saiba o que são e como usar indicadores de desempenho na gestão educacional. Eles darão à escola uma base bem estruturada de como tem sido o desenvolvimento dos alunos, além de fazer com que toda a gestão pense em estratégias para melhorar e alavancar os dados de aprovação da instituição.
O que são indicadores de desempenho?
Bom, inicialmente, é necessário que você entenda o que são indicadores de desempenho. Eles são ferramentas utilizadas por gestores para analisar dados de modo a quantificar e qualificar a performance de empresas, organizações etc., e são substancias para corrigir possíveis erros.
O objetivo desses indicadores de desempenho é sempre melhorar as instituições, para que elas ofereçam excelência no produto que oferecem e, consequentemente, atuem no crescimento do empreendimento.
O que os indicadores de desempenho na gestão educacional devem medir?
Nas escolas, os indicadores servem para medir a qualidade da instituição e ensino oferecidos aos alunos, visando sempre alcançar excelência. Para isso levam em consideração diversos fatos.
Importante mencionar que os indicadores possuem vários níveis. Eles podem ser bem abrangentes e medir a escola como um todo, ou mais específicos, medindo o desempenho de uma turma e dos alunos individualmente.
Há, inclusive, indicadores oficiais que utilizam as notas de diversos exames para medir o desempenho dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O próprio Enem também é usado para medir o nível de qualidade dos estudantes do ensino médio.
Pensando em auxiliá-lo a como usar indicadores em todos esses níveis, vamos a seguir, explicar mais detalhadamente cada um desses deles.
Indicadores de desempenho da sala de aula
Vamos começar por indicadores mais específicos. Os índices de desempenho na gestão educacional para a sala de aula devem medir tanto fatores que levem em consideração a visão dos alunos sobre a didática, assim como a visão dos professores sobre a turma em questão.
Abaixo listamos alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração para pensar estratégias de melhoria para a sala de aula:
- a média de nota da turma em relação às outras turmas da escola;
- o nível de participação dos alunos nas diferentes disciplinas;
- o nível de aprendizado dos alunos em diversos conteúdos,
- os elogios e dificuldades que os alunos reportam à equipe pedagógica sobre a didática dos professores de diferentes disciplinas;
- o nível de progressão dos alunos e o seu desenvolvimento nas disciplinas.
Pensando em auxiliá-lo nessa etapa de análise de dados para enfim alcançar a excelência no processo de ensino-aprendizagem, já existem plataformas online que oferecem relatórios completos sobre competências e habilidades escolares dos alunos.
As plataformas funcionam assim: se o objetivo de sua escola é melhorar o desempenho dos alunos na redação do Enem, com base no resultado obtido pelos indicadores, elas oferecem a possibilidade de que você crie atividades de produção de redação. Você poderá criar uma tarefa com tempo determinado e incluirá todos os alunos que deseja que façam essa atividade.
Após a tarefa ser concluída, os corretores farão as correções e apontamentos a respeito das principais dificuldades dos alunos. Depois, entra em cena as learning analytics, que são dados sobre o desempenho dos alunos disponibilizados a partir das atividades desenvolvidas.
Essas plataformas fazem com que o seu trabalho seja otimizado, já o que o seu papel, como coordenador, será apenas o de pensar, em conjunto com os professores, estratégias didáticas que solucionem os problemas encontrados.
Indicadores de desempenho geral da escola
Os indicadores de desempenho geral da escola são mais abrangentes e devem levar em consideração questões, às vezes mais, administrativas, como a estrutura da escola etc.
Confira abaixo alguns dos pontos que devem ser levados em consideração para se avaliar a escola de maneira geral:
- o número de novos alunos matriculados;
- o número de alunos que se desligaram da instituição;
- os índices de aprovação em cursos superiores e a média do Enem em relação a outras instituições;
- o quadro de funcionários da escola;
- o grau de satisfação dos alunos e professores em relação ao ambiente escolar e sua estrutura;
- a qualidade dos professores e capacitação destes.
Indicadores de desempenho educacional oficiais
Além dos indicadores mais específicos da escola, sua estrutura e sala de aula, você deve levar em consideração os indicadores nacionais para conseguir pensar em estratégias que sempre otimizem os resultados da sua escola.
Os indicadores nacionais ou oficiais são utilizados para medir o desempenho dos alunos da educação básica, do ensino fundamental, médio e mesmo do ensino superior.
Tanto o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), quanto o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) são índices utilizados para medir o desempenho nacional dos alunos que estão na educação básica.
Já o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é utilizado para medir o desempenho dos estudantes que estão saindo do ensino médio.
Por fim, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é o aplicado para alunos que estão se formando no curso de ensino superior.
Importante mencionar que esses exames medem o desempenho dos alunos e também as instituições de ensino, já que são utilizados por órgãos oficiais, como o MEC, para licenciar universidades e escolas.
É bastante interessante que a escola fique por dentro de todos esses exames, trabalhando com base no resultado alcançados por seus alunos para, posteriormente, pensar estratégias para trabalhar as áreas que necessitam ser aprimoradas.
Qual a importância dos indicadores de desempenho educacional na gestão escolar?
A importância de saber como usar indicadores de desempenho na gestão escolar é imensa e, portanto, esse é um assunto que a gestão da escola deve trabalhar com muito empenho. Afinal, para ser referência é preciso oferecer sempre o melhor ensino, ter funcionários qualificados e uma boa estrutura, e só é possível entender qual o seu nível de qualidade utilizando indicadores que meçam o desempenho e a qualidade escolar.
Para conseguir utilizar esses indicadores de maneira eficiente, é preciso pensar sobre os objetivos da escola e para que os indicadores serão necessários. Se, por exemplo, a escola a partir da análise dos indicadores, perceber que precisa melhorar o desempenho dos alunos no Enem, deve voltar todas as suas forças para esse campo.
Analisar escolas concorrentes também se torna bem mais fácil, uma vez que você poderá analisar dados dos índices de sua escola, como a média dos alunos no Enem, por exemplo, e analisá-las com as escolas que competem diretamente com a sua. A partir de então, você pode pensar sobre o que fazer para tornar a sua escola uma referência no mercado.
Mas, se ao contrário, você perceber que precisa melhorar o desempenho dos alunos dentro de sala de aula, é necessário verificar os indicadores específicos desse quesito e pensar em estratégias que melhorem os resultados apresentados.
A partir da análise dos diferentes índices de qualificação da escola, sejam eles, gerais, nacionais ou da sala de aula, a equipe pedagógica e a equipe docente poderão pensar sempre em como se planejar ano a ano, semestre a semestre e dia a dia, para melhorar o ensino oferecido.
É interessante, inclusive, que os indicadores e sua análise estejam entre as tarefas elaborados para o planejamento escolar, seja ele anual ou semestral. Inclua no calendário e no guia de ação essa tarefa, já que ela é fundamental para analisar o que precisa ser aprimorado dentro de sua instituição de ensino.
Esperamos que você tenha gostado de saber sobre o que são e como usar indicadores de desempenho escolar na gestão educacional de sua escola. Aproveita e comenta aqui nos comentários como você usa os indicadores em sua instituição de ensino!