Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolasGestão da escola

O papel da coordenação pedagógica no desenvolvimento docente

  • Autor Convidado
  • 17/07/2025
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A qualidade da educação depende diretamente da formação contínua dos professores e da forma como são acompanhados no exercício da docência. Nesse cenário, o papel da coordenação pedagógica vai muito além da gestão de rotinas escolares: ela é peça-chave no apoio ao desenvolvimento profissional e humano dos docentes.

Ao considerar as diferentes personalidades e estilos de comportamento dos professores, a coordenação pode ser ainda mais eficaz. A teoria DISC, amplamente utilizada em ambientes corporativos e educacionais, é uma poderosa aliada nesse processo. Ela nos ajuda a compreender os diferentes perfis comportamentais e adaptar as estratégias de acompanhamento e formação conforme as necessidades de cada educador.

Neste artigo, vamos explorar como a coordenação pedagógica pode promover o desenvolvimento docente com mais intencionalidade e sensibilidade, utilizando os fundamentos do DISC como apoio.

O que é a teoria DISC?

A teoria DISC é um modelo de avaliação comportamental que identifica quatro estilos predominantes de comportamento:

  • Dominância (D): foco em resultados, ação, objetividade e tomada de decisão rápida.
  • Influência (I): foco em pessoas, comunicação, entusiasmo e motivação.
  • Estabilidade (S): foco em colaboração, rotina, paciência e harmonia.
  • Conformidade (C): foco em regras, precisão, planejamento e qualidade.

Cada pessoa pode apresentar uma combinação desses perfis, com um, dois ou três predominantes. E é exatamente aqui que começamos a falar sobre o desenvolvimento dos professores.

No ambiente escolar, reconhecer o estilo DISC dos professores é essencial para oferecer um acompanhamento mais personalizado e eficaz.

O papel da coordenação pedagógica no contexto educacional

A coordenação pedagógica é o elo entre a gestão escolar, os docentes e a proposta pedagógica da instituição. Seu principal objetivo é garantir que o processo de ensino-aprendizagem aconteça com qualidade, coerência e intencionalidade.

Para isso, o coordenador acompanha e orienta o planejamento pedagógico, promove formações continuadas, estimula a reflexão sobre a prática docente, apoia na resolução de conflitos e na gestão de sala de aula, além de criar espaços colaborativos e de escuta ativa.

Essa atuação exige não só conhecimento técnico, mas também sensibilidade para lidar com diferentes estilos de ensino e de personalidade. Neste ponto, o DISC se torna uma ferramenta valiosa para entender sobre perfis comportamentais.

Como o DISC pode apoiar o trabalho da coordenação pedagógica

Entender os perfis comportamentais com base na teoria DISC ajuda o coordenador a construir relações mais empáticas, adaptar a comunicação e desenvolver ações formativas mais assertivas. 

Veja a seguir como cada perfil pode impactar o cotidiano escolar:

Perfil Dominante (D)

Professores com esse perfil são diretos, orientados a resultados e preferem autonomia no planejamento de suas aulas. Podem resistir a formações teóricas ou muito longas, preferindo atividades práticas e objetivas.

Ações da coordenação: propor desafios que envolvam inovação e metas, estimular a liderança em projetos pedagógicos e oferecer devolutivas diretas e focadas em performance.

Perfil Influente (I)

São professores comunicativos, criativos e otimistas. Valorizam o reconhecimento e tendem a se engajar em propostas dinâmicas e interativas. Muitas vezes apresentam dificuldade com prazos e organização.

Ações da coordenação: promover formações colaborativas com dinâmicas em grupo, valorizar suas ideias e auxiliar na estruturação de rotinas pedagógicas.

Perfil Estável (S)

Esses docentes prezam pela segurança, rotina e harmonia no ambiente escolar. Costumam ser cooperativos e excelentes ouvintes, mas podem resistir a mudanças abruptas.

Ações da coordenação: introduzir mudanças de forma gradual, oferecer suporte constante e criar espaços tranquilos para trocas de experiência.

Perfil Conforme (C)

Detalhistas, organizados e analíticos, professores com perfil C valorizam normas, dados e planejamento. Podem se sentir desconfortáveis com improvisações e atividades sem estrutura definida.

Ações da coordenação: fornecer referências e bases teóricas, apresentar feedbacks objetivos e respeitar seus processos de planejamento.

A coordenação pedagógica no desenvolvimento docente de maneira contínua

Ao entender os perfis DISC de sua equipe, o coordenador pedagógico pode agir com mais estratégia. O desenvolvimento profissional dos professores não se resume a cursos e treinamentos, mas envolve acompanhamento próximo, estímulo à reflexão e criação de uma cultura colaborativa de aprendizagem.

Esse processo pode incluir o planejamento coletivo de aulas, projetos interdisciplinares, análise de práticas pedagógicas e observação de aulas com devolutivas formativas. 

Mais do que aplicar um modelo, trata-se de construir caminhos que respeitem as particularidades da equipe.

Boas práticas da coordenação pedagógica com base no DISC

O uso do DISC na rotina da coordenação pode se desdobrar em ações práticas. Mapear os perfis comportamentais da equipe, com ferramentas como o CIS Assessment, é um bom ponto de partida. 

Em uma próxima etapa, é possível personalizar a comunicação com cada professor, respeitando sua forma de receber orientações e feedbacks, além de criar planos de desenvolvimento individualizados, considerando os pontos fortes e os desafios de cada perfil.

Outra boa prática é formar duplas ou grupos de trabalho complementares, promovendo equilíbrio entre perfis mais dominantes e outros mais colaborativos. Essa diversidade enriquece os processos de ensino e aprendizagem. 

Também vale destacar o uso do DISC na mediação de conflitos, já que compreender o estilo comportamental do outro facilita o diálogo e reduz ruídos de comunicação.

Desafios e oportunidades

Apesar das possibilidades oferecidas pelo DISC, o coordenador pedagógico ainda enfrenta desafios. A alta demanda burocrática limita o tempo para ações formativas, enquanto a heterogeneidade das equipes pode gerar conflitos ou resistências. Além disso, nem todas as escolas oferecem apoio institucional para implementar ferramentas de mapeamento comportamental, o que dificulta uma atuação mais personalizada.

Superar esses obstáculos exige clareza sobre o papel da coordenação pedagógica como agente formador, além de investimento em ferramentas adequadas e apoio da gestão escolar para promover mudanças duradouras.

Conclusão

O desenvolvimento docente é um dos pilares da qualidade educacional, e a coordenação pedagógica exerce um papel decisivo nesse processo. Ao incorporar a teoria DISC em suas práticas, o coordenador amplia sua capacidade de compreender os professores, respeitar suas diferenças e promover um crescimento mais coerente com a realidade de cada um.

Não se trata de rotular profissionais, mas de criar estratégias mais eficazes de apoio, orientação e formação. Com essa abordagem, a escola se transforma em um ambiente mais acolhedor, colaborativo e produtivo, onde o crescimento de cada professor reflete diretamente na aprendizagem dos alunos.

E lembre-se: para alcançar o sucesso acadêmico, seu aluno precisa das ferramentas corretas para o estudo, como as oferecidas pela Imaginie. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!

Post feito pelo parceiro CIS Assessment

Foto do post: Reprodução/pch.vector

Autor

  • Autor Convidado
    Autor Convidado

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − quinze =

Posts relacionados

Aula de redação: imagem de um professor escrevendo no quadro negro.

Como preparar uma boa aula de redação para os alunos

professora em biblioteca, infraestrutura escola

Escolas bem projetadas melhoram desempenho e engajam alunos, diz pesquisa

professora segurando caderno com aluno

Escuta ativa na educação: o que é, por que importa e como aplicar na prática

O que é gestão escolar: fotografia de uma mulher sorrindo escrevendo em algo. Atrás, estão outras pessoas observando.

Tudo o que você precisa saber sobre o que é gestão escolar e como desenvolvê-la

professora em sala de aula

Gestão de sala de aula: o que é, desafios e como implementar

Conheça o Dia da Escola e veja por que comemorar essa data!

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.