O coordenador pedagógico é muitíssimo importante para o bom funcionamento de uma instituição de ensino. Entretanto, nem sempre sua função é estabelecida de maneira clara o suficiente e pode ser que ele acumule funções que não deveriam ser suas.
Algumas escolas não delimitam e delegam as funções de maneira efetiva. Existem instituições, inclusive, que não possuem um coordenador pedagógico.
Sabendo da imensa importância dessa figura para que a escola esteja sempre engajada em oferecer um ensino de ponta, elaboramos este artigo. Para entender de uma vez por todas qual a função de um coordenador pedagógico, basta seguir a leitura e conferir!
Qual é o papel do coordenador pedagógico?
O coordenador pedagógico já foi visto como um fiscal do trabalho desempenhado pelos professores, nem sempre sendo bem quisto dentro do ambiente escolar.
No entanto, após o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, seu papel passou por mudanças e agora o coordenador é alguém que busca ajudar os professores a desempenharem seu papel da melhor maneira possível, além de estreitar a relação entre pais e escola.
As funções ou atribuições de um coordenador pedagógico são focadas na rotina pedagógica da escola e no fortalecimento de estratégias que busquem, em conjunto com os professores, oferecer excelência no ensino aos alunos da instituição.
O papel do coordenador não deve ser confundido com o do professor, o que em alguns casos acontece. Há situações em que o coordenador vai para dentro da sala de aula, quando o professor se ausenta, por exemplo. Essa é uma prática bastante comum, onde atribui-se uma função que não é, ou melhor dizendo, não deveria ser a de um coordenador pedagógico.
De maneira bastante simplificada, a função orgânica de um coordenador pedagógico é a de estabelecer e gerir uma relação harmônica entre família, alunos, diretor(es) e professores, de maneira que todos estejam engajados em sempre oferecer um ensino de qualidade.
O que é preciso para ser um coordenador pedagógico?
Bom, agora que você conhece um pouco mais da função originária de um coordenador pedagógico, é chegada a hora de saber quais as principais características desse profissional.
Para ser um bom coordenador é preciso atender a alguns requisitos, que são:
1. Saber liderar
Um bom coordenador pedagógico deve saber como ser um bom líder. E para tanto, deve sempre utilizar o diálogo entre as partes que compõem um ambiente escolar.
Todos que fazem parte da comunidade escolar têm questões a serem discutidas, culminando em cobranças de lados distintos.
Um bom coordenador pedagógico sabe ouvir as questões dos estudantes, do diretor, dos professores e dos pais e tenta estabelecer diálogo entre as partes para alcançar soluções efetivas.
2. Incentivar o trabalho coletivo e interdisciplinar
É necessário trabalhar em conjunto para que a escola seja uma unidade em busca de um objetivo em comum. É atribuição de um coordenador pedagógico saber como encaminhar o trabalho coletivo entre professores e coordenadores.
Uma ótima estratégia são os simulados e projetos interdisciplinares, que com um tema em comum trabalham todas as disciplinas e envolvem também o trabalho da coordenação.
Ainda é dever do coordenador articular ideias que sejam interessantes para o coletivo. Caso um professor de história sugira uma estratégia de ensino eficaz, o coordenador deve compartilhá-la com os demais docentes, atribuindo ao professor de história o mérito da ideia, é claro.
3. Inovar em estratégias de ensino
É papel do coordenador pedagógico pensar em estratégias inovadoras de ensino.
Mas se ele não é um professor, como irá pensar em estratégias de ensino? É claro que os coordenadores não pensam em estratégias de educacionais para serem aplicadas dentro da sala de aula especificamente.
É, no entanto, dever do coordenador pedagógico estar bem atento às estratégias tecnológicas voltadas para a prática do ensino
Há, por exemplo, simulados online, que podem ser aplicados para todos os alunos, facilitando o monitoramento do desempenho escolar dos alunos de sua escola.
4. Avaliar o desempenho escolar de alunos
É dever do coordenador pedagógico saber como avaliar o desempenho escolar dos alunos da instituição de ensino e pensar em estratégias para solucionar os desafios encontrados.
Para avaliar o desempenho escolar, as escolas podem utilizar simulados físicos e online, por exemplo. Por meio deles será possível identificar os pontos fortes dos alunos, além de avaliar os desafios enfrentados pela turma, de maneira geral, e por cada um dos alunos, de maneira individual.
Munido de conhecimento sobre pontos fortes e fracos é possível estabelecer questões estratégicas pensadas em melhorar o ensino nos conteúdos ou disciplinas que apresentam um maior número de erros.
Qual a influência do coordenador pedagógico em sala de aula?
O coordenador pedagógico não irá atuar dentro da sala de aula, como mencionamos anteriormente, no entanto, ele tem um papel fundamental.
É ele quem dará todo o suporte para que os professores estejam motivados e engajados para pensar em estratégias didáticas dentro da salas de aula.
O coordenador também deve estar atento a ouvir todas as reclamações dos professores, reportá-las ao diretor e pensar o que pode ser feito para que o docente sinta-se à vontade dentro do ambiente escolar, sendo reconhecido como peça fundamental para que o aluno consiga aprender tudo aquilo que necessita.
É o coordenador quem vai pensar, com sua equipe, o planejamento escolar, que será um guia para todos os que fazem parte da escola.
Elaboramos um guia completo sobre planejamento escolar, um assunto que tem tudo a ver com o papel do coordenador pedagógico. Que tal então dar uma lida nele?