Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

6 estratégias para melhorar o desempenho escolar de seus alunos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Para que se sua escola tenha destaque na região em que se encontra e visibilidade nacional, é essencial que os alunos que frequentam sua instituição possuam um elevado desempenho escolar.

No entanto, para que isso aconteça é necessário que, primeiramente, você saiba o que é desempenho escolar, para que a partir de então possa pensar em estratégias para melhorá-lo substancialmente.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo, que busca esclarecer o que é desempenho escolar, além de apontar 6 estratégias para melhorá-lo. Siga na leitura e confira!

O que é desempenho escolar? 

Bom, pode ser que você imagine que desempenho escolar se resume, basicamente, em alunos que consigam alcançar notas altas nas disciplinas e aprovação em cursos superiores com alto nível de concorrência. 

No entanto, essa ideia está ultrapassada. Atualmente, sabe-se que só é possível medir o desempenho escolar quando leva-se em consideração as interações sociais dos alunos. 

A forma como eles se portam socialmente, como eles lidam com situações problema, além de ter conhecimento de seus direitos e deveres, tudo isso será levado em consideração na hora de avaliar o desempenho escolar.

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Obviamente ir bem em provas, como o Enem e demais vestibulares, e alcançar a entrada em cursos e universidades concorridos também é levado em consideração na hora de avaliar o desempenho escolar. Entretanto, esse quesito não é mais tão valorizado, como um dia já foi.

Isso acontece porque o mercado de trabalho pode até contratar pessoas com uma excelente formação acadêmica, mas somente manterão essas pessoas empregadas caso elas possuam inteligência emocional e saibam lidar com as questões do dia a dia e relações interpessoais dentro das empresas. 

E é por isso que a equipe pedagógica precisa focar tanto em um planejamento escolar que forme estudantes capazes de passar em instituições de ensino superior de alta qualidade, como também investir em uma gestão que forme cidadãos conscientes de seu lugar na sociedade, possuindo inteligência técnica e emocional para lidar com possíveis problemas da vida adulta.

Como melhorar o desempenho escolar?

Muito bem, após entender tudo o que envolve o desempenho escolar dos estudantes, chega a hora de elaborar estratégias para melhorá-lo.

Abaixo, indicaremos 6 estratégias excelentes, que te ajudarão a melhorar o desempenho de seus alunos. Confira!

1. Ouça os alunos

A primeira estratégia que você deve adotar para melhorar o desempenho escolar dos alunos é ouví-los. São eles que lidam diretamente com os professores, com a maneira como cada um deles dá sua matéria e poderão dizer em quais as disciplinas possuem mais dificuldade e porque isso acontece.

Colhendo o feedback dos alunos será possível pensar em conjunto com a equipe pedagógica alternativas que façam com que o aluno consiga absorver melhor os conteúdos e logo melhorarem o seu desempenho escolar.

2. Elabore um bom planejamento escolar

Elaborar um bom planejamento escolar também é fundamental para melhorar o desempenho dos estudantes, afinal, será a partir dele que você conseguirá criar um plano de ação que servirá de guia para toda a comunidade escolar.

Deverá estar contido dentro do plano de ação o necessário para melhorar a excelência do ensino oferecido por sua escola, além de um calendário escolar que contenha todas as datas importantes voltadas para os alunos, como por exemplo, datas relacionadas às inscrições para o Enem e demais vestibulares

Banner de divulgação do ebook gratuito "Guia do planejamento escolar" com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/guia-planejamento-escolar?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=material-rico

Pensando em como mensurar e melhorar o desempenho escolar, crie um plano de ação específico para a equipe pedagógica, seguindo os seguintes passos:

1º Passo: crie um calendário escolar para a gestão pedagógica

Crie um calendário que possibilite a você medir o desempenho escolar com frequência. 

Estabeleça um dia a cada três meses, por exemplo, para analisar como anda o desempenho dos alunos em cada disciplina e, a partir de então, pensar em estratégias para melhorar o que não anda tão bem e investir em atitudes que têm dado certo.

2º Passo: estabeleça metas

O próximo passo para elaborar um plano de ação voltado para equipe pedagógica é pensar em metas que facilitem o seu trabalho de analisar o desempenho escolar.

As tarefas deverão ser pensadas para a sala de aula, para que seja possível avaliar o desempenho dos alunos. Por isso, tente pensar essas metas em conjunto com os professores. 

As metas deverão ser:

  • possíveis de medir: em conjunto com os docentes, procure pensar em atividades que sejam capazes de medir o desempenho dos alunos, como por exemplo, simulados que sejam dados semestralmente, e avaliem todas as disciplinas;
  • com datas previstas: é interessante pensar em tarefas que tenham datas previstas, como os próprios simulados, sendo aplicados uma vez a cada seis meses, por exemplo. Dessa maneira será possível avaliar em que os alunos possuem mais dificuldade e promover atitudes que melhorem o seu desempenho nas disciplinas específicas;

3. Invista na capacitação da equipe docente

A terceira estratégia para alavancar o desempenho escolar é investir de maneira eficiente na capacitação dos professores. 

Os professores são peças fundamentais dentro da instituição de ensino, pois são eles que darão aos alunos a oportunidade de aprender sobre determinado conteúdo e, por isso, devem estar sempre em capacitação para que consigam passar todo o conhecimento possível aos alunos

A equipe pedagógica deverá contratar professores de ponta e pensar em capacitá-los sempre mais, além da capacitação técnica é necessário saber como mantê-los engajados e fazer com que consigam motivar os alunos.

4. Estabeleça e motive o diálogo entre pais, responsáveis e escola

Uma outra estratégia válida é estabelecer o diálogo entre pais e responsáveis e a escola. Sempre que possível chame os pais a participarem ativamente da vida escolar de seus filhos. 

Já está comprovado que quanto mais os pais se aproximam da vida de seus filhos, mais ascendente será a curva de desempenho escolar deles. Por isso, sempre que possível facilite a aproximação entre pais e escola, a fim de que juntos possam desenvolver juntos questões que melhorem o desempenho escolar dos alunos.

5. Pense em inovação

Atualmente, as tendências educacionais estão cada vez mais voltadas a proporcionar um ensino que engaje os estudantes das novas gerações, o que, consequentemente, resulta em um melhor desempenho escolar nas instituições de ensino.

Nós sabemos que levar ideias inovadoras para o ambiente escolar nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, é preciso ter o suporte necessário, lidar com a resistência de estudantes, pais e professores, além de, muitas vezes, mudar a rotina escolar. Mas você pode começar aos poucos, com práticas que não impactem tanto no dia a dia escolar.

Criar novos espaços, estimular o uso da tecnologia ao longo das aulas e pensar em práticas pedagógicas empáticas são alguns exemplos do que a escola pode fazer para ter um ambiente inovador e que busca melhorar o desempenho escolar.

6. Utilize ferramentas tecnológicas

Atualmente, o acesso à tecnologia está muito mais democratizado. Por isso, seria interessante em investir tecnologias voltadas ao ensino.

Por meio de recursos tecnológicos, disponibilizados por plataformas online, é possível coletar dados e identificar pontualmente as dificuldades de aprendizagem dos alunos. 

Essa coleta é feita a partir do momento em que os alunos fazem simulados e provas online. Tudo fica registrado, as notas e quanto tempo o aluno levou para realizar as tarefas.

Além disso, os dados poderão ser comparados entre um aluno e outro, o que facilitará ao professor identificar as dificuldades e estabelecer estratégias pedagógicas para enfim melhorar o desenvolvimento escolar dos alunos.

O que são e para que servem os indicadores de desempenho escolar?

Em qualquer negócio, os indicadores de desempenho são fundamentais para o desenvolvimento de uma boa gestão, para a análise dos resultados da organização e para o direcionamento do plano de ação.

Nas instituições de ensino, isso não é diferente. Nesse caso, no entanto, os indicadores de desempenho não contribuem apenas para a saúde financeira da escola, mas para a gestão das diferentes áreas que compõem a organização escolar, a qualidade do ensino, o trabalho da equipe pedagógica e o desempenho escolar dos estudantes.

Como estamos falando sobre desempenho escolar, vamos focar no uso dos indicadores para isso.

Quando falamos sobre o desempenho dos estudantes, os indicadores escolares são dados que permitem analisar como anda o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de acordo com alguns parâmetros, como é o caso da média no Enem e a progressão dos resultados dos estudantes em simulados.

A partir desses dados, a escola pode traçar estratégias que ajudarão na melhoria do desempenho dos alunos. Se é observado, por exemplo, que os estudantes estão com uma média equivalente à nacional nas 4 áreas de conhecimento do Enem, mas com uma pontuação abaixo da média na redação, é importante considerar que é fundamental trabalhar com mais afinco a produção textual com os alunos.

Por outro lado, se a escola percebe que está trabalhando constantemente para preparar os estudantes para o Enem, mas os resultados não estão melhorando de acordo com os simulados ao longo do ano, os professores podem pensar em diferentes tipos de intervenções pedagógicas que mudem esse cenário.

Enfim, os indicadores de desempenho aliados, é claro, à interpretação dos dados, planejamento e execução de ações pela equipe pedagógica são fundamentais para que você consiga melhorar o desempenho dos estudantes com velocidade e eficiência. 


Quais são os indicadores de desempenho?

Existem diversos indicadores de desempenho que você pode adotar em sua instituição de ensino, tudo dependerá do foco da sua escola e o que você precisa analisar a partir disso. Confira alguns exemplos:

  1. Progressão de desempenho dos estudantes
  2. Média no Enem;
  3. Número de aprovações.

Se quiser saber mais, confira o nosso artigo sobre quais são os principais indicadores da área educacional.

E aí, já está com todas as dicas em mãos para melhorar o desempenho escolar dos estudantes? Já que falamos um pouquinho sobre dados, que tal dar uma lida em nosso artigo sobre Learning Analytics e entender como esse conceito pode te ajudar a melhorar o desenvolvimento dos alunos de sua escola e a elevar cada vez mais o nível de ensino oferecido?

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − dez =

Posts relacionados

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter