Os professores lidam sempre com tantos alunos que, às vezes, é difícil perceber a linha tênue entre uma simples dificuldade de aprendizagem e um distúrbio de aprendizagem.
Os alunos possuem um tempo de aprendizado diferente entre si. E apresentar certas dificuldades nas disciplinas é bastante comum e acontece com todos, não só com crianças ou adolescentes, mas também com adultos. Sempre que nos propomos a aprender determinado conteúdo, vamos apresentar dificuldade em algum nível.
Porém, o que deve ser levado em consideração é quando essa dificuldade passar a ser muito mais severa, representando um verdadeiro distúrbio. Nesses casos, será necessário a presença de especialistas para o diagnóstico. Entretanto, alguns distúrbios podem sim ser identificados no ambiente escolar por se tratarem de questões psicopedagógicas.
E é por isso que neste artigo vamos te mostrar o que de fato é a dificuldade de aprendizagem e quando ela se torna um distúrbio. Vamos também te mostrar quais os principais distúrbios e ainda mencionar qual o seu papel dentro da sala de aula. Vamos lá?
O que é dificuldade de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem, em seu sentido amplo, significa algo custoso de ser aprendido. Isso pode acontecer por vários motivos: em decorrência do método utilizado em sala de aula, questões pessoais pelas quais o alunos está passando no momento, o ambiente escolar, questões relacionadas ao bullying dentro da escola etc.
Porém, a dificuldade de aprendizagem no sentido estrito da expressão tem a ver com distúrbios de aprendizagem, isto é, questões relacionadas àquilo que é próprio da cognição. São dificuldades psicopedagógicas e podem ser identificadas dentro do ambiente escolar. E são especificamente essas dificuldades que iremos tratar ao longo deste artigo.
Bom, esse tipo de dificuldade de aprendizagem, que também pode ser conhecida por distúrbio, déficit ou mesmo transtorno, necessita de uma investigação mais aprofundada para ser de fato identificada. Ela não está relacionada aos desafios de aprendizado comuns de cada pessoa, mas tem a ver com questões neurológicas que impedem que o aluno aprenda no mesmo ritmo que os seus colegas de mesma idade.
Por isso, ainda que os professores mudem o modo como abordam determinado conteúdo, os alunos que possuem essa dificuldade vão continuar não aprendendo a matéria. E, portanto, necessitarão, a depender da dificuldade, de ter um tratamento com diferentes profissionais da saúde.
Porém, há alguns anos tem sido notado o aumento de vários diagnósticos relacionados às dificuldades de aprendizagem. E, em alguns casos, isso poderia ser evitado, já que quando diagnosticados, os estudantes, na maioria das vezes, precisam tomar medicamentos controlados muito fortes.
Logo, o erro ou exagero em diagnosticar uma dificuldade que poderia ser tratada de outra maneira pode acarretar sérias consequências à criança ou adolescente, como por exemplo a diminuição da criatividade.
Então, tem-se procurado ter um cuidado cada vez maior na hora da identificação e diagnóstico desses distúrbios de aprendizagem. Abaixo, te contamos um pouquinho melhor sobre como identificar com segurança uma dificuldade de aprendizagem.
Como identificar uma dificuldade de aprendizagem?
Como mencionamos, a identificação da dificuldade de aprendizagem pode acontecer dentro do ambiente escolar e, principalmente, dentro da sala de aula. Para isso, quando os professores notarem que algum aluno tem tido uma limitação fisiológica para aprender um determinado conteúdo, eles podem aplicar provas e simulados específicos e, de fato, comprovar essa dificuldade neurológica.
Porém, além dessa primeira identificação, o próximo passo a ser dado é o estabelecimento de uma comunicação aberta com a família desse aluno. Pois são os pais e responsáveis que devem levar a criança ou o adolescente aos profissionais capacitados para diagnosticar, com segurança, algum tipo de distúrbio relacionado ao aprendizado.
Esses profissionais vão variar de acordo com cada dificuldade apresentada. O mais comum é que o jovem visite neurologistas. Em outras ocasiões será necessário que ele vá em psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos e até mesmo fonoaudiólogos. Mas isso, vai depender do tipo de dificuldade identificada.
A seguir, vamos te mostrar as dificuldades de aprendizagem mais comuns de serem identificadas em ambiente escolar. Confira!
Quais as principais dificuldades de aprendizagem?
Confira agora algumas das dificuldades neurológicas de aprendizagem mais comuns
Dislexia
De acordo com International Dyslexia Association (IDA) e com a Associação Brasileira de Dislexia:
“A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.”
Esse transtorno é um dos mais comuns. No mundo, ainda de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, ele acomete entre 0,5% a 17% da população, o que é bastante significativo.
Disgrafia
De acordo com especialistas, a disgrafia está relacionada à dificuldade motora em relação à coordenação e escrita.
Então, muitas vezes alunos que apresentam uma dificuldade muito grande na escrita, como recorrentes erros ortográficos, troca de letras e palavras invertidas, ou ainda alunos que apresentam letras realmente ilegíveis podem possuir a disgrafia.
Discalculia
Esse é um distúrbio que afeta, principalmente, a área de matemática. Logo, alunos que a desenvolvem vão enfrentar dificuldades relacionadas à organização, classificação e realização de operações com números, em um nível, claro, muito maior do que aqueles que possuem uma dificuldade comum nessa matéria.
Dislalia
A dislalia é uma dificuldade que afeta a fala. A criança pode ter nascido com uma alteração na formação dos órgãos usados para produzir a fala e isso afeta a produção de alguns fonemas e sons.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
De acordo com especialistas, o TDAH é uma dificuldade de aprendizagem que afeta entre 3% a 5% das crianças em idade escolar. Esse é distúrbio que acomete, em sua maioria, meninos e seus sintomas são: dificuldade para manter o foco nas atividades e uma agitação motora fora do normal.
Deve-se ter bastante cautela para identificar casos de TDAH, já que, muitas vezes, as crianças são apenas muito agitadas e isso não configura um transtorno de aprendizagem.
Qual o papel do professor em relação às dificuldades de aprendizagem?
Bom, o primeiro ponto que você deve saber é que o aluno que apresenta alguma dificuldade de aprendizagem não é incapaz de aprender qualquer que seja o conteúdo. Ele só precisa de um pouco mais de paciência e calma, já que aprende em outro ritmo.
Porém, o papel da escola e, principalmente, do professor é fundamental na identificação (ou não) dos distúrbios de aprendizagem. É o professor que tem um maior contato com os alunos o que facilita a identificação de algum problema mais sério.
Quando estiver seguro de que um aluno apresenta alguma disfunção relacionada à aprendizagem, o professor deve se dirigir ao coordenador pedagógico e informar a situação. Assim, a escola pode estabelecer uma comunicação com os pais ou responsáveis desse aluno, para que eles procurem ajuda médica e o diagnóstico seja feito com segurança.
É ainda dever da escola buscar por metodologias inclusivas que façam a diferença no processo de aprendizado de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. A tecnologia é uma ferramenta que pode auxiliar na busca de métodos educacionais para alunos com algum tipo de deficiência fisiológica relacionada à aprendizagem.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco melhor sobre a dificuldade de aprendizagem e que possa ajudar os seus alunos de maneira mais prática, caso identifique algum distúrbio em algum deles. Bom, a tecnologia tem se mostrado aliada da educação em vários aspectos. Se você quer conhecer outros benefícios que ela pode trazer à sua escola, basta ler um artigo que fizemos todinho sobre esse assunto!