Vivemos em um mundo dominado pela tecnologia: tablets, smartphones e computadores, tudo isso faz parte do nosso dia a dia. Se nós, adultos, passamos pela “abstinência tecnológica” quando ficamos um tempo sem usá-la, imagine as crianças que já nasceram imersas em toda essa tecnologia.
Essas crianças, que já nasceram aproveitando todas as facilidades e mudanças proporcionadas pelos meios tecnológicos, são conhecidas como “nativos digitais”. E para acompanhar toda essa nova geração, entra em cena a educação 4.0 e seus impactos no século XXI.
Esse é um tema recente e é comum causar dúvidas a coordenadores, professores e diretores. É justamente por isso que criamos este artigo, para explicar para você o que é a educação 4.0 e seus impactos no século XXI. Vamos lá?
O que é educação 4.0?
A linguagem computacional, a internet, a Inteligência Artificial (IA), os robôs e outras tecnologias se unem para dinamizar e otimizar processos em diferentes segmentos do mercado de trabalho atual, e a área educacional não fica de fora desse avanço.
A educação 4.0 é, portanto, uma evolução da educação tradicional. Ela tem a função de responder às necessidades da quarta revolução industrial, assim como entender e acompanhar o desenvolvimento de crianças e jovens que nascem imersos nesse mundo digital.
Para que serve a educação 4.0?
Antes da educação 4.0, os alunos não tinham nenhuma ou pouca interferência nos conteúdos abordados em sala. Com esse novo modelo, no entanto, o aluno se torna o agente inovador capaz de traçar o seu próprio caminho na construção do conhecimento.
Com tantas novidades borbulhando, as escolas devem buscar estar preparadas para lidar com crianças e adolescente diferentes dos do passado. Os jovens atualmente têm acesso a uma enorme gama de informação e conhecimento, e a comunidade escolar precisa conhecer e entender esse mundo para saber como conversar “na mesma língua” que seus alunos.
Os livros estão sendo substituídos por tablets e kindles, as lousas convencionais por lousas digitais, as discussões que dividiam opiniões são facilmente solucionadas com apenas uma pesquisa rápida pelos smartphones.
Com todas essas mudanças e outras que certamente estão por vir, é de suma importância que as escolas estejam preparadas para atender as exigências não só dos alunos, mas também dos pais e responsáveis, que esperam que as instituições de ensino estejam concatenadas com as atualidades e sempre ofereçam o melhor ensino aos seus filhos. E essa é a função e importância da educação 4.0
Esse tipo de educação atual, diferente da tradicional, baseia-se no conceito de Learning by Doing, isto é, aprender fazendo. Esse conceito traz a ideia de que a escola deve ser, cada vez mais, um ambiente estimulante e interativo, em que o estudante coloca a mão na massa e pode trocar experiências e fazer experimentações, sendo protagonista de seu desenvolvimento educacional.
Uma boa orientação para tudo isso é dada pelo psiquiatra americano William Glasser, que define o professor como um guia para o aluno, e não um chefe.
William Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com o conceito de decorar, já que a maioria dos alunos simplesmente esquece os conceitos após a aula. Em vez disso, o psiquiatra sugere que os alunos aprendam efetivamente fazendo.
Além disso, o psiquiatra organizou as formas mais efetivas de se aprender com a técnica da pirâmide de aprendizagem. De acordo com a sua teoria, os seres humanos aprendem da seguinte forma:
- 10% lendo;
- 20% ouvindo;
- 30% observando;
- 50% vendo e ouvindo;
- 70% discutindo com os outros;
- 80% fazendo;
- 95% ensinando aos outros.
Super legal, não é mesmo? E é por isso que quando os alunos tornam-se protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem e mudam a maneira de estudar, buscando o conhecimento, eles aprendem de maneira muito mais efetiva.
Quais os impactos da educação 4.0 no século XXl?
A educação 4.0 já é uma realidade e não há como escapar dela. O foco daqui em diante é entender quais serão os seus impactos no século XXI, o que significa pensar em como utilizar os recursos tecnológicos para proporcionar um ensino efetivo aos alunos.
Partindo do pressuposto de que a escola precisa fornecer conhecimentos mais contextualizados, formando pessoas que atendam às demandas da sociedade atual, a transmissão de conhecimento por vias tecnológicas se torna imprescindível, mesmo que ainda seja considerado um diferencial nas escolas que empregam as ferramentas tecnológicas.
Infelizmente, as escolas que tentam escapar da nova realidade sofrerão um grande impacto econômico, uma vez que os pais estão atentos a essa mudança e com certeza levarão isso em consideração na hora de matricular ou manter seus filhos matriculados em uma instituição de ensino.
Como você pôde perceber, a tecnologia está, cada vez mais, dentro do meio educacional e não há como escapar dela, o ideal é apropriar-se dessa ferramenta para então oferecer sempre o melhor ensino, mantendo a sua escola atualizada. Se você quer saber mais sobre a tecnologia na educação, basta ler nosso artigo, ele tem tudo a ver com a educação 4.0 e seus impactos no século XXI.