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Saiba o que é estudo do meio e como aplicá-lo na sua escola

  • Letícia Bessa
  • 03/02/2021
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O estudo do meio é uma metodologia que aproxima a prática da teoria por meio de atividades realizadas fora da escola. Em outras palavras, essa metodologia prevê a relação entre conteúdos curriculares e a exploração da comunidade na qual a escola se encontra.  

Mas como isso funciona? Bom, o estudo do meio tem como objetivo proporcionar o contato direto entre a comunidade escolar e um determinado espaço geográfico. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem torna-se mais significativo para os dois lados: alunos e professores.

Pensando em explicar melhor como funciona o estudo do meio, decidimos fazer este post. Siga a leitura e saiba quais os benefícios de aplicar essa metodologia em sala de aula e como realizar a melhor pesquisa de campo com os seus alunos!

Destrinchando o estudo do meio: o que é e como funciona?

Como mencionamos, o estudo do meio representa uma metodologia pedagógica que possibilita aos professores e alunos interagirem com um determinado espaço geográfico. Nesse contexto, o “meio” é um local estudado pela comunidade escolar por meio da imersão orientada.

O objetivo dessa imersão não é nada mais nada menos do que buscar aspectos da paisagem estudada. Para tanto, os participantes devem saber “ver” e “dialogar”, a fim de identificar fatores importantes sobre o espaço em questão, como historicidade, problemáticas, potencialidades, relação com a vida dos alunos, soluções etc. 

Quando falamos em estudo do meio, nos referimos a uma atividade capaz de trazer à tona uma determinada realidade, da qual os alunos e professores envolvidos no projeto são parte. Isso significa que estudar o meio no qual você se encontra é estudar a realidade de toda a comunidade escolar. 

Dessa forma, além de ensinar conteúdos programáticos, o estudo do meio faz os alunos identificarem e produzirem novos conhecimentos. Aqui, não cabe um sistema de avaliação que determina os resultados das atividades a priori, e sim, um projeto que proporciona autonomia em relação à construção do currículo escolar.

Em resumo, o estudo do meio é uma forma de entrar em contato com as complexidades de um determinado espaço geográfico. Ao contrário de uma simples visita a passeio, essa metodologia exige um diálogo inteligente com o mundo, capaz de revelar todas as características do local estudado. 

Se você ficou com alguma dúvida, saiba que vamos explicar tudo ao longo do texto. Por isso, continue a leitura e aproveite para conhecer os benefícios oferecidos pelo estudo do meio nas escolas! 

Quais os benefícios proporcionados pelo estudo do meio?

O primeiro benefício proporcionado pelo estudo do meio que queremos destacar diz respeito ao papel do professor. Já mencionamos aqui que essa metodologia ajuda a romper com um sistema de avaliação homogêneo, certo?

Nesse sentido, os professores, enquanto responsáveis pelo planejamento e execução das atividades, assumem um caráter diferente do habitual. Ao propor atividades de estudo do meio, os professores deixam de ser apenas reprodutores de um currículo oficial pré-determinado. 

Diante de um contexto sócio-espacial que envolve toda a comunidade escolar, os professores se destacam como arquitetos de um currículo específico. Por esse motivo, o estudo do meio proporciona mais autonomia aos docentes, que passam a enxergar a própria profissão com mais valor. 

Quanto aos alunos, podemos destacar uma série de benefícios. Uma das vantagens é que o estudo do meio oferece oportunidades para os discentes conhecerem lugares até então desconhecidos, onde eles podem compreender as características que dão forma a cada espaço geográfico.

Além disso, o estudo do meio desenvolve mais consciência social nos alunos, a partir dos saberes compartilhados pelos grupos que se encontram no espaço estudado. Em decorrência desse contato, com um olhar mais crítico e investigativo sobre a realidade, os alunos começam a questionar a naturalidade do viver social. 

Vale ressaltar que a ampliação do olhar sobre a realidade faz os alunos produzirem novos conhecimentos que nem sequer aparecem nos currículos formulados por peritos. Isso nos leva ao nosso próximo ponto: uma das maiores vantagens proporcionadas pelo estudo do meio é transformar os alunos em protagonistas do próprio aprendizado. 

Confira um passo a passo para implementar o estudo do meio 

Agora que você já sabe o que é estudo do meio, chegou a hora de aprender como implementá-lo na sua escola. 

Bom, em primeiro lugar, tenha em mente que você precisa de um planejamento para guiar todas as suas ações! Esse planejamento deve incluir aspectos relacionados às três etapas da atividade: antes, durante e depois. 

Para tanto, os professores e demais componentes da equipe pedagógica devem se unir e pensar em cada ação que será desenvolvida dentro da atividade proposta. Isso inclui o objeto principal da pesquisa, o local que será explorado pelos alunos e muito mais. 

Saiba que, além de desenvolver esse planejamento, a equipe pedagógica deve discutir todas as etapas do processo com os alunos. Lembre-se que eles devem estar a par de todas as ideias e sugestões feitas pelos professores e educadores da escola.

Abaixo, você pode conferir um passo a passo para implementar o estudo do meio:

Mobilização dos sujeitos sociais

Nesse momento, é feita uma análise dos entornos no qual a escola se encontra, a fim de selecionar possíveis locais e temas para o estudo. Feito isso, é hora de selecionar um tema e espaço geográfico específicos como foco da atividade.

Tenha em mente que a escolha do local deve levar em conta alguns fatores, em especial o nível de desenvolvimento emocional e cognitivo dos estudantes. Além disso, para levar os alunos ao local, você deve ter autorização de pais e responsáveis.

Para prevenir quaisquer imprevistos, recomendamos uma visita prévia ao local que será estudado. Essa é a hora de garantir que o percurso não colocará nenhum aluno em risco, confirmar o tempo provável de locomoção e verificar a necessidade (ou não) de algum transporte. 

Definição dos objetivos

Após a mobilização dos sujeitos sociais, é hora de definir os objetivos específicos e gerais da atividade, que devem levar em consideração o local escolhido como foco do estudo.

Os objetivos gerais de um trabalho desse tipo estão descritos abaixo, como você pode conferir:

  • consolidação de uma metodologia interdisciplinar;
  • verificação de testemunhos em tempos e espaços distintos; 
  • levantamento dos sujeitos sociais que serão entrevistados pelos participantes; 
  • observações necessárias para produção de anotações, fotografias, desenhos e filmes; 
  • compartilhamento das diferentes visões alcançadas pelos sujeitos sociais envolvidos no projeto;
  • coleta de dados e informações específicas sobre o local em questão, como a relação com outros espaços;
  • aplicação de conteúdos disciplinares e interdisciplinares na programação;
  • produção de instrumentos para avaliação;
  • criação de recursos didáticos a partir das informações coletadas;
  • divulgação dos resultados.

Elaboração do caderno de campo

Em sala de aula, os professores e alunos devem elaborar um caderno de campo com todas as informações pertinentes para o desenrolar da pesquisa. O material deve contar com instruções sobre coleta de dados e processo de observação, por exemplo. 

Saiba que elaborar um caderno de campo é essencial para o sucesso da sua atividade, porque ele funciona como um verdadeiro guia do trabalho a ser desenvolvido pelos participantes. Além disso, o caderno de campo é muito importante para o desenvolvimento crítico e investigativo dos alunos, especialmente na educação básica.

Para desenvolver um bom material, lembre-se de incluir uma capa que contenha características relacionadas ao objeto de estudo; um cronograma de atividades; um roteiro ilustrativo do percurso; textos e mapas de apoio; roteiros de entrevistas; e espaços para anotações, fotografias, desenhos etc. 

Pesquisa de campo

Depois de seguir todos os passos citados anteriormente, é hora de sair a campo. Nesse momento, os professores e alunos devem submergir no espaço selecionado para a realização da atividade e estabelecer um diálogo com a paisagem. 

Esse é o momento de conhecer a realidade do local que está sendo estudado: necessidades, desejos, lutas, vitórias e fracassos. É o momento de descobrir que o meio sofre influências de fatores naturais e sociais, sendo considerado uma Geografia viva. 

Aqui, queremos destacar o caráter interdisciplinar identificado no estudo do meio, porque são as diferentes disciplinas que possibilitam uma compreensão maior sobre um determinado espaço geográfico. 

Compartilhamento dos registros

De volta à sala, é hora de compartilhar os registros coletados. Nesse momento, os participantes da atividade devem expor os fatos mais significativos para cada um. Além de revelar impressões pessoais, textos, desenhos e fotografias produzidos durante a pesquisa. 

Com o compartilhamento das impressões pessoais de cada um, os diferentes materiais coletados se juntam para indicar sentidos, compreensões e aspectos relevantes sobre o lugar estudado. Assim, é possível criar novos conhecimentos e complementar o currículo da escola com um ensaio fotográfico, um mural ou artigo, por exemplo.

Divulgação dos resultados

Enfim, o último passo para desenvolver o estudo do meio é divulgar todos os resultados alcançados pela atividade. É importante não desconsiderar essa recomendação, porque a partir de uma visão ética e política, os homens e mulheres da comunidade estudada devem ter acesso aos resultados proporcionados pela pesquisa.

Viu como o estudo do meio é essencial para o desenvolvimento social de toda a comunidade escolar? Agora, recomendamos que você também aprenda sobre ferramentas de metodologia ativa.

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Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
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