A orientação profissional é muito mais que a aplicação de um teste que busca traçar um perfil comportamental que indica quais profissões tem mais a ver com a pessoa que realiza o teste.
A responsabilidade de escolher uma profissão para toda a vida pode ser uma carga bastante pesada para adolescentes com seus 17, 18 anos de idade e, por isso, a escola tem a função de ser um porto seguro para seus alunos.
Mas, muitas vezes, nem a própria escola entende a importância da orientação profissional, por isso, também não consegue transmitir a eles a importância de se orientar nesse momento de escolhas.
E é justamente por isso que elaboramos este artigo, para auxiliá-lo a enxergar a importância de orientação profissional no ambiente escolar e para os alunos de sua escola, além de como a instituição pode auxiliar os educandos neste processo.
O que é a orientação profissional?
Antes de entender qual a importância da orientação profissional para a sua escola e para os alunos de sua instituição, é necessário entender um pouco melhor sobre o que é isso.
Para além de um simples teste, a orientação profissional deve começar muito antes do ano de preparação para o Enem e demais vestibulares. Os educandos precisam ir se conhecendo desde a infância.
Por isso, se sua escola busca formar os alunos desde a infância é bastante interessante ir imprimindo a orientação profissional de maneira mais sutil até chegar a idade em que eles realmente consigam decidir um futuro profissional, sem que essa escolha seja tão pesada.
Qual importância da orientação profissional?
Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é a orientação profissional, é chegada a hora de entender qual a importância para a sua escola e seus alunos.
Bom, a orientação profissional é uma possibilidade dos alunos adquirirem autoconhecimento e, portanto, irem percebendo suas habilidades, gostos, o que os faz feliz e que talvez isso possa ser também a profissão que querem seguir.
A importância da orientação profissional passa muito por ajudar os jovens a falarem com seus pais sobre os cursos que desejam fazer.
É muito comum ouvir jovens comentando que gostariam de fazer um curso mais voltado às artes ou algo que não possui tanto prestígio social e que quando abordam essas questões com seus pais são, em algumas vezes, desencorajados por essa ser uma profissão que não “dá tanto dinheiro”.
Auxiliar os alunos a se conhecerem e escolherem com segurança as profissões que desejam seguir passa também pela chance de estabelecer uma relação de confiança e diálogo entre os jovens e seus pais. Além disso, a orientação profissional serve para guiar os pais em relação à vida profissional de seus filhos.
Os pais, em alguns momentos, tentam projetar em seus filhos algumas expectativas que nem sempre cabe a eles atingir, portanto, a orientação deve ser também para os tutores, que estão suscetíveis a cometer erros.
Qual o papel da escola?
A escola possui uma relação fundamental na disponibilização de ferramentas para orientação profissional.
É fundamental que a escola esteja engajada em pensar estratégias e ferramentas que auxiliem de maneira prática a orientação profissional de seus alunos. Há algumas formas que você pode pensar em adotar. Confira as dicas que separamos para você.
1. Leve profissionais de várias áreas para conversar com os alunos
A iniciativa de levar estudantes para conversar com os alunos é bastante interessante, já que à medida que os alunos forem tendo contado com diferentes profissionais, verão que eles também passaram pelo mesmo processo de escolha, pela ansiedade e medo, que agora os assombram.
2. Leve a arte para o ambiente escolar
Levar a arte para a sala de aula e mesmo para o ambiente escolar como um todo, como os corredores da escola e áreas comuns, é uma maneira bastante interessante de a escola dizer que se interessa por arte, que essa área é tão válida como todas as outras mais técnicas e tradicionais.
3. Leve os alunos a feiras de profissão
Uma outra atividade altamente impactante e que pode auxiliar os alunos a se orientarem profissionalmente são as idas às feiras de profissão e às principais universidades de sua região.
Durante todo um dia, os alunos veem um pouquinho de cada curso oferecido pela instituição, além de conhecer a estrutura da universidade, o que ela proporciona etc.
Essa é uma experiência realmente válida, uma vez que informa e tira os alunos da rotina diária, deixando-os um pouco mais relaxados.
4. Mantenha os alunos informados sobre o mercado de trabalho
O mercado de trabalho atual está passando por mudanças em decorrência, principalmente, da tecnologia, internet e, especialmente, redes sociais. Muitas profissões podem deixar de existir e outras estão emergindo de maneira bastante rápida.
Vários profissionais estão usando as redes sociais para aumentarem o seu nicho de mercado e é importante manter os alunos informados sobre todas essas questões.
Por isso, estimule os alunos a sempre procurarem por notícias por todos os meios possíveis e leve a eles informações pertinentes em relação ao mercado de trabalho.
Se você gostou das nossas dicas sobre o papel da escola na orientação de seus alunos e quer conhecer outras estratégias que certamente ajudarão você a entender cada vez mais a importância da orientação profissional no ambiente escolar para seus alunos, basta conferir nosso artigo sobre atividades para orientação profissional!