A avaliação formativa tem ganhado espaço no meio educacional, já que ela se contrapõe aos tipos de avaliação mais tradicionais.
Se você está pensando em adotá-la em sua escola é necessário conhecê-la bem e ainda os instrumentos de avaliação formativa utilizados para mensurar o nível de desenvolvimento dos estudantes.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo os principais instrumentos utilizados pela avaliação formativa. Assim, você poderá conhecê-los e aplicá-los em sua escola!
O que é avaliação formativa?
A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos.
Ela é uma alternativa viável, contrapondo-se à maneira mais tradicional de avaliação. As provas tradicionais são muito voltadas à reprodução do conteúdo aprendido, sendo unilaterais e não dando brechas para que os alunos apresentem aos professores feedbacks sobre suas aulas, atribuindo a eles pouco protagonismo no processo de absorção do conhecimento.
A avaliação formativa vem, justamente, para quebrar esse paradigma e dar aos alunos o papel de co-autores no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Bom, agora que você conhece um pouquinho mais sobre avaliação formativa, conheça a seguir os instrumentos de avaliação formativa para usar com os alunos de sua escola.
Quais os instrumentos de avaliação formativa?
Os instrumentos de avaliação formativa são os métodos utilizados por esse tipo de avaliação para mensurar o desempenho escolar dos alunos em determinadas matérias ou por determinados períodos de tempo.
A seguir vamos te mostrar os os instrumentos de avaliação formativa mais comuns, para que você possa inseri-los em sua escola.
1. Autoavaliação
A autoavaliação é um dos principais instrumentos de avaliação formativa. Afinal, a avaliação formativa é um método avaliativo um pouquinho diferente dos convencionais, ela acredita que os estudantes que estão passando por um processo completo de ensino-aprendizagem precisam atuar ativamente em seu processo rumo ao conhecimento.
Os estudantes não devem ser meros telespectadores e sim autores de seu caminho rumo ao saber. Esse protagonismo presente no método formativo das avaliações é também um dos principais pilares da Base Nacional Comum Curricular, que veio para modificar todo o currículo da Educação Básica brasileira.
Lembrando que a Educação Básica engloba a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Logo, nada mais autônomo que um instrumento avaliativo que permite com que os próprios estudantes meçam seu aprendizado sobre determinado assunto. Além de favorecer esse protagonismo, essa ideia de se autoavaliar é também uma das prerrogativas das competências socioemocionais.
Afinal, quando nos autoavaliamos estamos também praticando a autogestão e trabalhando aspectos, como sinceridade e empatia, já quenos colocamos no lugar no professor e analisamos se fomos mesmo tão assíduos às aulas e se nos dedicamos como deveríamos.
2. Testes tradicionais
Os próprios testes tradicionais também são utilizados como instrumentos de avaliação formativa.
Unidos às autoavaliações, as provas tradicionais podem sim ser métodos avaliativos válidos e mensurar o nível de aprendizado dos estudantes.
No entanto, dentro da avaliação formativa, elas serão mais que meras provas tradicionais, já que diferente das avaliações somativa, a formativa acredita que o erro é parte do processo e não uma falta grave.
3. Simulados
Os simulados também são ótimos instrumentos de avaliação formativa. Eles servem não apenas para avaliar, mas também para preparar estudantes para um determinado exame ou prova.
Há atualmente simulados online do Enem, por exemplo, excelentes alternativas para estudantes no Ensino Médio que estão se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e precisam estudar com afinco para essa prova que é tão concorrida.
Inclusive, algumas plataformas online já têm elaborado simulados do Enem com questões inéditas que seguem 100% as diretrizes do Exame oficial.
Vale muito a pena procurar por essas plataformas e fazer com os estudantes de sua escola se preparem do jeito mais prático possível para o Enem.
4. Seminários
Os seminários também são instrumentos de avaliação formativa válidos e que promovem a autonomia e protagonismo dos estudantes.
Afinal essa é uma metodologia ativa que procura fazer com os alunos manifestem sua opinião sobre determinado assunto em sala de aula. Mudando um pouco o cenário: professor no centro da sala e detentor de todo o conhecimento.
Nesse tipo metodologia e instrumento de avaliação formativa, os professores fazem um círculo na sala e avaliam a participação dos estudantes na discussão sobre um conteúdo proposto com antecedência. Essa estratégia é bastante interessante e se adequada muito bem à ideologia de participação ativa dos estudantes durante as aulas, inclusive para aulas online.
5. Trabalhos em grupo
Os trabalhos em grupo também fomentam a curiosidade e protagonismo dos estudantes. Por isso, são ótimos instrumentos de avaliação formativa.
Em grupo, os estudantes aprendem a lidar com a opinião do outro e a chegarem juntos a um consenso, o que é fundamental para trabalhar a diversidade e enfrentar o bullying escolar.
Esperamos que você tenha gostado de saber o que são e quais são os instrumentos de avaliação formativa. Aproveite para ler nosso artigo sobre as diferenças entre avaliação formativa e somativa e talvez uní-las para alcançar um melhor desempenho escolar!