Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

Entenda o que são inteligências múltiplas e como desenvolvê-las.

  • Letícia Bessa
  • 20/09/2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você provavelmente já ouviu alguém falar que se considerava da área de Humanas por gostar de ler e interpretar textos com facilidade. Como já deve ter ouvido alguém que se dizia de Exatas, por se interessar em fazer cálculos e ter um bom rendimento escolar nas matérias de Física e Matemática. 

Essas inclinações pessoais para uma ou mais áreas específicas do conhecimento são habilidades que as pessoas adquirem e desenvolvem durante a vida. Seja na escola ou no ambiente familiar. Além disso, é essa aptidão para diferentes áreas do conhecimento que chamamos de inteligências múltiplas. A as quais são classificadas em 8 tipos. 

Neste artigo, vamos explicar melhor o que são inteligências múltiplas, quais são os tipos existentes e como desenvolvê-las na sua escola. Continue lendo!

O que são inteligências múltiplas?

O conceito de inteligências múltiplas foi criado pelo psicólogo Howard Gardner em 1982. Nas escolas, esse conceito é muito utilizado para compreender e respeitar a variedade de competências presente entre as pessoas.

Assim, é possível quebrar padrões de inteligência superior ou inferior entre alunos e reforçar que cada um tem habilidades para diferentes coisas e terá um rendimento escolar diferenciado em cada matéria da grade curricular.

Quais são os 8 tipos de inteligências múltiplas e como desenvolvê-las?

Espacial

Facilidade com mapas, gráficos, diagramas, de se localizar em lugares desconhecidos e memorizar imagens e símbolos são algumas das competências de pessoas que têm aptidão espacial. Criar formas mentalmente e produções visuais precisas também não são problemas para quem é dessa área.

Normalmente, as pessoas que possuem a inteligência espacial mais desenvolvida tem habilidade para montar quebra-cabeças e jogar xadrez. Também gostam de desenhar, pintar e trabalhar com imagens. São criativas, têm senso de direção e também um senso crítico e apurado para a estética.

Para estimular essa inteligência nas instituições de ensino e promover um maior rendimento escolar nas matérias que exigem essa habilidade, é necessário desenvolver atividades que incluam a observação e descrição de imagens. A leitura de gráficos, interpretação de esquemas gráficos, etc. A presença de jogos que envolvam a visão e o raciocínio lógico também são indicados. Como o xadrez, quebra-cabeça, jogos que envolvam cubos ou montagem com peças e atividade de desenhos e pinturas. 

Musical 

A inteligência musical é a sensibilidade de reconhecer sons, ritmos , músicas, instrumentos e timbres. As pessoas dessa área conseguem se expressar facilmente por meio da música. E se interessam por diferentes estilos musicais e têm atenta apreciação sonora.

Normalmente, quem faz parte do grupo de pessoas com inteligência musical toca algum instrumento, dança e cria ou inventa canções, assobia e faz “batuques” constantemente. 

Para estimular o lado musical, é interessante promover atividades que envolvam dança ou movimentos simplificados de acordo com algum ritmo. Criar atividades onde se possa criar e compor canções e apresentar aos alunos diferentes instrumentos e sons. 

Naturalista

Essa foi a inteligência que garantiu a sobrevivência e evolução do ser humano no início dos tempos. Porque foi possível se adaptar e buscar meios de persistir em diferentes estados climáticos, físicos e biológicos.

Isso porque essa inteligência consiste na facilidade de interagir com o meio ambiente. E diferenciar e manipular elementos que o compõem, sejam plantas ou animais.

Os indivíduos que têm competência naturalista apresentam facilidade em lidar com os animais, gostam e se sentem bem próximos à natureza e normalmente têm um rendimento escolar mais alto nas matérias de Química, Biologia e Geografia. 

E como desenvolver essa inteligência no âmbito escolar? Bom, a primeira coisa essencial é estar em contato com a natureza, explorar lugares próximos, visitar parques e fazer excursões a lugares que favoreçam isso. Promover a reflexão sobre as mudanças que ocorrem na natureza ao longo do tempo também é importante para incentivar a conscientização dos alunos.

Corporal 

Quem é classificado com aptidão na inteligência corporal tem grande coordenação motora, flexibilidade, velocidade, força e equilíbrio. 

Logo, a inteligência corporal corresponde às habilidades relacionadas ao corpo, à agilidade de movimentos, manuseio dos objetos, boa expressão corporal e tem a ver com o interesse na prática de atividades físicas. 

Para trabalhar essa inteligência, é necessário contar com atividades práticas, como jogos de mímica e produções teatrais, e oferecer na escola aulas de diferentes esportes. 

Linguística

É a habilidade de comunicação oral e escrita. Normalmente, os indivíduos com aptidão nessa área têm facilidade em transmitir ideias,aprender com agilidade diferentes idiomas, maior sensibilidade na parte escrita, como na percepção de erros gramaticais. E conseguem captar e interpretar informações com certa simplicidade.  

Para incentivar o desenvolvimento dessa habilidade nas escolas, focando no progresso do rendimento escolar e pessoal, é pertinente incentivar clubes de leitura. Fazer estudos sobre tipos variados de texto (diferentes autores, épocas e períodos literários) e promover debates e seminários que instiguem a comunicação oral.

Lógico-matemática

A facilidade com números é a característica principal das pessoas que têm habilidades da inteligência lógico-matemática. Pois conseguem aplicá-los em equações, problemas aritméticos e fatores quantitativos. 

Essa competência também engloba o raciocínio prático, intuitivo e acelerado diante de problemas. Além disso, as pessoas com essa inteligência conseguem reconhecer padrões, fazer relações entre diferentes situações e ponderar hipóteses. E, normalmente, são pessoas mais organizadas e metódicas.

Na escola a forma de praticar com os alunos essas habilidades é inserir esquemas e listas no dia a dia. Como o planejamento da rotina e coisas a se fazer. Além de construir atividades e jogos que incluam o exercício do cálculo mental, como valor de compra e troco, distância percorrida etc.

Interpessoal 

Capacidade de descobrir e entender o que as outras pessoas necessitam e facilidade em socializar. São características próprias de uma pessoa com inteligência interpessoal. 

Esse tipo de pessoa consegue se adaptar em diferentes ambientes e criar relações sociais concretas e verdadeiras. Pois contém as habilidades necessárias para tal, como atenção, boa comunicação, intenção e emoção para construir a relação. 

Os interesses das pessoas dessa área também são relacionados a aspectos humanos. Como observação dos aspectos individuais de cada um, escuta de diferentes histórias, coordenação de equipes e mediação de conflitos. 

Para desenvolver essa inteligência com os alunos, é relevante apostar em trabalhos e atividades em equipes e fazer a troca de pessoas do grupo durante o ano letivo. Isso para acontecer a circulação de pessoas e interações entre diferentes indivíduos. Trabalhar o conceito de empatia com os alunos também é importante. Pois assim evidencia-se a importância de escutar e entender as características de cada pessoa.

Intrapessoal

A inteligência intrapessoal relaciona-se com o autoconhecimento. É a capacidade de ter domínio das próprias intenções, emoções, desejos e estados de ânimo.

Nesse sentido, as habilidades intrapessoais envolvem a forma de comportamento emocional diante de situações estressantes e desafiadoras. As pessoas que têm essa competência conseguem ponderar seus próprios estados internos. E pensar com clareza e temperança suas futuras atitudes.  

Na escola, para melhorar o rendimento escolar em vários aspectos por meio do controle e equilíbrio emocional, é interessante promover atividades que favoreçam a introspecção e estimulem a reflexão. É interessante incentivar os alunos a listarem e pensarem sobre seus pontos fortes e fracos. Em seus medos e sonhos, como forma de buscar o autoconhecimento para lidar com seus sentimentos e criar consciência das próprias ações.

Portanto, constata-se que dentro do ambiente escolar existem alunos distribuídos entre todas os tipos de inteligências múltiplas. Por isso é necessário o planejamento por parte da equipe pedagógica. Por meio de atividades que englobem e desenvolvam todas elas. Com o objetivo de estimular o rendimento escolar em diferentes frentes. 

Espero que você tenha entendido o que são inteligências múltiplas e como desenvolvê-las na sua escola. Aproveite para saber mais sobre o assunto lendo o nosso próximo artigo sobre como as tecnologias digitais na educação podem ser aplicadas!

[E-book Gratuito]

Você quer saber como preparar e dar aulas online mantendo o foco dos alunos? Então este e-book foi feito para você!

BAIXE AGORA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
Outros posts feitos pelo autor »
Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − sete =

Posts relacionados

professora em sala de aula

Gestão de sala de aula: o que é, desafios e como implementar

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

cultura digital na educação: estudante em frente ao computador.

Como utilizar a cultura digital na educação

TDAH na educação: professora explicando a matéria ao aluno.

Os desafios do TDAH na educação e como trabalhar em sala de aula

Como preparar uma aula: imagem de uma professora preparando sua aula

8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos

Escolas inovadoras: imagem de uma menina na frente do computador

Saiba tudo sobre escolas inovadoras para transformar sua instituição

homeschooling - mãe e filho sentados em frente a uma mesa estudando.

O que é e como funciona o homeschooling no Brasil

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.