Você provavelmente já ouviu alguém falar que se considerava da área de Humanas por gostar de ler e interpretar textos com facilidade. Como já deve ter ouvido alguém que se dizia de Exatas, por se interessar em fazer cálculos e ter um bom rendimento escolar nas matérias de Física e Matemática.
Essas inclinações pessoais para uma ou mais áreas específicas do conhecimento são habilidades que as pessoas adquirem e desenvolvem durante a vida. Seja na escola ou no ambiente familiar. Além disso, é essa aptidão para diferentes áreas do conhecimento que chamamos de inteligências múltiplas. A as quais são classificadas em 8 tipos.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que são inteligências múltiplas, quais são os tipos existentes e como desenvolvê-las na sua escola. Continue lendo!
O que são inteligências múltiplas?
O conceito de inteligências múltiplas foi criado pelo psicólogo Howard Gardner em 1982. Nas escolas, esse conceito é muito utilizado para compreender e respeitar a variedade de competências presente entre as pessoas.
Assim, é possível quebrar padrões de inteligência superior ou inferior entre alunos e reforçar que cada um tem habilidades para diferentes coisas e terá um rendimento escolar diferenciado em cada matéria da grade curricular.
Quais são os 8 tipos de inteligências múltiplas e como desenvolvê-las?
Espacial
Facilidade com mapas, gráficos, diagramas, de se localizar em lugares desconhecidos e memorizar imagens e símbolos são algumas das competências de pessoas que têm aptidão espacial. Criar formas mentalmente e produções visuais precisas também não são problemas para quem é dessa área.
Normalmente, as pessoas que possuem a inteligência espacial mais desenvolvida tem habilidade para montar quebra-cabeças e jogar xadrez. Também gostam de desenhar, pintar e trabalhar com imagens. São criativas, têm senso de direção e também um senso crítico e apurado para a estética.
Para estimular essa inteligência nas instituições de ensino e promover um maior rendimento escolar nas matérias que exigem essa habilidade, é necessário desenvolver atividades que incluam a observação e descrição de imagens. A leitura de gráficos, interpretação de esquemas gráficos, etc. A presença de jogos que envolvam a visão e o raciocínio lógico também são indicados. Como o xadrez, quebra-cabeça, jogos que envolvam cubos ou montagem com peças e atividade de desenhos e pinturas.
Musical
A inteligência musical é a sensibilidade de reconhecer sons, ritmos , músicas, instrumentos e timbres. As pessoas dessa área conseguem se expressar facilmente por meio da música. E se interessam por diferentes estilos musicais e têm atenta apreciação sonora.
Normalmente, quem faz parte do grupo de pessoas com inteligência musical toca algum instrumento, dança e cria ou inventa canções, assobia e faz “batuques” constantemente.
Para estimular o lado musical, é interessante promover atividades que envolvam dança ou movimentos simplificados de acordo com algum ritmo. Criar atividades onde se possa criar e compor canções e apresentar aos alunos diferentes instrumentos e sons.
Naturalista
Essa foi a inteligência que garantiu a sobrevivência e evolução do ser humano no início dos tempos. Porque foi possível se adaptar e buscar meios de persistir em diferentes estados climáticos, físicos e biológicos.
Isso porque essa inteligência consiste na facilidade de interagir com o meio ambiente. E diferenciar e manipular elementos que o compõem, sejam plantas ou animais.
Os indivíduos que têm competência naturalista apresentam facilidade em lidar com os animais, gostam e se sentem bem próximos à natureza e normalmente têm um rendimento escolar mais alto nas matérias de Química, Biologia e Geografia.
E como desenvolver essa inteligência no âmbito escolar? Bom, a primeira coisa essencial é estar em contato com a natureza, explorar lugares próximos, visitar parques e fazer excursões a lugares que favoreçam isso. Promover a reflexão sobre as mudanças que ocorrem na natureza ao longo do tempo também é importante para incentivar a conscientização dos alunos.
Corporal
Quem é classificado com aptidão na inteligência corporal tem grande coordenação motora, flexibilidade, velocidade, força e equilíbrio.
Logo, a inteligência corporal corresponde às habilidades relacionadas ao corpo, à agilidade de movimentos, manuseio dos objetos, boa expressão corporal e tem a ver com o interesse na prática de atividades físicas.
Para trabalhar essa inteligência, é necessário contar com atividades práticas, como jogos de mímica e produções teatrais, e oferecer na escola aulas de diferentes esportes.
Linguística
É a habilidade de comunicação oral e escrita. Normalmente, os indivíduos com aptidão nessa área têm facilidade em transmitir ideias,aprender com agilidade diferentes idiomas, maior sensibilidade na parte escrita, como na percepção de erros gramaticais. E conseguem captar e interpretar informações com certa simplicidade.
Para incentivar o desenvolvimento dessa habilidade nas escolas, focando no progresso do rendimento escolar e pessoal, é pertinente incentivar clubes de leitura. Fazer estudos sobre tipos variados de texto (diferentes autores, épocas e períodos literários) e promover debates e seminários que instiguem a comunicação oral.
Lógico-matemática
A facilidade com números é a característica principal das pessoas que têm habilidades da inteligência lógico-matemática. Pois conseguem aplicá-los em equações, problemas aritméticos e fatores quantitativos.
Essa competência também engloba o raciocínio prático, intuitivo e acelerado diante de problemas. Além disso, as pessoas com essa inteligência conseguem reconhecer padrões, fazer relações entre diferentes situações e ponderar hipóteses. E, normalmente, são pessoas mais organizadas e metódicas.
Na escola a forma de praticar com os alunos essas habilidades é inserir esquemas e listas no dia a dia. Como o planejamento da rotina e coisas a se fazer. Além de construir atividades e jogos que incluam o exercício do cálculo mental, como valor de compra e troco, distância percorrida etc.
Interpessoal
Capacidade de descobrir e entender o que as outras pessoas necessitam e facilidade em socializar. São características próprias de uma pessoa com inteligência interpessoal.
Esse tipo de pessoa consegue se adaptar em diferentes ambientes e criar relações sociais concretas e verdadeiras. Pois contém as habilidades necessárias para tal, como atenção, boa comunicação, intenção e emoção para construir a relação.
Os interesses das pessoas dessa área também são relacionados a aspectos humanos. Como observação dos aspectos individuais de cada um, escuta de diferentes histórias, coordenação de equipes e mediação de conflitos.
Para desenvolver essa inteligência com os alunos, é relevante apostar em trabalhos e atividades em equipes e fazer a troca de pessoas do grupo durante o ano letivo. Isso para acontecer a circulação de pessoas e interações entre diferentes indivíduos. Trabalhar o conceito de empatia com os alunos também é importante. Pois assim evidencia-se a importância de escutar e entender as características de cada pessoa.
Intrapessoal
A inteligência intrapessoal relaciona-se com o autoconhecimento. É a capacidade de ter domínio das próprias intenções, emoções, desejos e estados de ânimo.
Nesse sentido, as habilidades intrapessoais envolvem a forma de comportamento emocional diante de situações estressantes e desafiadoras. As pessoas que têm essa competência conseguem ponderar seus próprios estados internos. E pensar com clareza e temperança suas futuras atitudes.
Na escola, para melhorar o rendimento escolar em vários aspectos por meio do controle e equilíbrio emocional, é interessante promover atividades que favoreçam a introspecção e estimulem a reflexão. É interessante incentivar os alunos a listarem e pensarem sobre seus pontos fortes e fracos. Em seus medos e sonhos, como forma de buscar o autoconhecimento para lidar com seus sentimentos e criar consciência das próprias ações.
Portanto, constata-se que dentro do ambiente escolar existem alunos distribuídos entre todas os tipos de inteligências múltiplas. Por isso é necessário o planejamento por parte da equipe pedagógica. Por meio de atividades que englobem e desenvolvam todas elas. Com o objetivo de estimular o rendimento escolar em diferentes frentes.
Espero que você tenha entendido o que são inteligências múltiplas e como desenvolvê-las na sua escola. Aproveite para saber mais sobre o assunto lendo o nosso próximo artigo sobre como as tecnologias digitais na educação podem ser aplicadas!
[E-book Gratuito]
Você quer saber como preparar e dar aulas online mantendo o foco dos alunos? Então este e-book foi feito para você!