Muitas escolas e educadores, atualmente, trabalham para que o aluno seja o agente na construção do seu próprio conhecimento. Dessa forma, eles recorrem a novos métodos, que são as chamadas metodologias ativas para uma educação inovadora.
Essas metodologias são cada vez mais valorizadas e estimuladas na educação, pois se tornou essencial conhecer melhores formas para tornar os alunos protagonistas da aprendizagem. Assim, eles melhoram seu desempenho escolar e também sua relação com os professores. Além disso, essas práticas posicionam a instituição com mais valor na vida das crianças e jovens.
Neste artigo, você vai conhecer melhor o conceito dessas metodologias e seus tipos, assim como saber porque as metodologias ativas para uma educação inovadora são importantes de serem implantadas nas escolas. Confira!
O que são metodologias ativas
As metodologias ativas para uma educação inovadora surgiram para valorizar a participação dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de suas competências.
Elas possibilitam, com a mediação de docentes inspiradores, que os estudantes aprendam de forma autônoma, em seu próprio ritmo, tempo e estilo, dentro ou fora da sala de aula.
As metodologias ativas representam uma nova perspectiva com relação ao padrão de ensino tradicional, o qual sempre foi focado no professor como um agente principal e o aluno exercendo um trabalho mais passivo.
Esse tipo de método é, portanto, uma nova maneira de pensar o ensino tradicional e está ligado a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar, de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira.
Nesse contexto, as metodologias ativas para uma educação inovadora se destacam como uma forma distinta de enxergar o aprendizado. Sendo assim, elas são cruciais para que as escolas consigam obter um maior engajamento, desenvolvimento e capacidade de investigação e reflexão dos alunos e, também, dos professores.
Confira as diferentes abordagens de metodologias ativas para uma educação inovadora que podem ser aplicadas em sala de aula:
- aprendizagem baseada em problemas (PBL);
- ensino híbrido;
- estudo de caso;
- gamificação;
- mão na massa – hands on;
- promoção de seminários e discussões;
- sala de aula invertida;
- storytelling.
Por meio delas, quem fica no centro do processo é aluno e a construção do conhecimento ocorre pelas relações que ele estabelece com o professor, outros colegas e com o próprio objeto de conhecimento.
Surgindo esses novos papéis, as metodologias ativas para uma educação inovadora passam a ser analisadas como um salto no avanço educacional, que vai além dos conteúdos tradicionais de aprendizagem, pois passam a envolver questões relacionadas a processos, pensamento científico, crítico e criativo, empatia, autoconhecimento, etc.
A importância das metodologias ativas para uma educação inovadora
As metodologias ativas para uma educação inovadora envolvem possibilidades de transformar as aulas em experiências de aprendizagem que sejam realmente significativas para todos os estudantes.
A seguir, veremos porque elas são importantes para a instituição de ensino, estudantes, professores e educação num geral.
1. Cria um diferencial de ensino para as escolas
Podemos citar que um benefício muito importante que as metodologias ativas para uma educação inovadora apresentam para as instituições é a existência de um diferencial competitivo.
Muitas escolas apresentam o ensino tradicional com o medo de inovar e continuam insistindo na execução de abordagens engessadas, que não dialogam de forma integral com o mundo em que vivemos atualmente.
Por isso, investir em novas práticas é sinônimo de destaque e de referência no segmento educacional.
2. Desenvolve a autonomia
Já que o protagonismo é o ponto forte das metodologias ativas para uma educação inovadora, os alunos se tornam livres para desenvolver a autonomia.
Esse ponto é fundamental, pois representa uma porta aberta para que o indivíduo desenvolva diversas habilidades e competências essenciais para o século XXI.
3. Desenvolve habilidades importantes
Como vimos acima, muitas outras habilidades e competências são desenvolvidas com a utilização das metodologias ativas para uma educação inovadora.
Entre elas, podemos citar: criatividade, respeito, autoconhecimento, paciência, persistência, argumentação, comunicação, cultura digital, empatia e cooperação, pensamento científico, crítico, repertório cultural, responsabilidade, cidadania, etc.
Com isso, a qualificação dos alunos se torna muito mais abrangente e completa.
4. Estimula o protagonismo do aluno
O protagonismo do aluno é um dos pilares das metodologias ativas para uma educação inovadora.
Com ele, o estudante controla vários aspectos no modo de aprender e também pode utilizar diversos métodos para entender um mesmo conteúdo para poder e fixá-lo de maneira mais eficiente.
5. Fortalece a autoestima e autoconfiança
Outras habilidades importantes para a vida no século XXI são: autoestima e a autoconfiança. Além de caminharem juntas, essas características são importantes para que os alunos confiem em si e, com isso, possam desenvolver todo o seu potencial.
Isso somente se torna possível se a escola e os professores trabalham com as metodologias ativas para uma educação inovadora em sala de aula.
6. Melhora o engajamento e a motivação
Por fim, com a inserção da diversificação do ensino, que vai deixando, aos poucos, as práticas tradicionais engessadas para usar cada vez mais as metodologias ativas para uma educação inovadora, os alunos se tornam muito mais engajados e participativos. Além disso, eles também se tornam mais interessados no aprendizado dos conteúdos vistos.
Gostou de saber mais sobre as metodologias ativas para uma educação inovadora? Então, que tal aprender com o nosso próximo artigo a fazer um plano de aula com metodologia ativa para desenvolver o potencial dos seus alunos? Boa leitura!