A BNCC é um documento de ordem normativa que estabelece como deve ser o currículo de toda a educação básica.
Ela faz isso por meio de um conjunto orgânico e progressivo, que diz respeito às aprendizagens essenciais.
Além disso, a BNCC tem o objetivo de instituir um currículo universal e fazer com que todos os estudantes, sejam eles de escolas públicas ou particulares, tenham o mesmo nível de conhecimento.
As escolas têm até o ano de 2020 para adequarem-se 100% ao que estabelece a BNCC, por isso, entender o que mudou na Base Nacional Comum Curricular é essencial para não deixar nenhuma modificação de lado, afinal, esse documento veio para modificar toda a Educação Básica de modo empático, assertivo e moderno.
Pensando em ajudá-lo a entender todas as mudanças, trouxemos neste post o que mudou na Base Nacional Comum Curricular para toda a comunidade escolar, assim será fácil verificar se sua escola já adotou todas as medidas.
O que mudou na Base Nacional Comum Curricular para a comunidade escolar?
A seguir vamos te mostrar o que mudou na Base Nacional Comum Curricular para toda a comunidade escolar. Acompanhe!
O que mudou com a BNCC para professores e professoras
Começando pelos professores e professoras da educação básica — Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
As mudanças trazidas pela BNCC foram várias, listamos a seguir as principais e que mais impactam o dia a dia dos educadores que precisarão se adequar a tais mudanças.
O protagonismo do aluno deve ser encorajado e possibilitado
Um dos principais pilares da BNCC é o protagonismo do aluno. E para que isso seja possível, os professores e professoras precisam modificar alguns métodos mais tradicionais de ensino.
Há alguns anos, os educadores eram os detentores de conhecimento, enquanto os estudantes eram meros receptores. Porém, em decorrência do fácil acesso às informações e à internet, os estudantes têm se tornado mais independentes e um dos maiores objetivos da BNCC é favorecer essa autonomia.
Para isso, os professores e professoras deverão conhecer a fundo as metodologias ativas, que possuem como princípio fundamental fazer dos estudantes peças principais em seu ensino aprendizagem.
“Leia mais: Confira 8 práticas pedagógicas para melhorar o desempenho escolar de seus aluno”
Algumas das metodologias ativas mais conhecidas são:
- sala de aula invertida;
- ensino híbrido;
- gamificação;
- promoção de seminários e discussões.
A tecnologia deve fazer, cada vez mais, parte do cotidiano escolar
Um outro aspecto que entra em nossa lista sobre o que mudou na Base Nacional Comum Curricular para os professores é o uso da tecnologia que começa a ser institucionalizada nas escolas e passa a auxiliar o ensino tradicional.
Veja o que a BNCC traz como 5º competência geral para toda a Educação Básica:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
A educação 4.0, uma evolução da educação tradicional, que busca unir o melhor do mundo presencial e do virtual para proporcionar aos alunos um ensino de qualidade já se mostra como o presente da sistema de ensino.
E é por isso que a BNCC traz como um de seus objetivos gerais o uso significativo e crítico das tecnologias. Vale ressaltar que ‘crítico’ faz referência às fake news que têm preocupado todos os órgãos nacionais que buscam apresentar informações verídicas.
Ainda que os estudantes da geração Z já nasçam inteirados do mundo virtual, eles necessitam ser ensinados a se apropriar e manusear todas as informações de modo seguro e assim, produzir conhecimentos válidos.
Os professores que antes estavam acostumados a lidar com celulares e outros aparatos tecnológicos como vilões, precisarão aprender a usar esses utensílios a seu favor dentro das salas de aula.
O que mudou com a BNCC para coordenadoras e coordenadores pedagógicos
Muito bem, conheça agora o que mudou na Base Nacional Comum Curricular para as coordenadoras e coordenadores pedagógicos.
Todo o planejamento escolar e o Projeto Político Pedagógico deverão ser reformulados com base nas diretrizes da BNCC
O planejamento escolar e o Projeto Político Pedagógico, que são demandas dos gestores escolares, precisarão passar por reformulações para se adequarem ao que exige a BNCC. Afinal, os currículos serão completamente modificados, sobretudo o currículo do Novo Ensino Médio.
Um exemplo claro de mudança que deverá estar contida no planejamento escolar e também nos planos de aula dos professores é a aplicação das competências socioemocionais estipuladas pela BNCC.
A sociedade em si, sobretudo o mercado de trabalho, vem exigindo há algum tempo que mais que formações técnicas, os estudantes apresentam empatia, respeito, autogestão e outras habilidades socioemocionais para lidarem com seus colegas de trabalho.
Lembrando que as habilidade socioemocionais também surgem com a urgência de se minimizar preconceitos e casos de bullying nas escolas.
Os métodos avaliativos também sofreram mudanças
Ainda na linha de quebrar um pouco o ensino tradicional que vigora há anos, a BNCC ainda apresenta como mudança os métodos avaliativos.
Veja o que o documento disserta sobre isso:
construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.
Isso significa que as velhas maneiras de avaliar, que muitas vezes não mediam com precisão o desenvolvimento e desempenho escolar, devem ser moldadas aos novos jovens e crianças do século XXI, que possuem vivências diferentes e muito mais abrangentes.
O que mudou com a BNCC para diretores escolares
Por fim, apresentamos a você o que mudou na Base Nacional Comum Curricular para diretores de escola.
Todo material didático deverá se adequar às diretrizes da BNCC
As diretrizes da BNCC são bastante claras a respeito das mudanças curriculares na Educação Básica. Por isso, uma das principais e mais impactantes mudanças para diretores de escola será a modificação do material didático utilizado pelos estudantes.
Essa mudança será necessária, porque é possível que os materiais antigos não abarquem algumas exigências, como a questão da diversidade que deve estar presente tanto para crianças, quanto para adolescentes.
Bom, esperamos que você tenha gostado de saber o que mudou na Base Nacional Comum Curricular e que o conteúdo deste artigo tenha sido válido para você! Aproveite para ler nosso artigo sobre BNCC na prática e conhecer bem o que propõe as diretrizes para cada etapa da educação básica brasileira!
1 comentário em “Entenda o que mudou na Base Nacional Comum Curricular”
Adorei sua forma de expor o assunto!
Excelente conteúdo!