Durante a fase do ensino médio, uma das escolhas que surgem para tirar o sono dos adolescentes é a decisão profissional. Muitos jovens ainda estão com dúvidas e sentem medo de não fazer a escolha adequada sobre o curso da faculdade.
Ninguém quer se matricular num curso de fisioterapia e acabar descobrindo que perdeu dez, vinte ou trinta anos da sua verdadeira carreira promissora como artista plástico, e vice-versa.
As instituições de ensino têm uma grande parcela de responsabilidade nesse processo, contudo, a falta de tempo para trazer inovações e até mesmo a falta de soluções que auxiliem educadores e psicopedagogos nesse processo tornaram-se um grande desafio.
Portanto, no artigo de hoje abordaremos a importância da orientação profissional no ensino médio. Vamos lá?
O que é a orientação profissional?
A orientação profissional traz um conjunto de ferramentas para dar um direcionamento especializado aos alunos, que, indecisos ou não, sempre precisam de um apoio para tomar uma decisão mais acertada.
Ao contrário do que possa parecer, o processo de orientação profissional no ensino médio não tem o objetivo de apontar uma direção para o estudante, mas dar melhores condições e esclarecimentos para que ele próprio possa tomar a decisão com um maior grau de certeza.
Esse processo deve ser feito através de teorias psicológicas, com embasamento científico, que permitam uma maior confiança por parte dos orientadores. Confiança essa que deve ser transmitida ao aluno.
Qual a importância da orientação profissional no Ensino Médio?
Naturalmente, o jovem passa a ter uma maior maturidade em relação às suas escolhas ao entrar no ensino médio.
Apesar dessa maturidade não ser o suficiente para tomar decisões concretas, é quase impossível fugir da missão de decidir a atividade que irá o acompanhar nos próximos longos anos.
Além de pensar sobre a afinidade com essa atividade, o estudante acaba tendo que suportar a pressão da família e amigos, pensar no seu mercado de trabalho e no aspecto financeiro do seu futuro.
Essa dificuldade é natural, principalmente quando o aluno observa a quantidade de desistências no decorrer dos cursos ou mesmo a insatisfação por parte de profissionais já formados.
As dúvidas do aluno podem ter diversas origens, como um desconhecimento das crescentes opções, a falta de capacidade de obter informações ou mesmo a falta de conhecimento de si próprio.
É aí que entra a importância da orientação profissional no ensino médio. Com ferramentas e profissionais preparados para ajudar os estudantes a fazerem as melhores escolhas, eles se sentem mais seguros e conseguem ter mais clareza quanto ao que esperam do futuro.
Como aplicar a orientação profissional no Ensino Médio?
Já está clara a importância de dar um direcionamento adequado aliado a um apoio psicológico para o aluno nessa fase de indecisão e pressão.
Porém, a escola, que tem o papel de orientar os alunos durante a educação básica, acaba esbarrando na grande dificuldade de obter ferramentas adequadas e eficazes para dar esse direcionamento.
A boa notícia é que atualmente já existem plataformas especializadas para ajudar a escola no processo de orientação profissional no ensino médio.
Os alunos podem realizar testes que ajudam a identificar as áreas de atuação ideais a partir de aspectos como:
- personalidade;
- ambiente;
- valores;
- talentos.
Além disso, é importante que a plataforma ofereça o apoio de um profissional para o processo de orientação pedagógica, garantindo que os alunos tenham o suporte necessário para fazer a melhor escolha.
Esperamos que você tenha se interessado pela importância da orientação profissional no ensino médio. Confira agora o nosso artigo sobre atividades que podem auxiliar nesse processo!