A internet é uma excelente aliada, por isso, é preciso utilizá-la ao máximo, usando todas as armas desse arsenal que ela proporciona.
Calma, não iremos matar ninguém. A ideia aqui é fazer igual a um cupido do amor, fazendo com que cada pessoa goste e se apaixone por sua escola.
O blog é uma ferramenta incrível, além de ter um custo beneficio, ele permite que sua escola conquiste cada vez mais público, distribuindo informação e coletando leitores e alunos.
Como criar um blog magnífico para sua escola em 7 passos!
A internet é fantástica, isso não podemos negar, porém, é preciso ter toda uma estratégia e seguir alguns passos, para conseguir ter os melhores resultados possíveis.
Então vamos para os 5 passos que você precisa seguir para ter resultados:
1. Objetivo do Blog
Antes de criar um blog, você precisa saber todos os objetivos desse blog existir e quais serão os temas abordados nele.
Não crie apenas o tema que você gosta, os temas precisam estar alinhados com o objetivo, por exemplo:
Se o seu objetivo é incentivar pessoas a conhecer seu curso sobre computação, você precisa abordar temas sobre computação em seu blog. Dessa forma, fica muito mais fácil transformar leitores em alunos.
2. Público-alvo
Você provavelmente deve ter pensado “quero ter alunos”, já que estamos falando da criação de um blog para sua escola, porém, não é só isso.
Você pode atrair pessoas que estão apenas pesquisando um determinado assunto, pessoas que estão querendo aprender por conta própria e pessoas que de fato vão se matricular em sua escola, entre outras pessoas, por isso é muito importante ter um público-alvo.
Com o público-alvo definido, a criação de artigos vai ficar ainda melhor, sua escola consegue criar conteúdos específicos para as pessoas certas que sua escola atende.
3. Tipos de conteúdos
Agora que já alinhamos todos os objetivos do blog e o público-alvo, chegou a hora de criar conteúdo.
A criação de conteúdo é um dos fatores mais importante, pois é através de conteúdo que sua escola conseguirá atrair mais pessoas, aumentará o número de visitantes e conquistará muito mais alunos.
Se sua escola já tem alunos, você pode usar isso a seu favor, postando algumas aulas no blog, para que seus alunos interajam, mostrando para os visitantes que sua escola tem estudantes e faz postagens regularmente.
Uma outra estratégia é deixar os alunos postarem resumos ou temas específicos. Dessa forma, além de conseguirem deixar o blog sempre atualizado, os artigos publicados por alunos podem chamar atenção de mais pessoas na internet.
4. Como divulgar seu blog
A divulgação do blog é fundamental para que sua escola tenha muito mais alunos, dentro da divulgação temos 2 cenários, os anúncios pagos e as postagens orgânicas.
Os anúncios pagos são aqueles em que sua escola disponibiliza uma verba para atrair mais alunos, essa verba pode ser investida em várias plataformas digitais, como: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube, entre outras.
Temos também postagens orgânicas, como os artigos do blog, as redes sociais e o próprio Youtube, entre outros sites.
As postagens orgânicas não geram um custo, além do tempo e da sua produção, que pode ser feita por qualquer pessoa. Porém, essa pessoa precisa estar alinhada com todos os parâmetros da escola.
5. O blog
Se a sua escola já possui um site, o blog ficará muito mais fácil, agora se sua escola não tem um site disponível, é bom contratar uma agência para fazer o desenvolvimento, pois a criação de site não é uma tarefa muito fácil e poderiam aparecer muitos erros durante ou depois dessa construção.
Existem vários sistemas e formas diferentes para se criar um blog, tudo isso vai depender da verba disponível, mas você pode ficar despreocupado. Se você não entende muito, procure um profissional, ele te ajudará em tudo.
6. Tarefas
As tarefas são muito importantes, já que é preciso saber exatamente quem será o responsável por cuidar das postagens do blog. Quem fará todas as revisões e pesquisas sobre os conteúdos, quais serão as datas das postagens, etc.
Parece uma tarefa fácil, bem, não é difícil, precisa de determinação e conhecimento. Quanto mais conhecimentos em estratégias de marketing digital, melhores resultados seus artigos terão.
7. Estratégias e técnicas
O SEO é um ótimo aliado para os blogs, utilizando está estratégia e as técnicas certas, seus artigos conseguirão um melhor posicionamento na página de pesquisa do Google.
As imagens fazem uma grande diferença no mundo digital, por isso sempre utilize imagens com qualidades ótimas. As imagens precisam transmitir segurança, desejo ou curiosidade para as pessoas, e precisam ter relevância com o assunto. Essa estratégia é ótima para as redes sociais.
Os anúncios pagos também são uma ótima forma de conseguir alunos, sua escola pode usar essa estratégia para conquistá-los e ainda fidelizá-los.
As aulas gratuitas também são uma excelente estratégia para conseguir cadastro de pessoas que estão interessadas em estudar, sua escola ainda pode usar anúncios pagos e distribuir aula gratuita para mais pessoas.
Conclusão
Tenho certeza que você nunca teria imaginado que um blog poderia significar tanto para sua escola.
Os benefícios são enormes! Além de ajudar as pessoas, um blog consegue atingir muito mais leitores e transformá-los em alunos.
Você pode utilizar muitas outras estratégias conforme seu blog ganha volume, visitantes e seguidores.
Agora você já sabe todo potencial que o blog pode fazer pela sua escola.
Este post foi feito pela Agência Alan Klein.
Quer entender o que é marketing digital e como ele pode te ajudar na captação de alunos? Confira este material completo que preparamos!