A educação inclusiva parte do princípio fundamental de que toda criança tem direito à educação e oportunidade de atingir um nível adequado de aprendizagem.
Porém, nem sempre essa educação inclusiva é alcançada em sua plenitude. Isso acontece porque os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular ainda são muitos.
E é por isso que você precisa conhecê-los profundamente, para, a partir de então, pensar em estratégias para vencê-los.
Trouxemos para você alguns dos principais desafios e ainda algumas práticas inclusivas para adotar em sua escola. Para conferir este conteúdo é só seguir na leitura! Vamos lá?
O que diz a legislação sobre a inclusão?
A legislação sobre a educação inclusiva ainda é bastante recente. Veja algumas passagens importantes.
-
- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, capítulo IV, o acesso à Educação teve avanços importantes, como a proibição da cobrança pelas escolas de valores adicionais pela implementação de recursos de acessibilidade, por exemplo.
A lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A meta que trata do tema no atual PNE, como explicado anteriormente, é a de número 4. Sua redação é: “Universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”. O entrave para a inclusão é a palavra “preferencialmente”, que, segundo especialistas, abre espaço para que as crianças com deficiência permaneçam matriculadas apenas em escolas especiais.
Essas informações foram retiradas do site Todos Pela Educação, um site governamental.
Apesar da legislação vigente, os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular ainda se fazem presentes.
Vamos a seguir te contar alguns deles. Acompanhe!
Quais os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular?
Ainda que exista uma legislação vigente que garanta aos alunos especiais pleno desenvolvimento em uma escola regular, isso nem sempre acontece, ou pode acontecer de maneira precária.
Isso porque há alguns desafios que precisam ser superados para que a educação inclusiva seja de qualidade e realmente desenvolva os estudantes da maneira mais plena possível, sejam esses alunos especiais ou não.
Portanto confira alguns dos principais desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular.
1. Apoio governamental, que nem sempre acontece
Os alunos especiais têm direito, por lei, a uma educação plena e à matrícula em escolas regulares.
Essas aulas devem ser dadas por professores regulares, que precisarão, por vezes, adaptar algumas atividades que sejam comuns a todos os estudantes e que fomentem o seu pleno desenvolvimento.
Porém, é também assegurado pela legislação que o Estado deve oferecer apoio aos estudantes especiais, por meio de assistência técnica e financeira. A depender da especificidade ou deficiência do aluno, o governo deverá pagar pelos custos de um especialista que acompanhe o desempenho escolar do aluno de perto, como, por exemplo, um tradutor da Língua de Sinais, e assim consiga passar ao estudante o que o professor e os demais alunos estão dizendo.
Esse especialista será uma espécie de cuidador do aluno especial e deverá participar de reuniões escolares e fazer parte de um planejamento escolar.
Porém, ainda há um déficit de especialistas, o que compromete todo o desenvolvimento de alunos que necessitam de cuidados e atenção especial. Além disso, o que também acontece é que os profissionais especializados sentem-se sobrecarregados, já que precisam desempenhar o papel de tradutores e ainda o de professores regulares, quando estes não possuem capacitação para lidar com alunos especiais.
2. Adaptação da infraestrutura escolar
Outro desafio da inclusão escolar no cotidiano da escola regular é a adaptação da infraestrutura escolar.
Como mencionamos, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, capítulo IV, as escolas estão proibidas de cobrar valores adicionais pela implementação de recursos de acessibilidade.
Geralmente, as escolas privadas possuem recursos suficientes para a entender a proibição. Porém, quando se trata de escolas públicas, a questão não é a cobrança adicional, mas a falta de recursos governamentais para implantar os recursos de acessibilidade aos alunos especiais.
E não há como proporcionar pleno desenvolvimento a alunos com algum tipo de deficiência sem a infraestrutura adequada.
3. Capacitação de docentes e demais colaboradores escolares
A falta de capacitação de docentes e demais colaboradores escolares é também um grande desafio no cotidiano da escola regular.
Não há no país uma cultura de inclusão bem definida, por isso, o comum é que apenas pessoas com algum tipo de especificidade, como o surdo ou o cego, façam cursos específicos.
Isso é extremamente prejudicial para a interação entre grupos distintos, afinal, como haverá uma relação se nem todos falam, de fato, a mesma língua?
A ideia é que cada vez mais pessoas não especiais façam cursos e se capacitem, aprendendo a falar a Língua de Sinais, por exemplo, para que cada vez mais os diferentes grupos possam interagir e se comunicar, independente de suas diferenças.
4. Bullying na escola
O bullying na escola com alunos especiais é também uma realidade e faz parte dos desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular.
Isso acontece, em grande medida, devido ao desconhecimento das especificidades e da falta de convívio entre grupos distintos.
A pouca visibilidade dada a pessoas especiais no Brasil fomenta práticas preconceituosas. Infelizmente, ainda hoje é incomum ver pessoas deficientes em altos cargos, sendo representadas em mídias consumidas pela grande maioria das pessoas, como jornais, novelas etc., tudo isso faz com que essas pessoas sejam invisíveis à sociedade.
A única maneira de vencer o preconceito é a partir do contato com o outro que é diferente e com o desenvolvimento do respeito, por meio da aplicação das competências socioemocionais no dia a dia escolar.
Como combater os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular?
Para superar os desafios é necessário muita discussão e planejamento, para que toda a comunidade escolar consiga desenvolver projetos e metodologias realmente inclusivas.
Pensando nisso, trouxemos como exemplo duas práticas para que você introduza em sua escola e consiga superar esses desafios. Confira!
1. Todos os colaboradores da escola devem debater sobre os desafios da educação inclusiva
A educação inclusiva ainda é um desafio. E desafios só são vencidos por meio de debates. Após a implantação de medidas e práticas inclusivas, é normal que problemas apareçam, afinal, essa é uma prática nova dentro da educação.
Para solucionar possíveis questões e desafios, toda a comunidade escolar deve participar de debates. E quando nos referimos a toda a comunidade, estamos dizendo que diretores, pais, alunos sem necessidades especiais, alunos com necessidades especiais, educadores e coordenadores, todos esses devem partilhar suas experiências.
Somente assim, a educação será realmente inclusiva, quando todos forem ouvidos e devidamente atendidos em suas necessidades.
2. Invista em formação continuada
Como mencionamos, é dever da escola, como instituição que se propõe a oferecer uma educação inclusiva, oferecer capacitação profissional. Porém, é também dever do educador e educadora procurar por essa capacitação de maneira autônoma.
A educação inclusiva é uma área do mercado de trabalho educacional que ainda apresenta déficit de especialistas. Portanto, procurando por uma formação continuada nessa área, caminhos profissionais serão abertos e, além disso, a empatia será desenvolvida de maneira ainda mais profunda.
Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular! Aproveite para conhecer outras práticas inclusivas lendo o artigo que fizemos só sobre esse assunto!