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Descubra quais são e como trabalhar as competências socioemocionais BNCC em sala de aula

  • Yasmine Diniz
  • 30/04/2020
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A BNCC é um documento que nasceu para regular a Educação Básica do Brasil. 

Ela determina, por meio de aprendizagens, desenvolvimentos e habilidades quais as diretrizes que as escolas do país devem seguir para construírem um currículo unificado para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Além de tudo isso, a Base também acredita que os jovens do século XXI deverão se desenvolver emocionalmente. E, para que isso seja possível, os coordenadores pedagógicos e educadores deverão embasar o planejamento anual e os planos de aula nas competências socioemocionais BNCC.

Se você ainda não conhece quais são essas competências socioemocionais BNCC e nem como aplicá-las em sala de aula, não precisa se preocupar, pois neste artigo vamos apresentá-las a você e ainda te contar como trabalhá-las com seus alunos. Vamos lá?

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Quais as competências socioemocionais BNCC?

A BNCC pauta-se nas competências socioemocionais sugeridas e trabalhadas pela CASEL (sigla para “Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning”). A CASEL é uma instituição sem fins lucrativos, norte americana, localizada em Chicago, que busca desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos da Educação Básica.

A CASEL sugere, então, 5 competências socioemocionais a serem trabalhadas com crianças e jovens que integram a Educação Básica. São elas:

1. Autoconsciência

O trabalho da autoconsciência com crianças e jovens passa por fazer com que eles se conhecem profundamente, identificando seus pontos fortes e suas limitações, e que busquem sempre manter uma atitude otimista e voltada para o crescimento pessoal.

2. Autogestão

A competência socioemocional autogestão diz respeito ao gerenciamento que todos devemos ter sobre o nosso estresse. 

Trabalhar isso com as crianças e adolescentes passa por ensiná-las a controlar seus impulsos e a definir metas para si mesmas. 

3. Consciência social

A consciência social também é uma das competências socioemocionais e, aqui, crianças e jovens devem trabalhar o exercício da empatia, a ação de se colocar no lugar do outro e respeitar a diversidade.

4. Habilidades de relacionamento

Esta competência socioemocional compreende as ações de ouvir o outro com empatia, se expressar clara e objetivamente, saber cooperar com os colegas, resistir e responder de maneira adequada a conflitos e ao bullying escolar (seja com o aluno ou com um colega).

5. Tomada de decisão responsável

A tomada de decisão responsável é uma competência socioemocional que envolve as escolhas pessoais e as interações sociais que seguem normas, padrões éticos e morais desenvolvidos socialmente e ainda as medidas de segurança gerais.

Pois bem, a BNCC acredita que estas competências sugeridas pela CASEL devem ser contempladas em cada uma das 10 competências gerais, para enfim criar-se um currículo unificado para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. 

A seguir vamos te mostrar quais são estas competências gerais propostas pela BNCC.

Quais as 10 competências gerais da BNCC?

Veja então quais são as 10 competências gerais que deverão guiar a Educação Básica Brasileira:

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Talvez, a grande questão seja saber como, de fato, trabalhar as competências socioemocionais tendo como base as 10 competências da BNCC em sala de aula. 

E é por isso, que a seguir vamos te contar como as competências socioemocionais BNCC poderão ser trabalhadas dentro de sua sala de aula. 

Como trabalhar as competências socioemocionais BNCC em sala de aula?

A Base Nacional Comum Curricular acredita que a visão de Marcos Meier e Sandra Garcia (2007), que são pautados em Feuerstein, são bons exemplos de como o professor pode ajudar os estudantes a desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula. 

Estes autores sugerem que os educadores tenham atitudes em sala de aula que favoreçam o desenvolvimento das competências socioeconômicas. Atitudes como:

  • Intencionalidade e reciprocidade: o professor deve apresentar objetivos claros e  concretos aos alunos e espera com isso que eles respondam de modo recíproco. 
  • Significado: o professor deve explicar de forma clara o tema que está sendo trabalhado em aula e ainda suas implicações, verificando, claro, se os alunos compreenderam e se mantendo aberto a possíveis dúvidas.
  • Transcendência: o educador deve passar aos estudantes a ideia de transcendência dos conteúdos, fazendo com que os alunos consigam pensar além, “fora da caixinha”.
  • Competência: o educador deve proporcionar ao aluno o sentimento de capacidade, que ele é capaz de aprender, se desenvolver e alcançar sucesso em qualquer que seja o projeto.
  • Regulação e controle do comportamento: o educador deve possibilitar aos estudantes que desenvolvem seu autocontrole frente a situações adversas e possivelmente estressantes. O professor deve ressaltar que as discussões devem sempre ser resolvidas por meio do diálogo.
  • Compartilhar: o educador deve estimular e reforçar sempre o clima de colaboração dentro da sala de aula, propondo trabalhos em grupo que envolvam ajuda mútua e resolução de problemas por meio da comunicação.
  • Individuação e diferenciação psicológica: as diferenças e individualidades devem ser valorizadas pelo professor dentro de sala de aula, assim, os alunos entenderão que devem respeitar o outro como ele é, em sua individualidade.
  • Planejamento e busca por objetivos: o professor deve oferecer apoio aos alunos na identificação de suas tarefas e auxiliar seus seu planejamentos, para que estas tarefas sejam cumpridas com êxito.
  • Procura pelo novo e pela complexidade: é dever do professor estimular os alunos a buscarem sempre conhecer mais, por meio de situações desafiadoras e que incentivem a descoberta.
  • Consciência da modificabilidade: o professor deve também apresentar aos estudantes caminhos novos, mostrando que há sempre estratégias e recursos distintos para resolver uma mesma tarefa ou problema.
  • Sentimento de pertença: é dever do professor também fazer com o estudante sinta que pertence àquele espaço. Isso é fundamental para que o aluno faça amizades e participe de grupos de amigos.
  • Construção do vínculo: o professor deve criar meios para se vincular aos alunos e fazer com os estudantes se liguem a ele, confiando e acreditando no que ele diz e deixando a aula mais atrativa. 

A partir destas atitudes e práticas, busca-se trabalhar as competências socioemocionais BNCC de maneira assertiva.

Todas as informações passadas neste artigo foram baseadas em um artigo disponível no site da BNCC, sinta-se à vontade para visitar a página e conferi-las na íntegra! 

Bom, as competências socioemocionais BNCC são baseadas na CASEL e naqueles que há muito vêm pensando e desenvolvendo modos de fazer com que crianças e adolescentes construam sua inteligência emocional e saibam conviver harmonicamente em sociedade. Aproveite para conhecer como deve ser a BNCC na prática e saiba ainda mais sobre este documento tão importante para a Educação Básica brasileira.

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Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
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