Muito provavelmente, quando você optou por seguir sua profissão atual pensou bastante e buscou por auxílio com quem acreditava ser de confiança e querer o seu bem, não é mesmo?
Muito bem, é por isso que jovens que estão passando por um período de escolha de um futuro profissional buscam se apoiar em pessoas e instituições em que confiam, como a família e a escola.
No entanto, eles estão suscetíveis a influências externas e nem sempre conseguem filtrá-las e tomar uma decisão sobre um curso superior. É justamente por isso que o programa de orientação profissional existe: para auxiliar aqueles que estão prestes a tomar uma das maiores decisões de sua vida a ter um pouco mais de segurança.
O ideal é que a escola, como um dos pilares de sustentação e confiança dos jovens, saiba do que se trata esse programa para conseguir orientá-los de maneira bastante contundente.
Pensando em como ajudá-lo a se orientar sobre o que é um programa vocacional e, quem sabe, até instituí-lo em sua instituição de ensino, fizemos este artigo que trata desse assunto de maneira bem detalhada. Basta seguir na leitura e conferir!
O que é um programa de orientação vocacional?
O programa de orientação vocacional é uma maneira de orientar os alunos e mostrar possíveis caminhos profissionais que eles poderão seguir.
Importante mencionar que este programa serve, como o próprio nome sugere, para orientar e não para determinar um curso ou profissão. Ele não dá nenhuma resposta fechada, ao contrário, mostra caminhos possíveis a serem seguidos, dando um leque de atividades profissionais que podem ser escolhidas pelo aluno de maneira autônoma e segura.
Como funciona um programa de orientação vocacional?
O programa de orientação vocacional é feito a partir das respostas de alunos a um amplo campo de questões relacionados ao seu perfil comportamental, intelectual, além de uma entrevista com um profissional da área de psicologia.
A figura de um profissional da área de psicologia é fundamental nesse processo de escolha. Ele é uma peça fundamental para esclarecer questões aos jovens que podem não ser tão claras, além de escutar, de maneira profissional, suas angústias e medos sobre essa fase tão decisiva.
Quais os benefícios de um programa de orientação vocacional?
Os benefícios de uma orientação vocacional são vários. A partir de uma perspectiva mais técnica, os jovens conseguem visualizar caminhos que nem imaginavam ou ainda refletir sobre áreas em que suas inclinações profissionais são mais evidentes de maneira mais madura e segura.
Veja algumas das vantagens de um programa de orientação vocacional:
- estimula reflexões nos alunos sobre aptidões mais evidentes;
- mostra aos alunos diferentes cursos e suas áreas de atuação, tirando dúvidas e mostrando caminhos a serem seguidos;
- ajuda alunos indecisos a tomarem uma decisão;
- apresenta pesquisas e análises sobre o mercado de trabalho, além de mostrar profissões do futuro (e presente);
- proporciona aos alunos mais confiança para que escolham uma área que têm a ver com eles;
- auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades.
Por que inserir um programa de orientação profissional em minha escola?
A escola é um dos pilares de formação dos jovens, é nela que eles vão buscar auxilio na hora de tomar decisões importantes, como, por exemplo, optar por uma profissão. Por isso, seria bastante interessante que a escola oferecesse aos seus alunos um programa de orientação vocacional.
Os alunos e pais de sua instituição certamente confiarão muito mais em um escola que investe neste tipo de formação e olha para o aluno como um jovem que necessita de orientação.
Os jovens querem achar seu lugar no mundo, e por isso analisam as áreas profissionais por vários ângulos e precisam de apoio da escola que frequentam neste momento decisivo. Muitas vezes, a escola é onde eles passam a maior parte de seu tempo e, por isso, depositam nela muita confiança e esperam encontrar nela direcionamento.
Você pode pensar em instituir esse programa desde bem cedo, ainda na educação infantil. É evidente que com os pequenos esse processo pode ser mais tranquilo e menos incisivo, com brincadeiras e atividades mais divertidas.
Uma dica super interessante é pensar em comunhão com sua equipe docente e pedagógica em incluir o programa de orientação vocacional já na elaboração do planejamento escolar, delimitando como ele funcionará durante todo o ano, além de determinar quais os testes vocês utilizarão, quando serão aplicados, o profissional da área de psicologia que deve ser contratado para dar suporte ao projeto e demais questões.
Como utilizar a tecnologia para otimizar o programa de orientação em minha instituição?
Bom, instituir em sua escola um programa de orientação vocacional exigirá de você muito planejamento e dedicação, para que ele seja realmente eficiente e proporcione a clareza que os seus alunos buscam nesse momento tão decisivo e importante.
É sabido, no entanto, que as atribuições de gestão escolar já são muitas e, por isso, o tempo de professores, coordenadores e diretores pode ser curto e pensar em todo o processo de um programa vocacional demanda tempo.
Pensando sempre em otimizar o seu tempo, atualmente já existem plataformas online que proporcionam um programa vocacional pronto para ser utilizado. Eles apresentam testes de personalidade, além de questões sobre a área cognitiva e ainda especialistas da área de psicologia para fazerem uma entrevista com os alunos e sanarem todas as dúvidas.
Tudo que a escola precisa fazer é contratar o serviço, buscando por uma solução que caiba no orçamento. Toda elaboração desse programa fica a cargo da plataforma, o que otimiza consideravelmente o tempo de gestores e professores.
Super legal, não é? Esperamos que você tenha gostado de nossas informações e dicas sobre o que é e como funciona um programa de orientação vocacional. Se você se interessa em auxiliar os alunos de sua escola a tomar uma decisão acertada de que curso e profissão seguir e quer ver mais dicas de como ajudá-los, dê uma conferida em nosso artigo sobre atividades de orientação profissional!